2022 marcou um ano monumental para a gama RS retro da Kawasaki. O modelo Z900RS comemorou o 50º aniversário da Z1 com a sua nova cor “Fireball”. No entanto, a edição especial não foi a única adição à linha Z900RS, com a Team Green a introduzir também a variante up-spec Z900RS SE 2022. Ainda assim, à gama RS faltava um verdadeiro modelo de entrada e a Z650RS 2022 conseguiu preencher esse vazio.
Após um 2022 tão movimentado, não podemos culpar a Kawasaki por ter ido com calma em 2023, e a linha RS regressa em grande parte inalterada com este novo modelo. Começando com a Z650RS, o padrão de estilo clássico mantém o seu icónico esquema de pintura Candy Emerald Green, mas acrescenta ao conjunto um novo Metallic Spark Black. À superfície, a Z650RS continua com 649cc no seu motor bicilíndrico o que é bom para os seus 67.9 cv e os 63.7 Nm de binário.

Subindo a potência, a Z900RS segue a mesma táctica que o seu modelo mais pequeno, trazendo de volta a pintura Candy Tone Blue de 1975, inspirada na Z1, de 2022. No entanto, a equipa de design da Kawasaki junta a opção de pintura de retorno com a nova pintura Metallic Diablo Black/Metallic Imperial Red, em 2023. Naturalmente, o motor de 948cc ainda produz 111 cv às 8.500 rpm e 98 Nm de binário às 6.500 rpm, juntando a estética vintage-styled do modelo com um desempenho moderno.

Enquanto que a Z900RS SE 2023 transporta o mesmo motor, destaca-se com um amortecedor traseiro Öhlins S46 e suspensão dianteira topo de gama. Os travões dianteiros Brembo M4.32, e os discos de travão também Brembo.

Ao contrário da base da Z900RS e da Z650RS, a SE não ganha um novo estilo em 2023, mas o Metallic Diablo Black é tão apelativo como no ano passado, especialmente com as rodas douradas a condizer. A gama Z da Kawasaki pode chegar com poucas actualizações, mas as novas cores e grafismos mantêm os modelos atrativos.