Andar de moto é benéfico para a saúde mental e não só: Quem o diz é a INHB

Antes de mais, INHB significa Institute of Neuroscience and Human Behaviour (Instituto de neurociência e comportamento humano. E este instituto pode ter conseguido um dos melhores argumentos para justificar a compra de uma moto.

Inicialmente a INHB inciou um estudo para perceber se os motociclistas estavam constantemente alertas e com medo de andar de moto, no entanto, acabou por provar o contrário. O estudo estava focado no cortisol (uma hormona libertada quando estamos nervosos ou ansiosos) de forma a perceber qual a percentagem de libertação da mesma, ao andar de moto.

E facto é que se verificou uma redução de 28% da produção de cortisol, nos motociclistas, quando comparado a condutores de automóveis, no mesmo percurso. Estes resultados foram atingidos, colocando 50 condutores de motos e 50 condutores de automóveis um circuito fechado, durante 20 minutos. Foi medido o batimento cardíaco, níveis de cortisol e adrenalina. A atividade cerebral também foi monitorizada, concluindo que os motociclistas têm um aumento substancial do foco e resiliência às distrações. A INHB concluiu ainda que, apesar do aumento do ritmo cardíaco e da maior produção de adrenalina, existe uma redução no cortisol. Este efeito é semelhante ao que experienciamos ao realizar exercício físico de leve intensidade (também provado ser um redutor de stress).  

Como bónus, a INHB conseguiu ainda perceber que ao andar de moto, conseguimos queimar algo como 170 a 600 calorias, por hora, o que equivale a algumas sessões de ginásio. Portanto, se precisava de convencer alguém que andar de moto tem benefícios para a saúde, aqui está uma prova ciêntifica.

1 comment
  1. Eu acho que o estudo responde perfeitamente ao que sinto quando dou a minha volta de 8 em 8 dias, cerca de 100 km e com umas curvinhas que adoro
    No final sinto-me relaxado, feliz e com vontade de mais mas, economicamente há q conter.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like