O motor bicilíndrico LC8 de 1.301cc que está incluído nos modelos “1290” da KTM, incluindo a Super Duke R Evo e a Super Adventure, bem como a Brabus 1300R, apresentada recentemente pelo fabricante austriaco, parecem estar preparados para receber uma transmissão semi-automática no futuro.
Um novo pedido de patente da marca austríaca revela detalhes do novo sistema, que inclui um sistema elétrico programado para mudar de relação, uma embraiagem centrífuga para permitir a paragem da moto, e um modo“park” para que não se desloque quando estacionada.

O fecho da transmissão em si é um desenho bastante simples, onde o modo “park” funciona com uma patilha giratória em forma de L que engata nos dentes de engrenagem da caixa de velocidades. Contudo, o documento de patente descreve em pormenor a caixa semi-automática com ilustrações bastante esclarecedoras da transmissão.
A maioria dos componentes vêm diretamente da transmissão de série 1290, onde as imagens da patente incluem mesmo os números de peças estampadas em vários componentes que nos permitem identificar a caixa de velocidades dos modelos com motor LC8.



A KTM foi recentemente apanhada a testar um protótipo que parece ser uma Touring Super Duke GT 1290, e a moto apresentava uma embraiagem convencional, contudo é um dos modelos que pode ser adaptado a esta nova transmissão semi-automática. A 1290 Super Adventure também pode beneficiar desta atualização, visto que os compradores de modelos como a Honda Africa Twin escolhem a versão semi-automática DCT.
Esta atualização seria importante para o fabricante austriaco, pois iria concorrer com marcas que já incluem a opção de uma transmissão semi-automática, nos seus modelos de alta cilindrada.