Aprilia Tuono 660 Factory: Mais leve e potente

Créditos: Simon Palfrader

A Aprilia apresentou na EICMA deste ano a nova Tuono 660 Factory. Herdeira da Tuono V4 Factory, segundo a marca trata-se de uma moto orientada ‘para a nova geração de motociclistas que exigem um desfrutar máximo da condução‘.

Advertisements
Créditos: Simon Palfrader

Com 181 kg de peso e 100 cv de potência, a Tuono 660 Factory ganha em potência e perde em peso, para um rácio peso/potência aprimorado face à antecessora direta. Monta uma suspensão mais sofisticada e adequada à condução desportiva, com forquilha Kayaba de 41 milímetros totalmente ajustável em compressão, extensão e pré-carga da mola e um amortecedor Sachs associado a um braço oscilante assimétrico em alumínio.

Créditos: Simon Palfrader

O motor é um bicilíndrico com 659 centímetros cúbicos de cilindrada, e aproveita a experiência adquirida com o propulsor da Aprilia RSV4. A Tuono 660 Factory inclui acelerador ride-by-wire, Aprilia Quick Shift eletrónico na caixa de seis velocidades, Cornering ABS e cinco modos de condução personalizáveis. Ao nível de travões, está equipada com dois discos e pinças radiais de quatro êmbolos Brembo à frente e um disco único com pinça Brembo de dois êmbolos atrás. O quadro é em alumínio de dupla trave, com um sub-quadro removível onde está apoiado o assento. As ajudas à condução incluem, além do ABS, o controlo de velocidade de cruzeiro e o controlo anti-cavalinho, sendo que a eletrónica surge ainda com mapeamento do motor e travão motor.

Créditos: Simon Palfrader

Cumpridora da norma de emissões Euro 5, a Aprilia refere que a Tuono 660 Factory será capaz de consumos de 4,9 litros por 100km e 116 gramas de emissões de dióxido de carbono por cada quilómetro percorrido. Vestida de negro Factory Dark, possui pormenores em cinzento e vermelho a adornarem, com a tampa do assento do passageiro a fazer parte do equipamento de série.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like