A três provas do final do campeonato, Gelnica, na Eslováquia, recebe a 5ª ronda do WPTGlobal FIM EnduroGP World Championship. com o piloto da GasGas Factory Racing Team, Andrea Verona, a querer manter a liderança do campeonato, numa prova que conta com o regresso de vários pilotos (até então lesionados), com especial destaque para Josep Garcia.
As provas deste fim de semana irão decorrer em Gélnica, na Eslováquia. Estão inscritos 130 atletas e 10 equipas de fábrica (Red Honda, KTM, Husqvarna, Beta, GasGas, TM, Sherco, Fantic, Yamaha e Rieju). Com a ausência de pilotos portugueses nesta prova, Gonçalo Reis, continua a liderar o campeonato do mundo na sua classe, Open 2Stroke.

A organização do circuito mundial tem sido elogiada por atletas, marcas em prova, autoridades locais e responsáveis federativos. Carla Alvarenga, CEO da Prime Stadium, reconhece que tem sido um percurso duro, mas muito gratificante: “Sabíamos que era um desafio difícil, no entanto estamos muito contentes com o decorrer do campeonato e com o feedback positivo de todos os stakeholders. É um motivo de orgulho, mas também uma responsabilidade acrescida, o que, na verdade, nos motiva ainda mais. Há melhoramentos a fazer, como há sempre, todavia com a certeza de que vamos manter o nível sempre elevado, como até aqui.”
A prova é organizada pela empresa portuguesa Prime Stadium (que garantiu a organização do circuito até 2031) sob a égide da FIM – Federação Internacional de Motociclismo.