ACEM junta-se à eFuel Alliance para desenvolver combustíveis sem emissões de CO2

Fonte:https://www.acem.eu

A Associação Europeia de Fabricantes de Motociclos anunciou a sua afiliação à eFuels Alliance. 

Advertisements

Mais de 170 empresas estão representadas pela eFuel Alliance, que trabalha para promover e permitir a produção industrial de combustíveis não emissores de CO2. Ao fazê-lo, trabalha para melhorar a sustentabilidade da indústria europeia de transportes – incluindo tanto os meios de transporte pessoais como os públicos.

O anúncio feito pela Associação Europeia de Fabricantes de Motociclos (ACEM) é a confirmação dos desejos e ambições dos fabricantes europeus de motos para continuar a utilizar motores de combustão interna (ICE) – nos quais os principais fabricantes investiram quase todos os seus recursos desde os seus respectivos nascimentos – no futuro.

Fonte:https://www.acem.eu

A continuação da combustão requer, no entanto, uma mudança em relação aos combustíveis fósseis emissores de CO2. Assume-se frequentemente que os veículos sem emissões nulas não devem utilizar combustão, mas os combustíveis sintéticos, por exemplo, podem ser neutros em carbono. 

Embora a electricidade se torne inevitavelmente uma parte importante da sociedade num futuro relativamente próximo, a última proposta da ACEM para o apoio de combustíveis que não emitam CO2 é a confirmação de que a ACEM permanece de mente aberta na sua abordagem a um futuro neutro em termos de carbono.

Uma tal abordagem tecnologicamente neutra é uma que talvez deva ser considerada pelos governos dos países europeus , uma vez que parecem caminhar para o mesmo futuro.

Fonte:https://www.acem.eu

A ACEM confirma que a sua Vison 2030+ “inclui uma estratégia de descarbonização que prevê a utilização de uma série de soluções tecnológicas. Os veículos eléctricos terão um papel central nesta estratégia”, diz a ACEM. 

Mas, enquanto algumas categorias de veículos de duas rodas motorizadas (PTW) são agora relativamente simples de electrificar, outras não são, “particularmente veículos orientados para o entretenimento”, diz a ACEM. 

A ACEM diz que “Isto deve-se principalmente ao facto de as baterias de propulsão actuais para este segmento continuarem a ser grandes e pesadas. Isto afecta o manuseamento e a dinâmica dos veículos e requer contrapartidas significativas em detrimento do alcance e da conveniência”.

Os “eFuels”, diz a ACEM, são “uma solução perfeita para os segmentos de veículos para os quais a electrificação continua a ser um desafio do ponto de vista técnico”. 

Fonte:https://www.acem.eu

O benefício adicional de procurar uma solução ‘efuel’ é que os veículos ICE actuais poderiam ser convertidos no futuro para funcionar com eles, em vez de terem os seus ICE descartados para um sistema eléctrico, ou mesmo o veículo ser totalmente descartado.

A ACEM e a eFuel Alliance acolherão um evento no dia 28 de Setembro para discutir os combustíveis electrónicos como factor de apoio na descarbonização dos PTW.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like