As motos desportivas de estrada de hoje em dia são, na verdade, motos com uma natureza e potência muito mais transversais do que o comum segmento hypersport. Nos últimos anos, as motos superdesportivas tradicionais – passe o termo – partilham as passagens de montanha com crossovers, nakeds ou mesmo roadsters; motos que são tão ou mais agradáveis na estrada do que as réplicas de corrida em termos de desempenho dinâmico e com as quais partilham também o tamanho da roda dianteira de 17 polegadas.
Algumas delas já escolheram como equipamento de origem um pneu de estrada desportivo capaz de melhorar o comportamento dinâmico, mas, em geral, assistimos a um aumento dos segmentos em que não é descabido escolher um pneu de estrada desportivo capaz de suportar as qualidades de condução das motos nascidas para proporcionar um desempenho estimulante.

Os pneus têm uma grande influência no desempenho da moto e uma simples mudança de pneus pode, por vezes, ser surpreendente em termos de ganho de desempenho – mas também de segurança, da moto, por isso, porquê privar-se de um pneu adequado em termos de aderência e desempenho?
Os Power5 e Power GP são as duas propostas da Michelin para quem procura o máximo desempenho mantendo um equilíbrio entre aderência, quilometragem e aderência em piso molhado.

O Power5 é, por assim dizer, o pneu desportivo da Michelin mais orientado para a estrada, destina-se aos proprietários de motos desportivas – mas, como vimos, também àqueles que têm uma moto crossover ou hipernaked dinâmica e potente – e a sua utilização é 100% em estrada, um contexto onde a segurança imediata e a sensação de contacto são extremamente importantes. O objectivo é garantir uma excelente quilometragem, aderência em todas as condições – especialmente em piso molhado – bem como uma tracção adequada à saída das curvas, sem esquecer a capacidade de suportar quadros muito diferentes, em termos de massas e características dinâmicas, na travagem, onde o controlo da aderência à frente é fundamental.
Subindo um degrau em direcção ao destino ultra-desportivo dos pneus Michelin (no topo dos quais se encontra o Power Slick2 não homologado), encontramos o Power GP. Aqui, a gama ideal de utilização é alargada a alguns track days ou percursos de condução em pista, onde o Power GP se sente à vontade e é capaz de completar um track day ou um percurso com satisfação.

Também aqui é utilizada a tecnologia 2CT bi-compound à frente e 2CT+ atrás, neste caso com compostos com um equilíbrio dedicado de sílica/carvão para dar o máximo tanto em estrada como entre os passeios. Tendo em conta a sua vocação mais desportiva, a relação sólido/vazio desce para 6,5% para deixar mais borracha nos flancos – agora verdadeiras zonas “slick” – e aumentar a aderência nos ângulos de inclinação máxima, estando também presente o desenho de efeito veludo nos flancos proporcionado pela Premium Touch Technology.