Benelli 802S mais potente a caminho

Fonte:https://www.cycleworld.com

Mais capacidade e performance para a nova 802S que substitui a 752S.

Advertisements

Teria dificuldade em detectar a diferença entre o próximo 799cc da Benelli Roadster que será provavelmente chamada de 802S na forma de produção, e a actual 752S. No entanto, novos documentos de homologação arquivados na China mostram um aumento de potência surpreendentemente grande e a redução de peso acompanha o novo modelo.

O nome da 752S existente vem da sua capacidade de 750cc-mais (actualmente 754cc) com o último “2″ a representar o motor bicilindrico”. É uma moto bem parecida, de uma forma a Ducati Monster, e inegavelmente acessível graças ao fabrico chinês por detrás do emblema italiano. No entanto, o seu motor é essencialmente o velho Benelli de 1.130cc triplo com um cilindro inclinado, e falta-lhe algum carácter e performance. A potência atinge os 76 cv, aproximadamente ao mesmo nível que a Yamaha MT-07 que é indiscutivelmente a sua rival mais próxima, mas com cerca de 226.7 kg, incluindo o combustível, é 100 kg mais pesada do que a Yamaha de 184 kg.

Os novos documentos de aprovação mostram que a versão da próxima geração da moto, actualmente com o nome de código BJ800-B, obtém um aumento de cilindrada de 45cc para 799cc, mas uma subida de potência proporcionalmente grande para 95 cv a partir dessa alteração.

Embora esse aumento seja mais do que se poderia esperar, o motor tem o pedigree para o conseguir. Na antiga Tornado 1130, a versão tricilindrica foi avaliada em 140 cv, e quando a Benelli mostrou pela primeira vez o protótipo da moto em 2006, quando a empresa revelou o protótipo Due 756 naked que nunca chegaria à produção – afirmou que era boa para 100 cv. Embora as regras de emissões se tenham tornado muito mais estritas desde então, a tecnologia melhorou e com a adição de uma capacidade ligeiramente maior, os 95 cv homologados devem estar bem dentro do alcance da gama.

Talvez ainda mais significativa do que a potência extra seja a dieta que a moto naked da Benelli tem feito. Da foto única que acompanha a documentação de aprovação, é difícil ver muitas mudanças visuais em comparação com as actuais 752S, mas o peso da moto certificada é bastante reduzido, caindo de 228 kg para 208 kg. Ainda substancialmente mais do que uma Yamaha MT-07, mas combinado com o aumento de potência, o peso mais leve deverá fazer da nova Benelli uma proposta mais sólida do que a versão actual.

Fonte:https://49f44b141764baa2639d-7ed4c224bc1671c64dae8740f0861232.ssl.cf6.rackcdn.com

É bastante enigmático onde estes quilos foram perdidos. As rodas da moto actualizada são novas, com um desenho mais simples de cinco raios do que as versões com raios divididos da 752S, e uma inspecção cuidadosa revela ajustes nos componentes, incluindo o guarda-corrente e o suporte da placa de matrícula montado no braço oscilante. Estas alterações, por si só, não são responsáveis pelo peso drasticamente inferior da moto, pelo que é provável que tenha sido feita uma alteração subtil mas significativa noutro local, talvez alterando a espessura do aço utilizado no quadro ou os materiais utilizados para o depósito e para a unidade de assento.

A forquilha Marzocchi de 50mm aparece inalterada, juntamente com os travões Brembo, mas parece haver novas cápsulas de controlo nas barras e o deflector de vento no topo dos instrumentos desapareceu, talvez indicando uma revisão ao próprio visor LCD do painel de instrumentos.

A nova versão de 799cc do motor bicilindrico da Benelli não vai ser reservado apenas para a roadster “S”. O mesmo motor, em forma de 88.2 cv, também foi homologado para uma versão actualizada da Leoncino 800 que ainda não foi oficialmente lançada. Também deverá aparecer numa moto adventure da marca pareceira da Benelli, a QJMotor, que está a dar um salto para o mercado europeu ainda este ano. A própria TRK800 da Benelli, que foi lançada no ano passado com a antiga versão de 76 cv, com 752cc, também está certamente em fila para obter um motor maior uma vez em produção.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like