Se já ouviu falar da JAP , provavelmente está familiarizado com as suas motos da época. JAP significa John Alfred Prestwich, é o nome do fundador da empresa. A JAP apareceu no início do século XX em Inglaterra, onde fabricava motos até decidir focar-se apenas no fabrico de motores.
A JAP foi um dos maiores fabricantes de motores na Europa entre os anos 20 e 30, e um grande número de motos tinha motores da JAP. A marca criou motores de alta cilindrada, no entanto, os motores destinavam-se a ser utilizados em aviões e não em motos.

Para Pavel Malanik, um construtor checo com um fascínio pelo motor de avião V8, iria, infelizmente, encontrar um obstáculo mesmo antes de começar a trabalhar no seu projeto em 2017. O JAP V8 é agora um motor extremamente raro, com apenas dois ou três exemplares conhecidos. Apesar deste obstáculo, Malik baseou-se no motor que está em exposição no Museu de Ciência de Londres, tirando fotografias antes de iniciar o projeto.
Replicar um motor que tem mais de 100 anos não é tarefa fácil, e sem um modelo para trabalhar, Malanik fez o motor a partir do chão. O motor é totalmente recriado, excepto os rolamentos e as oitos velas de ignição. Foram precisos mais de cinco anos para finalizar este projeto, desde elaborar os planos a fabricar as peças.


O resultado final é uma moto bastante interessante com um acabamento artesanal. O motor de 4.144 cc produz uma enorme potência. Com 50 cv às 1.300 rpm e mais de 249 Nm de binário.
A moto foi colocada numa exposição em Praga, e foi coroada com o prémio Best of Show no Bohemian Custom Motorcycles, que aconteceu no início de Março de 2023.





50cv?