Com 95% de novos componentes, a gama KTM EXC de 2024 chega para criar impacto imediato. Com um quadro, suspensão, uma carenagem totalmente nova, faróis LED e uma tecnologia de topo de gama, a última geração de máquinas de Enduro da KTM está preparada para aceitar qualquer desafio.
Começando pelo quadro novo, hidroformado, oferece novos parâmetros de flexão longitudinal e torcional para um feedback mais assertivo ao condutor. Na dianteira, as gamas da KTM EXC e EXC-F apresentam uma nova forquilha da WP XACT de 48 mm, com um novo conceito de pistão de válvula intermédia que otimiza o fluxo de óleo. Para completar o sistema de suspensão totalmente ajustável, encontramos um amortecedor na traseira da WP XPLOR PDS.

Um subquadro de 2 peças totalmente novo e leve, proporciona uma excelente manobrabilidade e feedback ao condutor, bem como uma robustez notável. Todos os componentes electrónicos, incluindo uma nova Unidade de Controlo Offroad, estão totalmente integrados no subquadro para um acesso fácil e uma protecção melhorada.
A gama KTM EXC 2024 beneficia ainda de uma nova carenagem em toda a sua extensão. Esta foi desenvolvida com o contributo das equipas Red Bull KTM Factory Riders.


Um novo design do guarda-lamas dianteiro para evitar que a sujidade e a lama atinjam o condutor ou os radiadores, enquanto que os novos depósitos de combustível em polietileno transparente (XPE) de 8,3 L a 4 tempos e de 8,9 L a 2 tempos, para uma fácil monitorização do nível de combustível, completam o conjunto da carenagem.
A monitorização da electrónica é cortesia de uma UCO totalmente independente sob o banco, que substitui a utilização de fusíveis electrónicos. Em caso de falha de qualquer componente eléctrico, as saídas são desactivadas individualmente, sendo o estado de erro de cada unidade indicada por uma luz LED vermelha ou verde. Isto facilita e acelera a resolução de problemas durante o percurso.


Um efeito secundário benéfico da nova injecção electrónica de combustível e da ECU é a implementação do novo controlo electrónico de escape, que permite dois mapas de motor diferentes, seleccionáveis através de um interruptor Map Select opcional.
A gama de modelos a 4 tempos oferece a oferta mais completa de modelos. Todos os modelos da gama de 4 tempos beneficiam de motores vencedores da sua classe, concebidos para fornecer um binário significativo em baixas rotações com uma potência explosiva em RPM mais elevadas.



Um centro de gravidade melhorado foi conseguido inclinando o motor 2° para trás e reposicionando a roda dentada dianteira 3 mm mais abaixo, para um manuseamento e manobrabilidade consideravelmente melhorados.
A KTM EXC-F 2024 também estreia a adição opcional do Controlo de Tracção e, pela primeira vez numa máquina de enduro, a função Quickshifter. Esta última permite passagens de caixa sem embraiagem da 2ª à 6ª velocidade, permitindo aos condutores manterem o acelerador aberto enquanto passam pelas mudanças para um melhor controlo. Estas funções podem ser activadas ou desactivadas através de um interruptor Map Select opcional e recentemente concebido.



Para mais informações pode consultar o site oficial da KTM.