Em finais de 2021, o CEO da Kawasaki, Hiroshi Ito confirmou que 2022 seria o ano em que a marca entraria no mercado das motos elétricas, e agora estamos a poucas semanas do lançamento oficial de dua máquinas que prometem oferecer luta à concorrência.
Em 2021, disse Ito: “Em 2022, mostraremos um mínimo de três veículos eléctricos a nível mundial. Isto é uma promessa”. O primeiro deles foi algo decepcionante: a Elektrode, lançada no mercado dos EUA, que era simplesmente uma moto de equilíbrio a bateria para crianças. Os dois restantes parecem ser muito mais interessantes.

Os ficheiros publicados no site da National Highway Traffic Safety Administration nos EUA mostram que a Kawasaki terá duas motos eléctricas em 2023, com o nome de código ‘NX011AP’ e ‘NR011AP’.
A designação segue o padrão habitual da Kawasaki, com “X” no segundo ponto utilizado para designar uma moto desportiva e “R” para um roadster naked, mas o “N” inicial é novo e significa “Eléctrico” no protocolo de nomes da Kawasaki. O documento, que foi rapidamente actualizado para remover a menção dos novos modelos, mostrou que cada um deles fez 11kW (15.2cv), mostrando que serão legais na Europa.

Isso significa que podemos contar com duas motos mecanicamente idênticas, na linha dos modelos como a Z125 e a Ninja 125, mas eléctricas. Os nomes dos modelos ainda não são conhecidos, mas a Kawasaki já tinha registado anteriormente os títulos Ninja E2 e Ninja E2-R.