A Dunlop revelou detalhes do novo RoadSmart IV para 2022, o seu mais versátil pneu sport-touring até ao momento.

O RoadSmart IV utiliza uma combinação de tecnologias inovadoras da Dunlop para dar origem a um pneu com múltiplas qualidades. O objetivo da Dunlop é estabelecer novos padrões, em termos de comportamento, estabilidade, aderência em piso molhado e quilometragem, em todo o amplo espetro de motos e estilos de condução no segmento sport-touring.

Para lá do sport-touring: um pneu sem limitações

O segmento sport-touring tornou-se incrivelmente diversificado, dado que os tipos de motos acabam por sobrepor-se. Roadsters naked, conceitos crossover, motos de aventura de vocação estradista e motos hyper-naked, bem como as tradicionais sport-tourer, foram todas contempladas no âmbito da conceção do RoadSmart IV. 

A Dunlop viu este alargamento do segmento como uma oportunidade para criar uma geração totalmente nova do RoadSmart. O qual teria que satisfazer as necessidades dos que efetuam, essencialmente, deslocações pendulares, dos viajantes de longa distância e dos motociclistas que utilizam a sua moto para divertir-se aos domingo de manhã, a ritmo mais inrenso. O processo de conceção foi moldado pela pesquisa da Dunlop. Os motociclistas pretendiam um pneu que pudesse oferecer um equilíbrio perfeito entre uma excelente performance em piso seco e uma excecional aderência em piso molhado, um comportamento neutro e estável, e que proporcionasse um desempenho consistente mesmo após ter percorrido vários milhares de quilómetros. Desta súmula nascia o RoadSmart IV.

Ampla gama e duas especificações distintas

O Dunlop RoadSmart IV foi desenvolvido para equipar 17 das 20 motos mais vendidas na Europa. Desde utilizadores estradistas de motos de aventura, como a BMW R1250GS, de crossovers, como a Yamaha Tracer, de roadsters, como a Yamaha MT ou as gamas Kawasaki Z, ou de motos touring de maior porte, a equipa de desenvolvimento da Dunlop centrou-se em criar um pneu incrivelmente versátil.

Nas medidas mais populares (120/70ZR17 na frente; 180/55ZR17 e 190/55ZR17 atrás), a Dunlop desenvolveu duas versões distintas do RoadSmart IV. A variante SP está otimizada para máquinas de estrada mais leves e desportivas, ao passo que a variante GT foi apurada para proporcionar uma maior destreza em termos de comportamento a motos touring de maior porte.  

Tecnologias para levar as sport touring ao nível sequinte

Todas as variantes do RoadSmart IV contam com um conjunto de tecnologias patenteadas pela Dunlop, com o inovador composto que incorpora quatro resinas de aderência totalmente novas, e a aplicação JointLess Tread para as medidas mais importantes, a encabeçar uma série de tecnologias e caraterísticas.

Filosofia Just Ride

Luca Davide Andreoni, Diretor de Marketing da Dunlop Europa: “A nossa pesquisa disse-nos que os motociclistas centrados numa utilização em estrada pretendiam uma excelente aderência em piso molhado, uma boa quilometragem e um comportamento que inspirasse confiança. Ao reunirmos uma gama de tecnologias, criámos um pneu que pode satisfazer as exigências de um leque incrivelmente diversificado de motociclistas e máquinas. A Dunlop tem uma filosofia Just ride, de proporcionar aos motociclistas uma aderência e uma proteção incomparáveis, permitindo-lhes ter a confiança para se centrarem no prazer de utilização. Ao aplicarmos esta mentalidade, criámos um novo nível de pneus com o RoadSmart IV. É um pneu sport-touring que vai bem para além do segmento sport-touring”.

O nível de topo de uma vasta gama

O Dunlop RoadSmart IV estará posicionado na gama da Dunlop acima do vencedor de testes RoadSmart III. Esse pneu venceu diversos prémios, incluindo uma classificação ‘Recomendado’1 pela revista RIDE do Reino Unido, e um resultado de quilometragem superior do Centro de Testes da Motorrad2 da Alemanha. Estes resultados em testes sublinharam o foco na quilometragem e na durabilidade ‘mais forte durante mais tempo’, da Dunlop, que prossegue com o RoadSmart IV.

Com uma gama de 21 medidas e 24 referências SKU, o RoadSmart IV eleva a gama completa de pneus sport-touring RoadSmart da Dunlop para mais de 40 medidas, cobrindo mais de 700 modelos e 97% do segmento de pneus vradiais.

  • RiDE, teste de maio de 2020.
  • Por comparação com a performance media de Michelin Pilot Road 4 GT, Bridgestone T30 Evo, Pirelli Angel GT. Testado pelo Centro de Testes da Motorrad em novembro de 2015.
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like