O popular modelo Dual-Sport da Honda recebe um aumento de cilindrada e revisões significativas no motor; estas alterações permitem extrair mais potência de pico e também mais binário em toda a gama de rotação. As relações de transmissão estão agora mais curtas, mas com uma 6ª mais longa; o sistema é comandado por uma embraiagem assistida/deslizante para um controlo de maior confiança na roda traseira.

A maneabilidade em todos os tipos de terrenos foi melhorada graças ao novo braço oscilante e ao quadro, que exibe agora maior flexibilidade lateral, e também à maior distância ao solo, suspensões de maior curso e posição de condução melhorada. A nova ciclística e o grafismo de cores mais apurado marcam as atualizações para o ano de 2021; o painel LCD positivo oferece maior capacidade de leitura. O peso em ordem de marcha foi reduzido em 4 kg que agora é de apenas 142 kg, contribuindo para uma melhoria de 13% na relação entre o peso e a potência.
A essência daquilo que compõe uma verdadeira moto dual-purpose há muito tempo que faz parte do ADN da Honda. No final da década de 1970, era lançada a XL250S – uma moto que podia ser genuinamente usada na estrada e que oferecia performances excelentes em off-road. Toda a gama XL que se seguiu tornou-se então uma lenda e provou que a combinação de um motor monocilíndrico a quatro tempos, económico e fácil de usar com uma componente ciclística competente criava uma moto útil, versátil e, como os condutores de todo o mundo puderam constatar, muita divertida.

Há mais de uma década, fizeram-se reuniões exaustivas com o Dept. de R&D da Honda sobre a criação de uma nova moto dual-purpose. A longa história da empresa – na competição off-road e em motos off-road – revelou ser muito útil para o desenvolvimento deste tipo de modelo.
Em primeiro lugar estavam as solicitações dos clientes. Apesar de alguns condutores prezarem elevadas prestações off-road, havia muitos outros que valorizavam a facilidade de utilização, a funcionalidade e a conveniência. Para os ambientes urbanos durante a semana, a moto teria de robusta e prática, mas com um estilo off-road e de “tecnologia de ponta”. Mas, quando chegasse o fim de semana, a mesma moto tinha de conseguir ir onde o seu condutor pudesse querer ir, seja em estrada ou fora dela.

A equipa de desenvolvimento sempre olhou para esta nova moto dual-purpose da Honda com uma perspetiva global. A moto teria de ter não apenas um motor potente e económico, mas também uma componente ciclística muito abrangente e capaz. E, acima de tudo, teria de ser acessível, com alta qualidade e excelente relação custo/benefício, com reduzidos custos gerais de manutenção a serem uma prioridade.
A CRF250L, lançada em toda a Europa em 2012, revelou ser exatamente essa moto. E os engenheiros da Honda acertaram na fórmula. A CRF250L provou ser uma plataforma base muito frutífera que, para além de originar uma versão RALLY*, desfruta de um sucesso de vendas consistente em todo o mundo.

No entanto, o tempo passa e agora chegou a nova CRF300L de 2021 – mais leve, mais potente e com uma série de melhorias de pormenor. É exatamente a moto “faz tudo” e dual-purpose que a CRF250L era. Só que duma forma ainda mais marcada.
Generalidades do modelo
Agora com 286 cm³, o motor da nova CRF300L produz mais 10% de potência de pico, 20,1 kW às 8.500 rpm e 18% mais de binário máximo, 26,6 N·m, às 6.500 rpm. A distribuição da admissão foi revista, juntamente com a admissão de ar e com o sistema de escape; estas alterações permitiram obter um binário e uma potência a média rotação muito mais fortes. As mudanças, entre 1ª e 5ª, são mais curtas, para melhores respostas; a 6ª é mais alta e permite obter velocidades de cruzeiro elevadas e mais descontraídas. Agora, o sistema de embraiagem assistida/deslizante gere melhor a roda traseira quando se engrena uma redução forte e pesa menos 20% na manete.

