As scooters, eléctricas, são normalmente a escolha de transporte de duas rodas para as pessoas que vivem em cidades urbanas. Para começar, são extremamente práticas, uma vez que são fáceis de conduzir e têm um carácter de “twist-and-go”. Para além disso, são geralmente muito baratas de comprar e manter, e tendem a ser muito eficientes no que diz respeito ao consumo de combustível. Além disso, as scooters eléctricas tendem a oferecer uma grande autonomia entre carregamentos.
Por falar em scooters eléctricas, é claramente a escolha ideal para quem procura uma mobilidade sustentável e prática. Albert Ebenbichler, um designer e engenheiro mecânico da Alemanha, é um aficionado por scooters que achava que a arrumação debaixo do assento das scooters não tinha capacidade suficiente. Por isso, à boa maneira alemã, decidiu desenhar e conceber a sua própria scooter eléctrica – uma que se foca na utilidade e na “alegria do transporte”, também conhecida como FAT. Denominada Fat Albert, a scooter tem um compartimento de arrumação de dimensões consideráveis, de tal forma que poderia ser descrita como um compartimento de arrumação com rodas e com um motor eléctrico.

Aqueles que estão familiarizados com as malas de viagem em que se pode andar no aeroporto serão certamente capazes de estabelecer algumas semelhanças com a scooter Fat Albert. Neste caso, a scooter tem um total de 70 l de capacidade de arrumação, de tal forma que podem ser guardadas duas malas no seu interior. Dito isto, o armazenamento adicional é feito à custa de alguma acessibilidade, uma vez que a Fat Albert perde o design do quadro da scooter. Em vez disso, terá de passar uma perna por cima da scooter, como faria com uma mota convencional. Mas não se preocupe, pois a altura do assento da scooter é suficientemente baixa, mesmo para os condutores de baixa estatura.
Em termos de desempenho, a Fat Albert tem um motor eléctrico de três kW que atinge os 4 cv de potência. Deverá atingir uma velocidade máxima de cerca de 45 km/h, o que a classifica como um veículo que pode ser conduzido por titulares de cartas de condução normais da Classe B, bem como por titulares de cartas de condução da Classe A com idades entre os 15 e os 16 anos. A tecnologia da bateria consiste num par de baterias de 60 volts e 20 amperes-hora, que oferecem uma autonomia total de 120.7 km com um único carregamento. São necessárias cerca de quatro horas para carregar totalmente as baterias através de uma tomada doméstica normal.

Curiosamente, Albert Ebenbichler e a sua scooter Fat Albert foram nomeados para o Prémio Alemão de Inovação 2023. O modelo básico, que deverá ser vendido por 4.970€, deverá ser entregue a partir de Junho de 2023.