De Chongqing, na China, chega um modelo muito idêntico à Honda Africa Twin. Trata-se de um modelo emblemático da HJMoto e chama-se HJ500-8, também conhecida como Dahaidao 500. O conceito é o de uma Adventure inspirada na moto de dois cilindros do fabricante japonês, mas com uma cilindrada reduzida para mais de metade, em linha com as exigências do mercado oriental.
Nada de extraordinário do ponto de vista mecânico, o motor da HJ500-8 é o bicilíndrico amplamente utilizado pela Loncin na China. Este motor também está instalado num modelo de referência da Honda, especificamente a CB 500.

Refrigeração líquida, injecção electrónica de combustível e uma potência máxima de 48 cv (35 kW) às 8.500 rpm e 43 Nm de binário máximo às 7.500 rpm. Características técnicas que não devem ser subestimadas, pois também a tornariam atractiva para o mercado europeu – se alguma vez chegasse – especialmente para os motociclistas com carta A2.
Apesar de tudo, há uma característica pouco comum nestes modelos. A HJ500-8 tem dois depósitos de combustível, cada um com uma capacidade de 20 litros. O segundo depósito, localizado na parte traseira da moto, parece ter sido retirado dos modelos F da BMW. Assumindo um consumo de combustível de cerca de 4 litros aos 100 km, que é a média para este tipo de motor com injecção de combustível Bosch, isto permite uma autonomia de cerca de 1.000 km, um valor importante.


Na China, parece que também trabalharam no peso desta enduro, 208 kg em ordem de marcha, incluindo assim os 40 litros de combustível. A empresa não se diferenciou no design, inspirado na Africa Twin, nem nos grafismos laterais (as letras GS parecem ter um tipo de letra muito semelhante ao da BMW). No entanto, o design é totalmente independente.
O curso da forquilha dianteira é generoso, cerca de 170 milímetros, sem ter em conta a altura do assento, 88 centímetros. As rodas são 21 à frente e 18 atrás, nas quais estão montados pneus 90/90 à frente e 150/70 atrás, respectivamente. De acordo com as imagens, seria possível montar uma roda dianteira mais pequena, de 19 polegadas. O sistema de travões conta com discos duplos à frente da J.Juan. Um belo ecrã a cores de 7 polegadas com função de ecrã táctil e duas câmaras montadas na frente e na traseira da moto completam o conjunto.

Espera-se que a Hengjian HJ500-8 Dahaidao chegue em breve à China com um preço de cerca de 4.800€. Dependendo da variante e do equipamento, o preço poderá ir até um máximo de 5.200€. É quase certo que não chegará à Europa; se chegar, será sem a inscrição GS, por razões óbvias.
Estes chineses são ridículos
Ridículos são os clientes dos chineses.