A empresa italiana reentrou na Europa graças a uma parceria com a Yamaha, que renovou a vida da marca italiana, a Fantic.
O modelo acabado de sair do Rally Dakar da Fantic, a XEF 450 Rally está agora disponível como modelo de produção com duas versões, a versão Standard e Factory e espera-se que cheguem ao mercado em Novembro de 2022.

A começar pela Rally XEF 450, que é o modelo standard, os novos modelos são fabricados com base na Yamaha WR 450, que inclui um motor monocilíndrico de 450cc, uma estrutura de alumínio de dois espelhos e suspensão KYB. No entanto, durante dois anos de desenvolvimento da XEF, a Fantic utilizou realmente o motor e o quadro como ponto de partida e acrescentou várias melhorias e peças únicas concebidas para satisfazer as necessidades dos utilizadores mais exigentes.
Por exemplo, dois depósitos de combustível, um posicionado centralmente por baixo do assento da moto e outro dividido e colocado lateralmente, juntos os dois depósitos levam 30 L de combustível. Além disso, um protetor de kevlar de carbono envolve as laterais do motor e dos depósitos para os proteger no caso de uma queda inevitável. O motor e o sistema de escape Arrow são protegidos pelos mesmos protetores Kevlar de carbono, que também acrescentam um lado mais desportivo à carenagem da moto.

A Fantic instalou uma suspensão KYB especialmente afinada que é completamente ajustável à frente e atrás. A forquilha de 48 mm tem 310 mm de curso da roda, enquanto que o amortecedor na traseira proporciona 300 mm de curso da suspensão. A Moto-Master fornece os travões, que consistem num disco hidráulico de 300 mm à frente e um disco hidráulico de 245 mm atrás. O ecrã Rally Screen de sete polegadas é sem dúvida uma das características mais notáveis do modelo Rally. Para além de fornecer a informação standard necessária para a condução diária, é também resistente ao impacto, e configurado para tornar os roadbooks digitais.

A edição “Factory”, que é o modelo especial com apenas 50 unidades produzidas, é a mais cara e a mais exclusiva. O painel em aço e alumínio dos condutores, que contém o livro de estrada e um dispositivo trip master, faz parte do equipamento da edição especial da moto. A edição Factory distingue-se facilmente da Rally standard graças às suas pinças triplas vermelhas, que eram componentes feitos pela CNC. Em contraste, o modelo standard tem os componentes de cor preta.

O sistema de escape da edição Factory é todo em titânio feito à medida pela Arrow e retira 1,50 kg ao modelo. A fábrica Motori Minarelli em Bolonha, Itália, atualmente propriedade da Fantic, produz cada moto da Rally XEF 450 à mão. Embora os preços não tenham sido revelados, as estimativas cFonte:https://www.motonline.com.brolocam o preço nos 16.740€ para a edição Standard e 24.240€ para a edição Factory.