Shoei NXR 2: Renovação muito aguardada

Fonte: Shoei Media

O modelo NXR da Shoei tem sido uma das referências dos capacetes Sport Touring e um dos capacetes de maior sucesso nos últimos anos. Agora, a marca japonesa renova o NXR, mantendo todas as características que fazem deste modelo um capacete muito polivalente.

Fonte: Shoei Media

As maiores diferenças estão no exterior, com um desenho diferente da calota, assim como na viseira e no sistema de ventilação. No departamento da segurança, o NXR 2 é um dos primeiros capacetes a estar no mercado com as novas normas de homologação ECE 22/06 – normas essas muito exigentes no capítulo da segurança.

Fonte: Shoei Media

O capacete está também mais leve que o seu antecessor – pesando agora cerca de 1300 gramas, menos 40 gramas que a versão anterior – e é fabricado com um composto denominado pela Shoei por AIM (Advanced Integrated Matrix), constituído por seis diferentes tipos de fibras, tornando assim o capacete altamente resistente ao impacto, mantendo um baixo peso.

Fonte: Shoei Media

No interior da calota, o NXR 2 está dividido em duas partes diferentes, de forma a absorver melhor e de forma mais gradual, a energia em caso de impacto. Este novo modelo está disponível em quatro tamanhos de calota diferentes, o que permite maior adaptação e conforto de todos os utilizadores.

Fonte: Shoei Media

A viseira também foi alvo de renovações, contanto agora com menor espessura (sem comprometer a resistência) e um sistema de abertura central – o que permite que seja exercida menor pressão e desgaste no mecanismo associado ao fecho e abertura da mesma. Os defletores laterais permitem também reduzir a turbulência na viseira, melhorando a visibilidade. O Pinlock vem incluído na caixa e cobre quase toda a viseira.

Fonte: Shoei Media

Num capacete Sport Touring a ventilação é muito importante e a Shoei não se esquece disso. Existe uma entrada de ar na zona do queixo e duas na parte superior da calota, contando ainda com uma entrada de ar superior na zona central, agora divida em dois. A saída de ar mantém única na traseira – semelhante ao NXR original – mas com maior dimensão relativamente à geração anterior. Tudo isto permite uma melhor circulação de ar e uma maior eficiência aerodinâmica. Ainda assim, a Shoei afirma que o NXR 2 se mantém um capacete bastante silencioso.

Fonte: Shoei Media

E como conforto e Shoei, são duas palavras que estão diretamente associadas, a marca japonesa redesenhou todas as almofadas interiores do NXR 2, tornando assim o capacete mais confortável e com melhor ajuste a cada utilizador – com os quatro diferentes tamanhos de calota a serem preponderantes neste departamento. Este modelo vem preparado para ser equipado com intercomunicador e também com um sistema de extração de emergência. Os forros são todos removíveis e laváveis.

Fonte: Shoei Media

Estando inserido no segmento Sport Touring, podíamos esperar a integração de uma viseira solar, no entanto, a existência do modelo GT Air seria posta um pouco em causa se o novo NXR 2 estivesse equipado de forma quase idêntica. A Shoei quer manter-se como referência no segmento e o NXR 2 promete causar dores de cabeça à concorrência. O PVPR é de 479.00€ para a versão preto brilhante, com o preço a ser superior em decorações mais elaboradas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like