A Kawasaki arquivou o nome e o logotipo de uma futura moto a hidrogénio, a SySe. O hidrogénio é um elemento que está a atrair muitos fabricantes de motos, e de automóveis orientais. A Kawasaki sempre esteve empenhada no desenvolvimento deste tipo de combustível, envolvendo e fazendo parcerias com outros fabricantes, como a Toyota.
As ambições são grandes e os planos da Kawasaki para as infra-estruturas de hidrogénio também. O objetivo do projeto de fundo de inovação verde, “Large-scale Hydrogen Supply Chain Establishment” é, de facto, demonstrar a usabilidade das infra-estruturas relacionadas com o hidrogénio. O local de desenvolvimento do projeto é na cidade da Kawasaki, Kanagawa, que será utilizado como o “local de recepção” de hidrogénio exportado de Victoria, Austrália.

Para além dos seus projetos industriais, a Kawasaki também pediu patentes para o nome do projeto da moto de hidrogénio. Para além do projeto de desenvolvimento de infra-estruturas para o fornecimento internacional de hidrogénio líquido, a Kawasaki arquivou o nome e o logotipo da hipotética moto de hidrogénio. O nome será HySE. O logotipo é composto por uma gota de água e dois círculos, o que obviamente representam as rodas da moto.
No ano passado, a Kawasaki revelou também uma moto de alta cilindrada, baseada na atual Kawasaki Ninja H2, que utilizaria hidrogénio como combustível. A moto apresentava uma espécie de “depósito traseiro” que continha cilindros de hidrogénio no seu interior para serem substituídos por novos quando fosse necessário reabastecer.


Poderá o hidrogénio ser o futuro das motos a combustão?