Há muito que é especulado e aguardado por todos os fãs da marca austríaca – e das motos desportivas – uma evolução da KTM RC8. Com o envolvimento da KTM no campeonato de MotoGP os rumores começaram a ganhar força. Em 2021, a marca de Mattighofen anunciou mesmo uma RC 8 C, mas rapidamente desfez o sonho de muitos ao apresentar a moto como limitada a 100 unidades e homologada apenas para andar em circuito.

Agora, foi detetada em Espanha uma moto de teste da KTM que aparenta possuir a base da Duke 890. Com carenagens e um desenho que aparente ser um misto entre a RC8 original e a RC16 de MotoGP, o aspeto do motor aparenta ser o mesmo do bloco bicilindrico de 889 cc já conhecido da marca. Ainda assim, as tampas do motor revelam algumas diferenças o que pode significar mudanças internas no mesmo. E se seguirmos a lógica da KTM no últimos anos, tudo leva a crer que podemos estar perante um aumento de cilindrada – surge então o nome RC 990.

O sistema de escape parece maior do que aquele que encontramos na Duke 890, ocupando mais espaço debaixo da moto. O sistema de travagem é Brembo Stylema e a suspensão, ao que tudo indica, é igual à que equipa a Duke 890 R. Como numa boa moto desportiva – focado em tempos por volta e “Ready to Race” – a RC 990 tem uma posição bastante agressiva, onde é possível observar o piloto de testes com os joelhos bastante fletidos, devido à posição elevada dos pousa pés.
O sub quadro aparenta ser novo e as próprias luzes frontais parecem indicar que ainda há algum trabalho pela frente. Com as normas EURO 5 já em vigor, novas regras devem aplicadas nos próximos anos, como tentativa de reduzir as imissões de CO2. E pelo tamanho do escape da RC 990, poderá indicar que a KTM se prepara para lançar esta moto já pronta para cumprir com novas leis. Assim, não devemos ter muita esperança de que este modelo possa ser colocado em produção brevemente.