As inspeções periódicas para motociclos serão obrigatórias a partir do dia 1 de Janeiro de 2024.
Depois de muitas indecisões, as inspeções serão obrigatórias para as motos a partir do próximo ano (2024). Apesar de muitas críticas e greves, a lei que muitos motociclistas e fãs das duas rodas não desejavam irá avançar.
Advertisements

Para além de motociclos, os triciclos, quadriciclos bem como os reboques e os semirreboques serão todos incluídos na nova lei que terá efeito a partir de dia 1 de Janeiro de 2024.
Bom dia a todos. Mais uma discussão que virou obrigatoriedade.
Vivo num país da Europa onde já há inspecção para as motas há muitos anos, e a qual se efetua de 4 em 4 anos segundo a idade do motociclos.
Eu já assisti a essa mesma inspecção e o que é controlado em nada vai contribuir para a segurança rodoviária. Control do perfil dos pneus, crontrol de luzes,número de motor e chassi, e rodarem 1 minuto com o motociclo.Não se controla estado da suspensão, fugas de óleo, estado do sistema de travagem,eventuais folgas no braço oscilante ou coluna de direcção, possível desalinhamento de chassi derivado de acidentes.
Enfim eu pergunto-me?A que serve todas estas obrigatoriedade?
A encher os cobres do estado?
Eu estou a vontade para ir a uma inspecção com a minha mota, porque está completamente original, não tenho nada a temer.
Aplaudia se contribui-se na segurança dos seus utilizadores, mas não é a inspecção que vai diminuir a sinistralidade…
Mais um imposto não chega os radares nas estradas estamos a ser assaltados, o estado tem que dar um subsídio para ajudas de custo para quem circula nas estradas porque já não ganhamos para despesa e cada vez menos.
Notícia tão pequena para questão tão grande. Em Portugal motociclismo é desporto, (basta ver o site da federação) o passeio lês a lês que parece funcionar e entreter ( parece me também da federação) e a venda de motos como fonte de dinheiro para comerciantes que vendem
tudo o que aparece e mexe. Para a cultura da moto e do motociclismo nas duas várias formas, nada dislumbro. Tanta coisa que falta fazer como nos seguros, IUC, direitos e deveres, habilitação de condução, formação e informação…. Desculpem é a minha opinião. Tenho mais que uma moto e não sou rico nem acúmulo motos tipo selos ou moedas. já tive tantas e gostei de todas. Agora vou ficar com uma só e vender as outras. É o meu protesto pessoal e faço isso por mim. Antigamente parece que havia um lápis azul, agora já temos um lápis branco. Na Europa toda temos problemas e existem já faz muitos anos estas inspeções, até nos Açores faz décadas que existem, mas por razões várias esta situação portuguesa e cansativa, vai ser má, falsa e cega.
Tenho quase 70 anos e continuo a andar diariamente de mota.
Fico muito satisfeito com esta medida, que só peca por tardia.
Uma mota é um veículo motorizado, que pode ser sempre muito perigoso se não estiver em correctas condições.
Não é um brinquedo!
Um abraço para todos os que, como eu gostam de motos.
Ricardo
Mais uma palhaçada, tal como com os carros. Onde é que se deixa a nota de €5.00?
E preocuparem-se com o estado em que as faixas de rodagem estão?
E o tipo de tinta usada nas passadeiras e traços na estrada que deveriam ser aderentes e não serem escorregadias como quase todas?
E porque após ou durante qualquer intervenção de obra na estrada , a própria fica toda suja de areia , gravilha, e ninguém é responsável?
E porquê nas estradas quando se faz alcatroamento novo , ao retirarem o velho as vias ficam semanas com o alcatrão raspado criando autenticas armadilhas para as duas rodas?……Pois é , é muito mais fácil fazer inspeções às motas do que inspecionar todos esses fatores que contribuem para a sinistralidade.
E porquê as 125 cc ficarem de fora? Deve ser porque os senhores que decidem estas coisas gostarem de dar umas voltinhas ao final de semana nas suas Scooters.
Enfim é o País em que merecemos viver , onde aceitamos tudo sem revolta.
Queremos mostrar sermos iguais aos demais ,mas só na parte do pagador de impostos e taxas …de resto somos uma Républica das Bananas e dos Bananas.
Realmente, pagar tantos impostos e inspeções da treta, e cuidados com as vias nem uma uva. Mais uma forma dos otários encherem os cofres do estado. Abram os olhos.
Mais uma lei que não passa de uma pouca vergonha ! A palavra LEI representa e deve ser ( igualdade para todos e não apenas para alguns) o que só prova que vivemos num país corrupto!
Porque é que uns têm de pagar para tirar a carta e poder circular nas estradas e outros andam em mata velhos e veículos de marcha lenta sem carta ?????
Porque é que pagamos para poder andar de mota e depois metem trotinetes nas cidades que qualquer miúdo pode pegar e andar sem ter noção de código???
Porque é que as 125cm3 vão passar a ter inspecção e as 50cm3 não têm? Não são veículos iguais aos outros ? Não andam nas mesmas estradas como as outras ?
É ridiculo é uma pouca vergonha Igualdade onde está???? Quando se quer aplicar uma lei é para todos ! Quem estiver a frente desta lei ganhe vergonha!
Também gostaria aqui de deixar o meu comentário.