Yamaha revela nova Trial TY-E 2.0

Fonte: VisorDown

As motos de Trial fazem parte do plano da Yamaha para atingir a neutralidade carbónica até 2050. Para competir no campeonato do mundo de Trial de 2022, a Yamaha anunciou o desenvolvimento deste novo modelo, a TY-E 2.0.

Desenhada para oferecer melhores prestações e sensações do que um modelo similar a combustão, esta moto aproveita as características típicas de um modelo elétrico, a disponibilidade imediata de potência a baixa rotação, o que permite acelerações bastante fortes e praticamente instantâneas.

Derivada da original TY-E de 2018 este modelo 2.0, com um quadro monocoque de um compósito laminar, alberga uma unidade elétrica com claras melhorias a nível de performance, numa conjugação mecânica e controlo de eletrónica.

A Yamaha alega que nas suas baterias redesenhadas, de iões de lítio, tem 2.5 vezes mais capacidade que no modelo anterior.

Em relação à participação no campeonato mundial de Trial, a TY-E 2.0 irá estar presente nas provas em junho, com o piloto Kenichi Kuroyama na Yamaha Factory Racing Team, que está presentemente a trabalhar para o desenvolvimento deste modelo.

A unidade elétrica e a sua bateria, estão colocadas o mais baixo possível de modo a reduzir o centro de gravidade, enquanto o acelerador e embraiagem estão ligados através de componentes eletrónicos, que são capazes de detetar as mais pequenas variações do acelerador.

Fonte: VisorDown

O peso desta TY-E 2.0 não foi propriamente declarado, apenas afirmado que rondará os 70kg, o que não parece descabido tendo em conta que o modelo da Honda a Montesa Cota 4RT260 Race Replica, se situa nos 77kg.

Este novo modelo de Trial da Yamaha esteve em exposição no Tokyo Motorcycle Show de 25 a 27 de Marco, sendo anunciada depois de ter sido apresentadas a E01 e Neo’s, confirmando a orientação da Yamaha para a neutralidade carbónica até 2050.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like