MotociclismoMotociclismo
  • Noticias
  • Ensaios e Comparativos
  • Motos
    • Desportivas
    • Naked
    • Adventure
    • Touring
    • Custom
    • Neo-Clássicas
    • 125cc
    • Scooters
    • OffRoad
    • Elétricas
    • Preparações
  • Equipamentos
  • Peças e Acessórios
  • Dicas e Conselhos
  • Marcas
  • Loja
Reading: Neutralidade carbónica pode seguir vários caminhos
0

No products in the cart.

Aa
MotociclismoMotociclismo
0
Aa
  • Noticias
  • Ensaios e Comparativos
  • Motos
    • Desportivas
    • Naked
    • Adventure
    • Touring
    • Custom
    • Neo-Clássicas
    • 125cc
    • Scooters
    • OffRoad
    • Elétricas
    • Preparações
  • Equipamentos
  • Peças e Acessórios
  • Dicas e Conselhos
  • Marcas
  • Loja
Have an existing account? Entrar
Siga-nos
© Motociclismo. Todos os direitos Reservados
Motociclismo > Motos > Scooters > Neutralidade carbónica pode seguir vários caminhos
NoticiasScooters

Neutralidade carbónica pode seguir vários caminhos

Motociclismo
Last updated: 2022/03/07 at 5:32 PM
Por Motociclismo 3 Min Read
Partilhe
Partilhe

Com os veículos híbridos de quatro rodas a serem cada vez mais comuns no nosso dia a dia, servem também de rampa de lançamento para os exclusivamente elétricos. Presume-se que no mundo do motociclismo venha a acontecer o mesmo.

Com a perspetiva do desaparecimento dos motores a combustíveis fosseis como os conhecemos hoje, as construtoras começam a virar-se para o segmento elétrico e híbrido, como por exemplo Kawasaki, com os planos anunciados de expandir  os seus modelos híbridos e elétricos e a Yamaha a fazer a apresentação da sua gama totalmente elétrica.

Advertisements

Esta última casa japonesa, já conhecida por ser pioneira nesta mesma área, com a apresentação em 2005 de dois concepts, a Gen-Ryu que combinava o motor da YZF-R6 acoplado a um motor eletrifico numa tourer e a HV-01, uma mais convencional scooter com a mesma solução.

Em 2007 apresentou a Luxair, um conceito híbrido, e em 2009 a HV-X demonstrou um prototipo de um sistema híbrido num motor de 250cc monocilindrico, mas foi posto em pausa devido à crise financeira global.

A patente para uma moto híbrida que usa um motor a gasolina para gerar corrente, e não para impulsionar o veiculo, surgiu em 2020 e agora mais 3 designs foram publicados.

O mais pequeno é uma scooter 125cc com um motor de combustão a servir de gerador, montado mais baixo no quadro, a bateria debaixo do banco e o motor elétrico no braço oscilante. Como não existe ligação entre o motor a gasolina e a transmissão, este encontra-se montado em suportes elásticos de modo a reduzir vibrações.

Os motores monocilindricos não são por si só brilhantes em performance, mas à rotação correta conseguem fornecer energia suficiente e constante para carregar a bateria.

Como os motores convencionais são mais eficientes quando quentes e os motores elétricos mais frios, a Yamaha mostra as possíveis localizações do radiador para conseguir obter os melhores resultados térmicos.

A Yamaha também apresentou o que aparenta ser o quadro de uma T-MAX, com o motor de combustão e gerador a ser montado mais à frente do motor elétrico, que se encontra entre as pernas do condutor com um sistema convencional de transmissão final.

Por último, este desenho apresenta um pequeno motor a gasolina montado na secção dianteira, atrás da coluna de direção, com o motor de grandes dimensões elétrico a preencher o espaço onde normalmente teríamos o motor convencional e a transmissão final.

Com esta corrida às alternativas aos motores convencionais de combustão, podemos estar a ver apenas a ponta do icebergue, com a Kawasaki a apresentar oficialmente o seu primeiro modelo híbrido mais perto do fim do ano e a Yamaha possivelmente também.

Não perca estas Notícias

Kymco revela a scooter elétrica S7

Campeonato do Mundo Enduro FIM 2023 – Joana Gonçalves em Itália para ronda de abertura do Mundial

Suzuki Live regressa em 2023

TAGGED: Eléctrica, Hibrido, Kawasaki, Luzair, Yamaha
Motociclismo 7 de March, 2022
Share this Article
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Copy Link
Deixe o seu comentário

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Revista Digital Gratuita

Products

  • Assinatura Anual Papel- Revista Motociclismo
    Rated 4.67 out of 5
    €59.40

Algumas das Notícias mais populares

DestaquesNoticias

Revista Motociclismo: 1ª Edição nas bancas

Por Motociclismo 1 Min Read

Novo sistema de escape da Zard para a Ducati Panigale V2 – imponente e mais desportiva

Por Miguel Fragoso
Noticias

2ª volta a Portugal Honda NC terminada com sucesso

Por Joao Fragoso 2 Min Read
Publicidade
EquipamentosNoticias

Luvas REV’IT! Cassini H2O Ladies – Desenho minimalista, para o dia a dia

Há produtos que dificilmente se encaixam num grupo bem definido, tal a sua versatilidade e capacidade…

Por Miguel Fragoso
Desporto

Miguel Oliveira sai do top dez do campeonato; Francesco Bagnaia é o novo perseguidor direto de Fabio Quartararo

Está concluída mais uma ronda do Campeonato do Mundo de MotoGP onde a pista de Misano…

Por Motociclismo
Desporto

‘Corrida em marcha atrás a partir da 11.ª ou da 12.ª volta; Falta a solução à KTM, e não é de agora…’ – Miguel Oliveira

Miguel Oliveira chegou hoje em Sepang a estar no top dez mas acabou a corrida em…

Por Motociclismo
Desporto

‘Não temos ainda ideia de como tornar a mota mais rápida em qualificação’ – Miguel Oliveira

Miguel Oliveira começou a segunda parte da temporada com um sexto lugar. O português arrancou para…

Por Motociclismo
Desporto

KTM não desiste de Miguel Oliveira e fará nova oferta para a GasGas

Ainda sem o futuro definido, Miguel Oliveira poderá continuar dentro da «esfera» KTM como piloto de…

Por Motociclismo

Provavelmente a melhor revista de motos em Portugal 

Categorias

  • Noticias
  • Desporto
  • Destaques

Quick Links

  • COMO ANUNCIAR
    • FORMATOS
    • TABELA DE PREÇOS
  • FICHA TÉCNICA
  • ESTATUTO EDITORIAL
  • POLITICA DE PRIVACIDADE

Revista Motociclismo. Todos os direitos reservados

Inscreva-se!

Inscreva-se hoje na nossa Newsletter a recebe todas as novidades no seu email

Subscreva às notícias mais recentes!

Zero spam, Pode Anular a subscrição a qualquer momento.

Removed from reading list

Undo
 

Loading Comments...
 

    Welcome Back!

    Sign in to your account

    Continue with Facebook
    Continue with Google
    Lost your password?