A Kawasaki Motors Corporation anunciou que irá adicionar um novo modelo de média cilindrada à sua, já famosa gama Ninja, a nova Ninja ZX-4R.
A Ninja ZX-4R está equipada com um novo motor que proporciona uma potência de 80 CV, que combina com um novo chassis leve e compacto baseado na Ninja ZX-25R, proporcionando uma aceleração e um desempenho superior. Com a sua introdução, a Ninja ZX-4R será o único modelo super-desportivo de combustão na classe 400cc com um motor paralelo de quatro cilindros.
Herda o aspecto agressivo e o equipamento premium que é apanágio da família Ninja, ao mesmo tempo que emana do seu escape o som provocador característico dos motores de quatro cilindros.
No coração deste modelo está um motor de 4 cilindros paralelo de 399cc, de refrigeração líquida. Recentemente desenvolvido e baseado na tecnologia das supersport da gama Ninja este novo motor é capaz de fornecer uma potência máxima de 59 kW(80cv). O motor foi concebido para combinar um forte binário em baixas e médias rotações, e uma boa potência em alta rotação, em todas as situações de condução, desde a utilização diária até à condução desportiva em pista.

Equipado com o sistema Ram Air da Kawasaki, que aumenta a eficiência de enchimento e contribui para um melhor desempenho do motor. Com a entrada de ar localizada no centro superior da carenagem, facilmente se reconhece o estilo Ninja. As condutas Ram Air estão localizadas no lado esquerdo da suspensão dianteira, conduzindo à caixa de ar. O motor de alta rotação, cujo regime consegue ultrapassar as 15.000 rpm, proporciona o som rouco e vibrante de quatro cilindros paralelo de alto desempenho.
Em termos de chassis, a configuração está centrada num bom desempenho de manobrabilidade e é inspirada no conceito utilizado na Ninja ZX-10RR do World SBK.
Apresentando uma estrutura de aço de alta resistência e um braço oscilante, contribuem para uma boa distribuição do peso dianteiro-traseiro, proporcionando um bom equilíbrio entre rigidez e flexibilidade, proporcionando um manuseamento extremamente ágil ao seu utilizador.

A suspensão dianteira Showa SFF-BP (os modelos Ninja ZX-4R SE e Ninja ZX-4RR dispõem de um mecanismo de ajuste de pré-carga) em conjunto com a suspensão traseira montada num plano mais horizontal que oferece à Ninja ZX-4R as mesmas características do modelo mais “crescido” Ninja ZX-10R, contribuindo para o bom desempenho no manuseamento, típico dos modelos supersport da Kawasaki. Além disso, a versão Ninja ZX-4RR apresenta o mesmo tipo de amortecedor traseiro Showa BFRC-lite que a Ninja ZX-10R.
A travagem é fornecida através de um conjunto de discos duplos de 290mm semi-flutuantes com pinças monobloco de montagem radial na frente, enquanto que a traseira utiliza um disco de 220mm de diâmetro. Esta combinação proporciona uma potente força de travagem e dota o motociclista de uma boa sensação de travagem, resposta e potência. Em termos de eficácia de travagem e aderência, a combinação adotada de pneus F120/R160 foi concebida para corresponder ao desempenho dinâmico da Ninja ZX-4R e proporcionar estabilidade a altas velocidades.
A aparência da Ninja ZX-4R é também realçada pela utilização de LED ́ s em toda a iluminação, desde o duplo farol até à luz traseira. As ajudas electrónicas ao condutor também se destacam nesta Ninja, com modos de condução integrados que ligam o KTRC (Controlo de tração Kawasaki) e os modos de potência.

Com 4 modos diferentes – Sport, Road, Rain e Rider (Manual), o motociclista pode facilmente selecionar o modo apropriado para se adequar às condições do terreno ou ao seu próprio estilo de condução. A Ninja ZX-4R SE e a Ninja ZX-4RR vêm equipadas com KQS de direção dupla (Kawasaki Quick Shifter) que permite colocar mudanças sem utilizar a embraiagem.
A Ninja ZX-4R equipa um ecrã LCD de 4,3 polegadas a cores, que proporciona uma alta visibilidade e uma sensação de requinte. Integra um modo “racing” que permite visualizar tempos por volta. Outra característica importante neste modelo é a conetividade com smartphone que permite, através da aplicação “RIDEOLOGY”, uma variedade de funções extra, como gravação de rota GPS, informações sobre o veiculo ou sobre o trajeto.
Incorporando um novo motor e um novo chassis, a nova gama Supersports da Kawasaki também incluirá as versões Ninja ZX-4R SE e Ninja ZX-4RR. Apresentado hoje nos Estados Unidos, o modelo é esperado também na Europa no Outono de 2023.