Atualmente, os motores a dois tempos foram praticamente despromovidos para o uso fora de estrada e a realidade é que seria muito difícil serem aprovados para o uso rodoviário devido às novas normas de emissões. No entanto, isto não impediu os fabricantes de desenvolverem os motores a dois tempos.
Por exemplo, a Minarelli, e o seu mais recente motor a dois tempos. Com base no motor da Yamaha 250 que a Minarelli possuía e produziu entre 2002 e 2020, espera-se que este novo motor esteja incluído nos próximos modelos da Fantic XE300 enduro. As motos deverão chegar ao mercado europeu no Verão de 2023, no entanto, embora o seu foco principal sejam as pistas e os percursos off-road, há uma hipótese de poder andar nesta moto desde a sua casa até aos caminhos de todo-o-terreno. É verdade, o novo motor a dois tempos de 300cc que vem na próxima Fantic XE conseguiu adquirir a homologação Euro 5.

A Minarelli conseguiu este feito, através do desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos, principalmente, nos motores. Claro, os sistemas de injeção controlados electronicamente em motores a dois tempos não são novidade. A KTM tem vindo a fazer isto há anos. No entanto, o facto de o novo motor da Minarelli ser aprovado para utilização na estrada pode significar que este motor tem muito mais tecnologia do que o esperado. Tudo o que sabemos até agora, segundo a Motorrad Online, é que o motor tem um regulador especial de saída de escape que também duplica como sistema de descompressão para o motor de arranque elétrico.
Também se pode argumentar que a afinação do motor terá de ser bastante alterada, de modo a proporcionar um comportamento mais agradável na estrada. Como tal, podemos esperar uma alteração de binário mais suave e linear à medida que aumentamos a velocidade e consequentemente as rotações. No entanto, a Minarelli diz que o motor proporciona um desempenho explosivo em carga máxima.

Para além do sofisticado sistema de injecção electrónica e do regulador de escape, podemos também esperar que o sistema de escape seja extensivamente reformulado a fim de reduzir o som que se tornou associado aos motores a dois tempos. Curiosamente, o novo motor foi exibido na EICMA onde a Motociclismo esteve presente, mas aparentemente não recebeu tanta atenção como merecia. No entanto, será certamente interessante ver uma nova era de máquinas de dois tempos a fazer-se à estrada.