A GasGas está a preparar-se para introduzir uma nova moto da gama Enduro para 2024, que esperamos que seja muito semelhante aos modelos da KTM e da Husqvarna. Não é segredo que a GasGas, após a sua aquisição pela Pierer Mobility, tem vindo a introduzir motos que são essencialmente versões renovadas dos modelos KTM. O mesmo se aplica à Husqvarna, que recebe um tratamento semelhante, apenas com os seus quadros pintados de azul em vez do laranja da KTM e do vermelho da GasGas.
Os mais recentes a seguir esta fórmula, de acordo com os registos do número de identificação do veículo do novo modelo do ano 2024 apresentados à Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário dos EUA, são os modelos de enduro legais para a estrada EXC-F da KTM. O registo, com a parte vital na imagem abaixo, identifica uma combinação de letras “GC” que aparecerá no quarto e quinto dígitos dos códigos VIN para os modelos de enduro legais de estrada. Estes modelos 2024, que ainda não foram anunciados, terão códigos VIN que começam por VBKGC…

Para comparar, aqui está um registo semelhante com dados para modelos de enduro legais para a estrada de 2023 da Husqvarna e da KTM. A descrição é semelhante à do registo mais recente, mas com os códigos de letras UA e EX a aparecerem no quarto e quinto caracteres dos códigos VIN. As Enduro legais em estrada da Husqvarna têm códigos VIN que começam por VBKUA…, com os caracteres seguintes a identificarem se o veículo é uma FE 350 ou uma FE 501. Do mesmo modo, as 350 EXC-F e 500 EXC-F da KTM têm códigos VIN que começam por VBKEX…

O registo da GasGas não especifica qualquer cilindrada em particular, mas é provável que seja possível contar com as versões 350 e 500. Atualmente, a GasGas oferece um modelo de Enduro EC 350F apenas para todo-o-terreno, mas os modelos legais para a estrada terão novos nomes. O modelo ES 700 é legalizado para a estrada, pelo que ES 350 e ES 500 poderiam ser nomes potenciais, com ES a significar “Enduro Street” e EC a significar “Enduro Competition”. No entanto, também não ficaríamos surpreendidos se a GasGas seguisse uma direcção diferente.
Seja qual for o nome, esperamos que os novos modelos sejam muito semelhantes aos das marcas austríaca e sueca, com pequenas diferenças e provavelmente um preço mais baixo.