A produção da Multistrada V4 Rally, a Ducati desenhada para os amantes das longas viagens, já dada a conhecer no terceiro episódio da World Première 2023, começou na fábrica Borgo Panigale. A nova moto completa uma gama ‘touring’ que nunca foi tão extensa, e que nasceu há exatamente 20 anos com a primeira e revolucionária Multistrada 1000, que marcou a abertura da Ducati a um público mais orientado para o turismo.
Vinte anos durante os quais a Multistrada foi capaz de evoluir e se renovar através dos modelos 1100, 1200, 1260 e V4. Chegando à sua quarta geração e permanecendo sempre fiel ao seu conceito original de turística apurada de acordo com os valores de Estilo, Sofisticação e Performance que são intrínsecos ao ADN da Ducati. A Multistrada introduziu várias alterações à gama Ducati, tais como os Riding Modes e a atuação variável das válvulas DVT, mas foi também a primeira moto no mundo equipada com inovações técnicas absolutas, como a suspensão semi-ativa Skyhook ou, mais recentemente, a estreia mundial do radar dianteiro e traseiro, para suportar os sistemas de Adaptive Cruise Control e Blind Spot Detection (Cruise Control Adaptativo e Deteção de Ângulos Mortos), bem como a desativação ampliada.
O aniversário será celebrado em várias ocasiões ao longo de 2023, com diversas iniciativas para recordar as experiências e aventuras com que os entusiastas da Multistrada escreveram, e continuam a escrever, a história de um modelo excepcional.

Com a “Rally”, a Ducati transporta o espírito ‘globetrotter’ da Multistrada V4 para um patamar ainda mais elevado, graças ao melhor conforto para condutor e passageiro, maior autonomia e uma aptidão para off-road ainda mais pronunciada, sem negligenciar a performance (170 cv), fiabilidade e custos de manutenção, com intervalos de manutenção a cada 60.000 km e mudança de óleo a cada 15.000 km/24 meses, graças ao motor V4 Granturismo de 1158 cc. A nova estratégia de desativação estende-se à bancada de cilindros traseira mesmo quando rodando a baixa velocidade, quando o regime do motor e a solicitação de binário a partir do acelerador são baixas, com um impacto positivo no consumo de combustível, que desce em cerca de 10%.
Para enfrentar ainda melhor as estradas não asfaltadas, esta Multistrada conta, de facto com suspensões semi-ativas com um curso aumentado para 200 mm, jantes de raios aligeiradas, proteções de motor reforçadas, um Riding Mode Enduro com um Power Mode totalmente novo dedicado ao uso em off-road, poisa-pés do condutor mais largos e uma estratégia de controlo ainda mais precisa e eficaz Skyhook DSS EVO neste modelo.
O conforto melhora com uma atenção particular ao uso por dois ocupantes: o para-brisas foi redesenhado (aumentou 40 mm em altura e 20 mm em largura), a traseira alongada e a fixação de bagagem recuada, para oferecer mais espaço para as pernas do passageiro, que pode também contar com poisa-pés com inserções em borracha maiores, para reduzir o nível de vibrações transmitidas. Para além disto, graças à disponibilização de oito diferentes alturas de assento tanto para o condutor como para o passageiro, e o kit de rebaixamento das suspensões, a Multistrada V4 Rally pode ser customizada para se adaptar a qualquer configuração de estaturas. Com vista a melhorar o conforto térmico, existem ainda maiores saídas de ar na zona das pernas, que podem ser divididas de modo a manter o calor libertado pelo motor nas estações mais frias.

Para melhorar ainda mais a segurança ativa, a Multistrada V4 Rally integra também o Cornering ABS, que permite utilizar o poder de travagem do sistema mesmo em curva, as Ducati Cornering Lights (DCL), que melhoram a visibilidade noturna ao iluminar o lado interior da curva, o Ducati Wheelie Control (DWC) e o Ducati Traction Control (DTC). Estes sistemas utilizam a plataforma inercial (IMU) para otimizar a intervenção, baseando-se nos ângulos de inclinação e longitudinais do veículo.
A Multistrada V4 Rally introduz também uma estratégia ampliada de desativação da bancada de cilindros traseira, uma solução técnica que faz a sua estreia numa moto de produção a nível mundial. Para além de desativar os cilindros traseiros ao ralenti quando a moto se encontra estacionária, uma função já presente na Multistrada V4, o V4 Granturismo agora mantém a bancada de cilindros traseira desativada noutras condições de funcionamento, de modo a beneficiar o consumo de combustível e as emissões.
O painel TFT a cores de 6,5 polegadas oferece funções de navegação por mapa graças à aplicação Ducati Connect, que suporta o uso do telefone, agora albergado num compartimento ventilado, mesmo para atender chamadas ou ouvir música, usando um capacete equipado com sistema de intercomunicadores.
A Ducati Multistrada V4 Rally chegará aos vendedores autorizados a partir de fevereiro de 2023 em duas cores, Ducati Red e Alumínio Escovado & Negro Mate, esta última com um visível depósito em alumínio escovado. Ambas as versões têm jantes negras de raios. Existem três diferentes versões: Adventure Radar, equipada com as funções Adaptive Cruise Control e Blind Spot Detection, Adventure Travel & Radar, que acrescenta malas laterais em alumínio, punhos e assento aquecidos, e a Full Adventure, que completa o equipamento antes citado com um silenciador homologado Akrapovič e guarda-lamas dianteiro em fibra de carbono.
A Multistrada V4 Rally – como todas as Ducati Multistrada – está coberta pela garantia “4|Ever Ducati”, válida por 4 anos sem limite de quilometragem, com assistência em viagem incluída na Europa continental.
QUERO PENSAR NESSA E DEIXAR A BMW, DESMONTAR TODA MOTO PARA TROCAR UM DISCO DE EMBREAGEM É TRISTE
QUERO PENSAR NESSA.