Desde que a TVS adquiriu a Norton Motorcycles em 2020, a possibilidade de uma futura Norton elétrica aumentou. Não se pode chamar de um boato quando o diretor geral da TVS, Sudarshan Venu, foi quem o mencionou numa entrevista em 2020.
A discussão surgiu pouco depois da Norton se tornar parte da família TVS. Um ano depois, em junho de 2021, a Norton envolveu-se no apoio ao programa de desenvolvimento de motos elétricas da Universidade de Warwick. A Warwick Manufacturing Group da Universidade de Warwick também esteve envolvida profundamente no desenvolvimento das motos elétricas da Triumph, a Project TE-1.
No dia 17 de junho de 2022, a Norton Motorcycles finalmente fez o grande anúncio que esperávamos, e o nome diz tudo: Project Zero Emission Norton. Depois de receber financiamento da iniciativa Advanced Propulsion Centre 19 do governo do Reino Unido, a Norton é um dos sistemas que segue o seu próprio nicho particular de desenvolvimento de motos elétricas.

Como será o aspeto das motos? De acordo com o anúncio oficial, naturalmente, “ os produtos elétricos vão parecer inequivocamente Norton”. Certamente não é a única a trabalhar para decifrar a desejável e rica moto elétrica. Marcas elétricas como a Energica e Zero, bem como o legado OEM Triumph também têm estado ocupadas a explorar este território. Há também a Damon Motorcycles, que desde junho de 2022 está ocupada a construir a sua unidade de produção na Columbia Britânica, Canadá.
É claro que a Norton está a juntar uma equipa de peritos para chegar a um projeto viável. Os parceiros do projeto incluem a Delta Cosworth, HiSpeed Limited, Formaplex Technologies, M&I Materials, INDRA e WMG na Universidade de Warwick. A Delta Cosworth está a trabalhar na bateria e a HiSpeed Limited está a fornecer a sua experiência de conceção e fabricação. A Formaplex Technologies está a trabalhar arduamente em compósitos, enquanto a M&I Materials abordará a tarefa crucial do desenvolvimento de óleo de arrefecimento dielétrico. Isso deixa a INDRA para o fim, que trabalhará no veículo para a tecnologia de carregamento doméstico, e, claro, a WMG ajudará na tecnologia de baterias, modelação e desenvolvimento de software.
Não houve ainda uma data anunciada publicamente mas ainda é cedo para tal. Estamos ansiosos para seguir o Project Emission Zero Norton à medida que se desenvolve.