Acostumados a encontrar modelos de estilo “vintage”, associados à sua dilatada história de sucessos que remonta a 1948, a F.B Mondial rompe com esta tendência e apresenta como novidade uma naked desportiva de estética futurista, cujos traços são assinados pelo designer Rodolfo Frascoli.
A F.B Mondial habituou-nos a motos de estilo “neo-retro”, evocando as protagonistas dos 10 Campeonatos Mundiais de Velocidade conquistados desde a fundação da marca pelo Conde Giuseppe Boselli em 1948, mas agora surpreende-nos com esta Piega 125, que muda radicalmente de estilo para nos mostrar uma naked desportiva, de recorte até mesmo futurista.

Por detrás desse desenho original, acertado e ousado, está o italiano Rodolfo Frascoli formado no estúdio Marabese Design, que se converteu num prolífico designer independente, responsável por dar forma aos modelos da Triumph e que se deu a conhecer a nível mundial com o restyling da Suzuki Katana de 2019, cujas linhas têm algumas similaridades com a cúpula desta Piega.
A traseira é puro minimalismo, dando uma nítida sensação de leveza ao terminar no extremo posterior do assento do passageiro e prescindindo de guarda-lamas que o continue.

Para efeitos legais e para dar suporte à matrícula e aos piscas traseiros (de funcionamento sequencial, como os dianteiros), dispôs-se uma estrutura fixa somente ao extremo direito do braço oscilante, que situa este elementos a maior altura que o habitual e em posição quase vertical. Por seu lado, o farolim traseiro em LED dissimula-se mesmo por baixo do assento do passageiro.
Nesta interminável lista de elementos que chamam a atenção encontra-se o braço oscilante assimétrico: do lado esquerdo mostra um reforço que serve também de apoio à cobertura da corrente e guarda-lamas traseiro junto à roda, enquanto o lado direito adota uma curvatura tipo “banana” para dar espaço à saída de escape.

Para o propulsor, como é habitual na gama 125 cc da F.B Mondial, recorre-se a um potente motor Piaggio de refrigeração líquida com cabeça de dupla árvore de cames (DOHC) e quatro válvulas, com caixa de seis velocidades, que declara como valores máximos sob a homologação Euro 5 de 14,28 CV de potência e 11,0 Nm de binário.
A nível de suspensões, a Piega 125 volta a estar muito bem dotada, dispondo no trem dianteiro de uma forquilha invertida com bainhas anodizadas em dourado, que oferecem um curso de 114 mm, enquanto no trem posterior se recorre a um monoamortecedor hidráulico, que proporciona 43 mm de curso.
As jantes de liga leve de 17 polegadas calçam largos pneu de 110/70 à frente e 140/70 atrás, equipando, respetivamente, discos de 300 mm e 218 mm, com as suas correspondentes pinças de quatro pistões opostos com fixação radial e pistão simples na roda traseira. O funcionamento dos travões conta de série com sistema de anti bloqueio ABS com modulador de dois canais independentes.

A instrumentação reúne toda a informação num ecrã TFT a cores de grande tamanho, com duas visualizações diferentes: clássica, com conta-rotações e níveis de gasolina e temperatura concêntricos com o número do velocímetro, e desportiva, dando mais importância ao conta-rotações, com a zona útil de rotações (a partir das 5.500 rotações) na horizontal.
A partir de agora, a nova F.B Mondial Piega 125 será uma opção muito competitiva para ter em conta na tecnológica categoria das naked desportivas, tanto pelo seu rendimento e comportamento como pelo seu design. Este modelo estará disponível a partir de finais de setembro, ao preço de lançamento de 4.649 € (IVA incluído). A Piega é disponibilizada em duas cores: Factory (prata/jantes azuis) e Magnesium (negro/jantes magnésio).
Para mais informações pode consultar o site oficial da marca italiana.