O objectivo deste evento é, mais uma vez, unir mulheres que partilham a mesma paixão por aventuras em duas rodas. É com essa intenção que, mulheres do distrito de Coimbra se irão juntar novamente no evento Petrolettes Rällly, por forma a percorrerem dezenas de quilómetros nas suas motos.
O Petrolettes Rällly surgiu na Alemanha em 2020 depois do Festival Petrolettes, um evento dedicado às mulheres que têm o gosto pelas motos e que reúne o sexo feminino de todo o mundo, ser cancelado devido à pandemia Covid-19. Como forma de alternativa, e sem criar grandes aglomerações de pessoas, a organização decidiu organizar o Rällly, estando aberto a todas as cidades da Alemanha e do mundo. Esta trata-se de uma iniciativa anual que acontece em todo o mundo, sendo que uma cidade, de qualquer país, é ativada assim que cinco mulheres se inscrevam.
Uma vez ativa a cidade, é selecionada uma petroleader que irá preparar, planear e apoiar as restantes mulheres inscritas a percorrerem a rota. Coimbra vai receber, pela terceira vez consecutiva, o Petrolettes Rällly no dia 3 de junho e tem a Sandra Antunes como petroleader. O Rällly consiste numa rota que pode ter entre 100 km a 300 Km, passando por um Meetpoint e três Checkpoints e que podem ser locais turísticos.

O percurso de 2021 foi a Estrada Atlântica com Meetpoint no emblemático Largo D. Dinis, na Universidade de Coimbra, terminando na Nazaré. Já em 2022 foi usada uma parte da Rota da Bairrada que iniciou na Praça da Canção e terminou na Praia de Mira.
Este ano ainda não foi desvendada a rota, mas pode-se dizer que foram incluídas no roteiro duas visitas muito interessantes que tudo têm a ver com o mundo das duas rodas. No final do Rällly haverá um convívio e será feito um sorteio de artigos úteis para o motociclismo e de experiências diversas, oferecidas pelos patrocinadores. Para participar nas atividades e no sorteio as participantes devem-se inscrever até ao dia 12 de Maio. Após esta data podem sempre fazer o Rällly, mas não poderão participar nas atividades.
Embora haja sempre uma rota programada é possível realizá-la em grupo ou de forma individual. As participantes podem decidir se querem andar sozinhas ou em grupo, e como prova de que passaram nos Checkpoints, as senhoras são convidadas a tirar fotos de cada Checkpoint.
Prémio internacional
Uma das iniciativas é que cada grupo, ao passar pelos checkpoints tire fotografias. O melhor registo e o mais votado recebe prémios. Foi precisamente num dos checkpoints em 2021 e 2022 que as Petrolettescoimbra, no meio de dezenas de cidades, se destacaram e venceram prémios.
Ao nível mundial, para este ano já se encontram inscritas 215 cidades e 43 países com mais de 12.000 participantes.
Em Portugal mais cidades vão participar no evento como Lisboa, Porto, Faro, Viseu, Albufeira, Caldas da Rainha, Paços de Ferreira, Covilhã, Sesimbra, Funchal, Setúbal, entre outras.
As inscrições podem ser feitas no site ou na app das Petrolettes, e enviando msg privada para cada grupo. https://petrolettes.com/rallly/