Após décadas de falsas partidas, as motos com caixas de velocidades semi-automáticas estão a ser cada vez mais aceites no mercado.
A Honda já vendeu mais de 200.000 motos em toda a Europa equipadas com o seu sistema DCT e agora a KTM prepara-se para entrar em acção com uma versão automatizada do seu motor LC8 bicilíndrico de 1301 cc. O LC8 já equipa as motos mais orientadas para o turismo da KTM, a KTM 1290 Super Adventure S/R e a KTM 1290 Super Duke GT, e a empresa tem novas versões de ambas em desenvolvimento para 2024 ou 2025.

Enquanto a Honda Dual Clutch Transmission é complexa e pesada, exigindo sistemas electrónicos e hidráulicos para funcionar e sem a opção de utilizar a embraiagem e a manete de mudanças de uma forma completamente convencional, o design da KTM é muito mais simples.
Tal como o SCS (Sistema de embraiagem inteligente) oferecido pela MV Agusta, utiliza uma embraiagem centrífuga para ligar o motor e a transmissão, engatando quando as rotações sobem muito acima do ralenti para permitir arrancar e parar sem utilizar a alavanca da embraiagem.

Quando se está em movimento, um sistema de mudanças rápidas para cima e para baixo e um sistema de “blipper” significam que as mudanças de velocidade podem ser efectuadas sem desengatar a embraiagem. Não é tão suave como as mudanças perfeitas que uma Dual Clutch Transmission permite, mas é uma solução com vantagens em termos de custo e peso.

Embora o sistema da KTM possa, tal como o da MV Agusta, ser utilizado juntamente com uma alavanca de velocidades manual convencional, operada com o pé, o design destina-se realmente a ser utilizado juntamente com um actuador eléctrico (marcado com “27” nos desenhos) que move o cilindro das mudanças. Este pode ser operado pela electrónica da moto, permitindo que as mudanças sejam feitas através de botões nos guiadores ou de forma totalmente automática.


Uma vez que o bloqueio de estacionamento é controlado pelo cilindro das mudanças, não há forma de um condutor tentar acidentalmente arrancar sem o desengatar. O design da lingueta significa que é impossível que o bloqueio de estacionamento permaneça engatado quando uma mudança é selecionada.