Após a retirada do motor 1200 de oito válvulas em 2016, devido às regras de emissões do Euro4, e depois com a chegada do Euro5, apenas modelos com motor V2 de 853cc refrigerado a ar permaneceram na gama da Moto Guzzi, especificamente a V7, V9 e a V85TT.
No entanto, a chegada de um novo motor era essencial para fazer crescer a gama com novos modelos. Dito isto, a V100 Mandello, foi exibida no EICMA em 2021 e no ano seguinte, o salão de Lombardia anunciou a chegada da Stelvio. Agora, fotografias do modelo em teste foram reveladas, onde percebemos que a nova Stelvio está prestes a chegar aos concessionários.


Com um motor de 1.042cc, arrefecido a líquido, com uma potência de 115 cv às 8.700 rpm e 104.9 Nm às 6.750 rpm de binário e uma caixa de seis velocidades a nova moto italiana tem todas as capacidades para se tornar num modelo de referência.
Prevê-se duas versões do novo modelo, uma com suspensão ajustável manualmente, e outra uma versão topo de gama com suspensão eletrónica. A Moto Guzzi está claramente no processo final de desenvolvimento da Stelvio, o que nos deixa com boas previsões sobre a data de lançamento da moto italiana.