MotociclismoMotociclismo
  • Noticias
  • Ensaios e Comparativos
  • Motos
    • Desportivas
    • Naked
    • Adventure
    • Touring
    • Custom
    • Neo-Clássicas
    • 125cc
    • Scooters
    • OffRoad
    • Elétricas
    • Preparações
  • Equipamentos
  • Peças e Acessórios
  • Dicas e Conselhos
  • Marcas
  • Loja
Reading: Ensaio Zero S – as aparências iludem
0

No products in the cart.

Aa
MotociclismoMotociclismo
0
Aa
  • Noticias
  • Ensaios e Comparativos
  • Motos
    • Desportivas
    • Naked
    • Adventure
    • Touring
    • Custom
    • Neo-Clássicas
    • 125cc
    • Scooters
    • OffRoad
    • Elétricas
    • Preparações
  • Equipamentos
  • Peças e Acessórios
  • Dicas e Conselhos
  • Marcas
  • Loja
Have an existing account? Entrar
Siga-nos
© Motociclismo. Todos os direitos Reservados
Motociclismo > Ensaios e Comparativos > Ensaio Zero S – as aparências iludem
Ensaios e Comparativos

Ensaio Zero S – as aparências iludem

Motociclismo
Last updated: 2022/12/05 at 12:52 PM
Por Motociclismo 8 Min Read
Partilhe
Fonte:motociclismo
Partilhe

A Zero Motorcycles, nascida nos Estados Unidos, foi talvez a primeira marca totalmente dedicada a motos elétricas a conseguir conjugar performance com uma boa autonomia. A Zero S pode aparentar tudo menos performance, mas não se deixem enganar.

TEXTO: João Fragoso / FOTOS: Rui jorge

Advertisements

A Zero S faz parte da gama naked da Zero Motorcycles, e é o modelo de entrada da mesma.Com uma potência máxima de 44 Kw, o que equivale a 59 CV (às 5.800 rpm), esta moto tem a capacidade de criar emoções fortes nas acelerações. Quando olhamos para uma moto a combustão de 60 cv, naturalmente esperamos que seja rápida, mas posso garantir que nenhuma acelera como esta naked. A forma imediata como o acelerador comunica com omotor elétrico, proporciona sensações muito semelhantes ao motor de combustão com odobro da potência desta Zero. A velocidade máxima é de 139 km/h, mas há forma de levar a Zero S até aos 170 km/h. Falaremos disso mais à frente. A autonomia, como é habitual em qualquer veículo elétrico, varia bastante mediante a forma como utilizamos o acelerador. O mesmo acontece nas motos a combustão, naturalmente, mas numa moto elétrica as variações têm intervalos menos simpáticos. Ainda assim, não podemos dizer que a Zero nos forneça números distantes da realidade. Numa condução citadina e em estradas mais abertas, conseguimos facilmente realizar mais de 150 km com a bateria totalmente carregada. Já em vias rápidas ou auto estrada, mesmo a 120 km/h, a bateria diminui quase 1% a cada quilómetro realizado. Fruto do segmento onde se insere, a Zero S não possui qualquer proteção aerodinâmica, o que não facilita o trabalho deste motor na poupança de bateria. O tempo de carga é de aproximadamente 9h, com o carregador de 1.3 kW fornecido de série. Contudo, é possível colocar o que a marca chama de power tank, o que aumenta a autonomia em cerca de 50 km e diminui o tempo de carga para 1h30, com ocarregamento rápido de 6 kW. A desvantagem deste sistema é o seu preço. Acresce-se sensivelmente 3 mil euros ao valor base da Zero S, o que não pode ser considerado de todo um valor simpático sabendo que a moto tem um valor a partir de 17.100 €.

Conjunto convincente

É comum as motos elétricas possuírem grandes acelerações, devido à facilidade do motor elétrico transmitir de forma praticamente imediata a potência para a roda traseira. Mas a verdade é que nem sempre o restante conjunto corresponde ao que o motor oferece.Podemos dizer que a Zero Motorcycles não foi poupada neste departamento, e ainda bem.A Zero S vem equipada com uma suspensão dianteira invertida Showa de 41 mm,totalmente regulável, e um monoamortecedor, também ele Showa e totalmente regulável,com curso de 161 mm. Em estradas de mau piso o comportamento é bastante assertivo,sendo raras as situações em que a moto se torna desconfortável. Isto falando apenas da suspensão, uma vez que o banco não podemos afirmar, de forma alguma, que seja confortável, bem pelo contrário. Já numa condução mais empenhada a Zero S mostrou-se uma naked bastante desportiva. Os pneus que equipam esta moto de série são os Pirelli Diablo Rosso, que apesar de serem uns pneus com uma excelente aderência e um carácter desportivo, mereciam estar equipados numas jantes com medidas mais generosas. Todo oconjunto da Zero S “pede” pneus de perfil mais largo e alto, olhando para o tipo de condução que esta moto nos permite realizar. Os travões da Zero S também poderiam ter sido alvo de uma maior atenção por parte da marca americana. A moto conta com um sistema de travagem J.Juan, com um disco de 320 mm na dianteira e um disco de 240 mm na traseira. E se o travão traseiro se mostra bastante mordaz, já o dianteiro requer alguma força para que se sinta a sua atuação de forma séria. Não podemos dizer que a Zero S travemal de modo algum, mas tendo em conta a potência e a rapidez com que chega a determinadas velocidades, seria importante uma melhoria neste departamento. Os seus 185 kg não são qualquer problema em ambiente urbano e numa condução relaxada. Apenas é necessária alguma cautela em ritmos mais fortes, onde começa a ser notório mais peso no eixo dianteiro, devido ao posicionamento da bateria.

