A Honda deu mais um passo em direcção à revelação oficial do seu novo modelo adventure com o registo do seu nome completo, a Honda XL750 Transalp.
Os rumores da Honda de volta à classe de peso médio ADV têm sido frequentes há já alguns anos, com a confirmação de uma marca registada do modelo Transalp para chegar durante os primeiros meses de 2021.
No entanto, enquanto a conversa inicial descrevia o modelo – que concorrerá com a Yamaha Tenere 700 e a Aprilia Tuareg 660 – com cerca de 850cc e baseada no modelo da Africa Twin, é possível que a Honda tenha adiado a sua estreia para, em vez disso, a desenvolver a partir do seu modelo de 750cc.

O novo motor bicilíndrico está preparado para fazer a sua estreia tanto na Transalp como na Hornet, uma nova roadster lançada diretamente na Yamaha MT-07, Triumph Trident 660 e Kawasaki Z650. Tendo sido apresentado numa série de esboços e teasers, a Hornet – que se espera ser conhecida mais formalmente como a CB 750 S – está muito bem encaminhada para a sua estreia mundial na exposição EICMA de Milão, em Novembro.
Contudo, há cada vez mais conversas a que se poderia juntar no palco principal a nova Transalp, depois de a Young Machine ter descoberto documentos que confirmam a sua marca registada XL750 Transalp. Decidindo-se contra o conceito CRF750L que a alinharia com o motor bicilíndrico da África Twin, a XL750 Transalp é um renascimento completo do nome dado ao modelo adventure de mais recente da Honda, que abandonou as listas de preços em 2012.

Originalmente lançada em 1985, a XL750 foi inspirada pelo sucesso da Honda no Rally Paris-Dakar.
Assim como a Hornet e a Transalp, a Young Machine indicou anteriormente que a plataforma 750 poderia gerar um total de quatro modelos, incluindo uma “Hawk 75” e uma moto desportiva CBR750R(R) que poderia levar a Honda a regressar à série “Supersport” que dominou entre 2002 e 2010.