A Moto Morini regista uma nova moto adventure com um motor bicilíndrico de 1,187cc.
A Moto Morini tem vindo a voltar aos olhos do público após a sua aquisição de 2018 pelo Grupo de Veículos Zhongneng da China. Agora prepara-se para lançar uma nova grande moto adventure construída em redor de uma versão actualizada do seu antigo motor bicilíndrico.
Neste momento, os modelos Bialbero CorsaCorta V-twin de 1,187cc de Morini, Granpasso, Corsaro, Milano e Scrambler estão essencialmente no limbo. O motor utilizado nessas máquinas não passa as regras europeias de emissões, pelo que a Moto Morini tem vindo a reconstruir a sua linha de produtos baseada nos novos modelos X-Cape e Seiemezzo, ambos utilizando um bicilíndrico de 650cc baseado no motor utilizado pela CFMoto. No entanto, a empresa tem sido clara que os modelos de maior cilindrada estão a caminho, e o grande V-twin de 1,187cc vai regressar de uma forma mais simples e clara. Embora a famosa marca italiana não tenha tido uma presença nos EUA durante anos, o ressurgimento da empresa poderá vir a reaparecer aqui.

Estas fotografias mostram a moto que provavelmente irá conduzir o regresso do motor Bialbero CorsaCorta: Uma máquina adventure nova com uma semelhança familiar com a X-Cape. As imagens mostram que enquanto Morini já tinha uma grande moto adventure, a Granpasso, utilizando o motor V-twin, está a optar por construir um modelo inteiramente novo em torno do motor renovado em vez de trazer o antigo de volta. É uma máquina muito mais convencional do que a Granpasso, com um ecrã quase vertical e uma massa visual tendenciosa para a frente que joga com os temas habituais do rali Dakar que esperamos ver em tais motos. Tal como a X-Cape, não utiliza o “bico” cliché que tantos outros modelos adventure utilizam, e visto de cima é claro que o depósito de combustível é extremamente largo, algo que é enfatizado pelo chassi relativamente estreito do nariz da moto e pelo farol em forma de U, único.
Embora o estilo dê a impressão de que o motor Bialbero assenta numa estrutura de viga de alumínio, não é esse o caso. De facto, parece que essas secções parecidas com as spars são painéis de cobertura que escondem um chassis de treliça de aço que se aparafusam às traves de liga à volta do pivot do braço oscilante. Este é um desenho que se mantém fiel às ideias usadas nos anteriores motores bicilindricos de Morini, incluindo a Granpasso, mas a armação aqui não é um transporte do passado. Na parte de trás, um braço oscilante de liga fundida, suspenso por um amortecedor que é deslocado para o lado esquerdo para desobstruir a grande caixa coletora de gases de escape, é visível. A forquilha é uma unidade substancial de cabeça para baixo com o que parecem ser pinças Brembo Stylema aparafusadas. Enquanto Morini utiliza rodas de arame, e apesar das suas proporções inspiradas no Dakar, a moto parece ser mais inclinada para a estrada do que para todo-o-terreno; um pára-lamas dianteiro bem ajustado cobre uma roda que parece ter 48.6 cm de diâmetro, em vez dos 53.3 cm que seriam utilizados se tivesse sérias intenções de conduzir em todo-o-terreno.

A bordo, o condutor é confrontado com um tablier TFT de grandes dimensões e um pára-brisas suficientemente alto para exigir que se olhe através dele, e não por cima. Embora não se saiba o estado de afinação da moto, o velho motor Bialbero CorsaCorta era bom para ter cerca de 133.8 cv no modelo Granpasso e em vários outros modelos Morini. É um número relativamente modesto dada a sua capacidade, mas suficiente para estar ao nível dos rivais ADV.
O mercado de ADV é muito concorrido, e embora os recém-chegados possam alcançar o sucesso, como a Harley-Davidson tem feito com a Pan América, é extremamente difícil ultrapassar os rivais estabelecidos no terreno. A BMW R 1250 GS em particular parece ser a escolha padrão da ADV para muitos. Também não é claro se a moto será fabricada em Itália, de onde vieram os seus modelos anteriores, ou se a Zhongneng assumirá os deveres de produção na China.