O quadro de aço é também uma unidade redesenhada que, juntamente como braço oscilante em alumínio e a forquilha inferior, é o principal contribuinte para o aligeirar de 4 kg no peso da CRF; a moto apresenta ainda revisões no equilíbrio da rigidez, oferecendo melhor feedback e sensibilidade ao condutor. Em conformidade, a geometria da direção foi ajustada ao pormenor, juntamente com o maior curso da suspensão dianteira/traseira e a maior distância ao solo.
A parte ciclística melhorada apresenta um depósito e um banco mais estreitos, bem como um novo painel LCD positivo. A posição de condução também foi alterada para melhorar a já fantástica capacidade de manobra, um aspeto fundamental na condução off-road, mas com a mesma utilidade em cidade.

Caraterísticas Principais
Motor
- Motor de maior cilindrada, agora com 286 cm³ e mais 1,9 kW e 4 N·m
- Relações de transmissão revistas para acelerações mais fortes e velocidade de cruzeiro mais alta
- Embraiagem assistida deslizante com menos 20% de carga na manete
Ciclística
- Melhor maneabilidade e agilidade em todos os tipos de terreno, graças às atualizações muito abrangentes
- Redução significativa no peso devido ao novo quadro e braço oscilante
- Revisão ao nível do equilíbrio entre quadro e braço oscilante, agora com maior altura ao solo
- Suspensões de curso mais longo
Estilo & equipamento
- Ciclística mais leve e mais esguia, inspirada na CRF de competição
- Posição de condução melhorada para um controlo mais natural
- Painel de instrumentos LCD positivo, para uma leitura ainda mais fácil
Acessórios
Os acessórios exclusivos para a CRF300L incluem uma top case de 38 litros, um suporte e fixações para o porta-bagagens traseiro, bem como uma proteção para o cárter do motor.
Especificações técnicas

MOTOR | |
Tipo | Motor monocilíndrico, DOHC, arrefecido por água |
Cilindrada (cm³) | 286 cm³ |
Nº de válvulas | 4 |
Diâmetro ´ Curso (mm) | 76,0 x 63,0 |
Relação de compressão | 10,7 : 1 |
Potência máxima | 20,1kW/8.500 rpm |
Binário máximo | 26,6Nm·m/6.500 rpm |
Capacidade de óleo | 1,8 litros |
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL | |
Alimentação | Injeção eletrónica de combustível PGM-FI |
Capacidade do depósito de combustível | 7,8 litros |
Consumos | 3,09 l/100 km (32,3 km/l) |
Emissões de CO2, WMTC | 73 g/km |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Capacidade da bateria | 12 V-7 AH |
TRANSMISSÃO | |
Tipo de embraiagem | Embraiagem húmida, assistida/deslizante, discos múltiplos |
Tipo de caixa | 6 velocidades |
Relação de transmissão final | Por corrente |
QUADRO | |
Tipo | Berço semi-duplo, em aço |
CICLÍSTICA | |
Dimensões (C x L x A) | 2.230 x 820 x 1.200 mm |
Distância entre eixos | 1.455 mm |
Ângulo da coluna da direção | 27,5° |
Eixo de arraste (trail) | 109 mm |
Altura do banco | 880 mm |
Altura ao solo | 285 mm |
Peso em ordem de marcha | 142 kg |
Raio de viragem | 2,3m |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Forquilha telescópica USD, 43 mm |
Traseira | Sistema Pro-link |
JANTES | |
Roda Dianteira | Alumínio, de raios |
Roda Traseira | Alumínio, de raios |
Pneu dianteiro | 80/100-21M/C 51P |
Pneu traseiro | 120/80-18M/C 62P |
TRAVÕES | |
Tipo de ABS | ABS de 2 canais |
Travão dianteiro | Disco de 256 x 3,5 mm com pinça de dois êmbolos |
Travão traseiro | Disco de 220 x 4,5 mm com pinça de um êmbolo |
INSTRUMENTOS E SISTEMA ELÉTRICO | |
Instrumentos | LCD |
Farol | Lâmpada |
Farolim | Lâmpada |