É evidente que o mercado europeu de motociclos é consideravelmente mais diversificado do que o que vemos nos EUA. Com uma maior selecção de motociclos devido a parâmetros de licenciamento mais rigorosos, os fabricantes têm de expandir as suas gamas de modelos com motos nas categorias de 125cc, 300cc a 500cc e 650cc+. Além disso, cada vez mais pessoas se fazem à estrada em motos eléctricas.
Assim, os números de vendas para o primeiro trimestre de 2023 estão disponíveis para o mercado europeu, e as perspectivas parecem estar a melhorar para a indústria de motos. No total, houve um aumento de 15,5 % nos cinco principais mercados europeus em comparação com o primeiro trimestre de 2022.
O primeiro lugar é ocupado pela Itália, que registou um total de 78.997 novos registos de motos de Janeiro a Março de 2023. Isto reflecte um impressionante crescimento de 31,1 % em relação ao primeiro trimestre de 2022. Em segundo lugar, temos a Alemanha, com um total de 54.964 veículos de duas rodas registados no primeiro trimestre de 2023 – 13,2% a mais do que no mesmo período do ano passado. Em terceiro lugar, a França estabeleceu um total de 48.945 novos registos, marcando um aumento de 7,1 % em relação aos números de vendas do primeiro trimestre de 2022. Em quarto e quinto lugar, temos a Espanha com 44.127 novos registos e o Reino Unido com 26.826 novos registos, respetivamente

Sem surpresas, os veículos eléctricos de duas rodas têm vindo a ganhar bastante força recentemente. No primeiro trimestre de 2023, registou-se um aumento de 1,2 %, com um total de registos de 8 890 unidades. Em particular, o mercado alemão de veículos eléctricos de duas rodas cresceu uns impressionantes 89,9% graças a 2 672 novos registos. A França, com o seu impulso agressivo para a electrificação, registou apenas um crescimento de 1,2% nas vendas, com 2.168 novos registos de veículos eléctricos de duas rodas. Curiosamente, no entanto, o mercado italiano de VE de duas rodas diminuiu 2,3%, registando apenas 2.054 novos veículos elétricos de duas rodas no primeiro trimestre de 2023.
Com o resultado geralmente positivo do primeiro trimestre de 2023, a indústria europeia de motociclos parece estar a recuperar de um 2022 bastante fraco. De facto, se a tendência se mantiver, poderemos estar perante mais de um milhão de novos motociclos vendidos quando 2023 chegar ao fim.