Tecnologia suficiente

No início referimos que era possível colocar a Zero S a atingir uma velocidade de 170 km/h.Para isso a Zero Motorcycles disponibiliza uma aplicação e um painel com ligação Bluetooth ao telemóvel, permitindo assim aceder a um modo custom, onde conseguimos configurar a velocidade máxima, binário disponível, regeneração de energia e consultar vários dados da moto, como consumos energéticos e muito mais. É importante ter em conta que, optando pelo modo custom a bateria vai desaparecer a uma velocidade alucinante. De série e no painel LCD desta versão, encontramos dois modos distintos, o modo Eco e Sport. Como os nomes indicam, o modo Eco está pensado para uma condução mais económica, oferecendo maior regeneração de energia e menos potência disponível, limitando a velocidade máxima 110 km/h. No modo Sport, apesar da menor regeneração de energia, cada vez que rodamos o punho direito a sensação é de pura adrenalina, sendo este o modo que permite uma velocidade máxima mais elevada, sem necessidade de conectar o telemóvel à Zero S. A iluminação da Zero S surpreendentemente não é full LED, algo que é difícil de compreender uma marca que tanto investe na tecnologia, sabendo que este tipo de iluminação é mais contida no gasto energético.

Eterna questão

Em suma, a Zero S é uma boa moto naked. Apesar de alguns componentes não estarem ao nível do motor e suspensão, também não estão totalmente desenquadrados. Ainda assim,mantém-se a eterna questão. Será que vale a pena? Com 17.000 € há várias opções de motos naked de alta cilindrada, mais completas que a Zero S. Ainda assim, nenhuma delas será tão amiga do ambiente e muito menos pode ser conduzida com carta A1 ou B-sim,pode conduzir estar Zero com carta de 125cc ou carta de carro. Aqui, nenhuma escolha está errada. Depende apenas do que procura para satisfazer as suas necessidades.

O MELHOR

Suspensões
Potência imediata
Simplicidade

A MELHORAR

Travões
Conforto do assento
Iluminação

ZERO S
MOTOR elétrico Z-Force® Li-Ion 11KW
Cilindrada (+-equivalente a 600 cc)
Potência 44 kW
Binário 109 N.m
CAIXA automática
QUADRO n.d
Bateria14.4 kWh
Suspensão dianteira invertida Showade 41mm totalmente ajustável
Suspensão traseira monoamortecedor Showa totalmente ajustável
Travão dianteiro disco 320mm, ABS J.Juan
Travão traseiro disco 240mm, ABS J.Juan
Pneu dianteiro 110/70-17
Pneu traseiro 140/70-17
Distância entre eixos1410mm
Altura do assento 807mm
Peso 185kg
P.V.P. 17.100 €

Não perca estas Notícias

Ensaio Triumph Speed Triple RR – qualidade e requinte britânicos

Vídeo – Ensaio Triumph Tiger 1200 – Potente, leve, ágil e cativante

Ensaio Husqvarna Norden 901 – a perfeição existe?

TAGGED: as aparências iludem, Ensaio, Zero S
Motociclismo 5 de December, 2022
Share this Article
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Copy Link
Deixe o seu comentário

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Revista Digital Gratuita

Products

  • Assinatura Anual Papel- Revista Motociclismo
    Rated 4.67 out of 5
    €59.40

Algumas das Notícias mais populares

Noticias

Alemanha: Motas Elétricas banidas de circular em estradas montanhosas

Por Miguel Fragoso 1 Min Read

Brembo apresenta o novo 19 RCS Corsa Corta RR – performance de travagem sem precedentes

Por Miguel Fragoso
Noticias

2ª volta a Portugal Honda NC terminada com sucesso

Por Joao Fragoso 2 Min Read
Publicidade
Destaque ComércioEquipamentosNoticias

A Ducati apresenta a sua coleção Apparel 2023: estilo, conforto e segurança para viveres a tua paixão

A Ducati apresenta ao público a sua nova coleção de vestuário 2023: uma extensa e completa…

Por Miguel Fragoso
DesportoNoticias

Miguel Oliveira Racing Team 2022

O piloto Miguel Oliveira esteve presente na Charneca da Caparica para a apresentação da sua equipa…

Por Joao Fragoso
DesportoNoticias

Isaac Rosa começa nova época em Jerez

No arranque de uma nova época desportiva, Isaac Rosa com as cores do Team Motoclube Loulé…

Por Motociclismo
DesportoNoticias

Lorenzo e a vitória de Miguel Oliveira na Estíria: ‘Não teve de fazer nada, aproveitou a oportunidade; Foi de loucos’

O primeiro triunfo de Miguel Oliveira na MotoGP ocorreu em 2020, na Áustria. Miguel Oliveira perseguiu…

Por Motociclismo
DesportoNoticias

Imprensa italiana coloca Miguel Oliveira ao lado de Álex Márquez na LCR

Os rumores que ligam Jack Miller à KTM ganharam força neste GP de França quando a…

Por Motociclismo

Provavelmente a melhor revista de motos em Portugal 

Categorias

  • Noticias
  • Desporto
  • Destaques

Quick Links

  • COMO ANUNCIAR
    • FORMATOS
    • TABELA DE PREÇOS
  • FICHA TÉCNICA
  • ESTATUTO EDITORIAL
  • POLITICA DE PRIVACIDADE

Revista Motociclismo. Todos os direitos reservados

Inscreva-se!

Inscreva-se hoje na nossa Newsletter a recebe todas as novidades no seu email

Subscreva às notícias mais recentes!

Zero spam, Pode Anular a subscrição a qualquer momento.

Removed from reading list

Undo
 

Loading Comments...
 

    Welcome Back!

    Sign in to your account

    Continue with Facebook
    Lost your password?