Em 12 de Dezembro de 2022, a Honda Motor Company realizou uma conferência de imprensa para discutir os planos da Honda Racing Corporation para a próxima temporada de 2023. Tanto as séries e equipas de motociclismo como as de automobilismo foram tópicos de discussão, mas o tema de discussão foi aquele que os fãs das corridas provavelmente esperariam que fosse particularmente interessante.
Se há uma coisa que os observadores da Honda há muito tempo já devem ter notado, é que a empresa gosta de combinar os seus esforços onde e quando faz sentido.

A Honda tem estado envolvida nos desportos motorizados desde praticamente o início da sua existência. As corridas de motos estão no seu ADN. Em finais de 2022, a Honda tem sido muito pública acerca dos seus esforços para desenvolver veículos eléctricos em múltiplos segmentos, incluindo nas motos. Agora, a 12 de Dezembro de 2022, temos a primeira palavra oficial de que está a desenvolver activamente a tecnologia de motos eléctricas para corridas.
A Honda não forneceu muitos pormenores sobre estes desenvolvimentos, o que não é muito surpreendente. O anúncio, afinal de contas, destinava-se principalmente a discutir planos de corrida para 2023, e embora provavelmente trabalhe no desenvolvimento da(s) sua(s) máquina(s) de corrida eléctrica(s) durante o ano, provavelmente ainda não participarão em quaisquer corridas.
Eis o que Shinji Aoyama, director e director executivo sénior da Honda, disse num discurso:
“Entretanto, a Honda tem outra missão crítica a cumprir na área dos desportos motorizados. É a realização da neutralidade de carbono. A Honda já tem vindo a realizar investigação e desenvolvimento de tecnologias para a neutralidade de carbono, ao mesmo tempo que potencia proactivamente o campo dos desportos motorizados. A partir de agora, vamos reforçar ainda mais as nossas iniciativas para pôr essas tecnologias em prática nas nossas actividades de corrida. Além disso, começando com as motos, exploraremos as possibilidades de introduzir veículos electrificados em corridas reais onde competimos”.

Em qualquer caso, esperamos definitivamente saber mais sobre qualquer futura moto de corrida eléctrica que a Honda revele.