Novas patentes revelam com mais clareza, o que esperar do novo modelo da marca japonesa.
Já revelamos alguns pormenores da nova Transalp 750, na nossa notícia da Motociclismo, porém, houve mais patentes atualizadas do novo modelo, oferecendo mais detalhes sobre a carenagem frontal e as entradas de ar.

Espera-se que a Honda revele a nova Transalp na exposição da EICMA em Milão no próximo mês, embora ainda esteja por ver se será um modelo de produção de 2023 ou uma exibição antecipada de uma moto de 2024. O que sabemos é que está relacionada com a nova CB 750 Hornet e partilha o mesmo motor de 755cc bicilindrico.
A nova Transalp vem para concorrer com a Yamaha Ténéré 700 com um preço mais baixo, tal como o preço da Hornet na Europa consegue ser mais baixo que a MT-07 da Yamaha apesar e ter quase 20 cv de potência a mais e suspensão, travões e eletrónica de maior especificação.

O plano da Honda para a nova Transalp e a Hornet estarem relacionadas surgiu há mais de um ano. Os pormenores que ouvimos nessa altura, incluindo que o motor dos dois modelos seriam iguais. A Honda apresentou pedidos de marca registada tanto para os nomes Hornet como Transalp na altura e vale a pena anotar que embora não tenha havido qualquer tentativa de registar o nome Hornet nos EUA, a Honda está neste momento a passar pelo processo de protecção do nome Transalp nos Estados Unidos, confirmando essencialmente a sua intenção de produzir globalmente o modelo ADV.

As novas patentes são interessantes porque existe um foco específico na carenagem e nas entradas de ar da Transalp, o que significa que as imagens nos documentos das patentes têm de ser representações bastante precisas da aparência real da moto. Os documentos mostram que os painéis laterais da carenagem têm partes exteriores e interiores separadas, com entradas de ar na borda dianteira de cada lado logo acima da roda dianteira. As secções inferiores dos painéis laterais direcionam o ar para o radiador sendo uma peça única, convencionalmente colocada atrás da roda dianteira, em vez da disposição de montagem lateral dupla que é utilizada na África Twin.
Mais acima, o faro parece ser idêntico com o da Hornet, que por sua vez é idêntico ao da CB500F, enquanto as patentes também mostram que a Transalp tem uma posição do depósito de expansão do radiador, que é montado de maneira mais baixa na parte de trás do motor, logo abaixo do pivot do braço oscilante.

Uma vez que é provável que a Transalp seja revelada na EICMA em Novembro, não vamos esperar muito antes que estes detalhes sejam confirmados.