O modelo atualizado de 2024 apareceu na mais recente lista de motos de estrada aprovadas pela EPA, revelando detalhes importantes e sugerindo alterações mais substanciais.
No entanto, a primeira atualização a notar é que a moto será menos potente do que a versão que tivemos de 2019 a 2023. Este modelo “ZX636G”, já teve uma ligeira queda no desempenho em comparação com a sua antecessora, a “ZX636E” de 2013 a 2019. Resumidamente, cumprir os limites internacionais de emissões é particularmente difícil para motos de alto desempenho, e estamos a ver a potência a ser sacrificada como resultado.
O novo documento da EPA classifica a nova ZX com 122cv e apresenta um pico de rotações de 13.000 rpm, o que sugere que a Kawasaki limitou as rotações do motor para ajudar a cumprir os limites de emissões. Uma vez que não há qualquer alteração nas normas de emissões dos EUA, as alterações devem-se provavelmente a um esforço para se cumprir as mais recentes normas do Euro 5, introduzidas na Europa e que fizeram com que a ZX-6R existente fosse retirada do mercado em toda a Europa.

As emissões citadas no documento da EPA para o novo modelo são em grande parte semelhantes às do modelo antigo, mostrando surpreendentemente ligeiros aumentos na produção de NOx e CO em relação ao modelo anterior. Ao afinar novamente o motor da ZX-6R e reduzir o pico de potência e as rotações, poderia estar a resolver este problema sem ter de renovar por completo o motor.
O documento EPA também revela uma mudança na relação da transmissão final, com relações gerais mais longas para acomodar o motor de baixa rotação, apesar do modelo de 2024 pesar aproximadamente o mesmo que o modelo atual.