A Zero Motorcycles, nascida nos Estados Unidos, foi talvez a primeira marca totalmente dedicada a motos elétricas a conseguir conjugar performance com uma boa autonomia. A Zero S pode aparentar tudo menos performance, mas não se deixem enganar.

TEXTO: João Fragoso / FOTOS: Rui jorge
A Zero S faz parte da gama naked da Zero Motorcycles, e é o modelo de entrada da mesma.Com uma potência máxima de 44 Kw, o que equivale a 59 CV (às 5.800 rpm), esta moto tem a capacidade de criar emoções fortes nas acelerações. Quando olhamos para uma moto a combustão de 60 cv, naturalmente esperamos que seja rápida, mas posso garantir que nenhuma acelera como esta naked. A forma imediata como o acelerador comunica com omotor elétrico, proporciona sensações muito semelhantes ao motor de combustão com odobro da potência desta Zero. A velocidade máxima é de 139 km/h, mas há forma de levar a Zero S até aos 170 km/h. Falaremos disso mais à frente. A autonomia, como é habitual em qualquer veículo elétrico, varia bastante mediante a forma como utilizamos o acelerador. O mesmo acontece nas motos a combustão, naturalmente, mas numa moto elétrica as variações têm intervalos menos simpáticos. Ainda assim, não podemos dizer que a Zero nos forneça números distantes da realidade. Numa condução citadina e em estradas mais abertas, conseguimos facilmente realizar mais de 150 km com a bateria totalmente carregada. Já em vias rápidas ou auto estrada, mesmo a 120 km/h, a bateria diminui quase 1% a cada quilómetro realizado. Fruto do segmento onde se insere, a Zero S não possui qualquer proteção aerodinâmica, o que não facilita o trabalho deste motor na poupança de bateria. O tempo de carga é de aproximadamente 9h, com o carregador de 1.3 kW fornecido de série. Contudo, é possível colocar o que a marca chama de power tank, o que aumenta a autonomia em cerca de 50 km e diminui o tempo de carga para 1h30, com ocarregamento rápido de 6 kW. A desvantagem deste sistema é o seu preço. Acresce-se sensivelmente 3 mil euros ao valor base da Zero S, o que não pode ser considerado de todo um valor simpático sabendo que a moto tem um valor a partir de 17.100 €.

Conjunto convincente
É comum as motos elétricas possuírem grandes acelerações, devido à facilidade do motor elétrico transmitir de forma praticamente imediata a potência para a roda traseira. Mas a verdade é que nem sempre o restante conjunto corresponde ao que o motor oferece.Podemos dizer que a Zero Motorcycles não foi poupada neste departamento, e ainda bem.A Zero S vem equipada com uma suspensão dianteira invertida Showa de 41 mm,totalmente regulável, e um monoamortecedor, também ele Showa e totalmente regulável,com curso de 161 mm. Em estradas de mau piso o comportamento é bastante assertivo,sendo raras as situações em que a moto se torna desconfortável. Isto falando apenas da suspensão, uma vez que o banco não podemos afirmar, de forma alguma, que seja confortável, bem pelo contrário. Já numa condução mais empenhada a Zero S mostrou-se uma naked bastante desportiva. Os pneus que equipam esta moto de série são os Pirelli Diablo Rosso, que apesar de serem uns pneus com uma excelente aderência e um carácter desportivo, mereciam estar equipados numas jantes com medidas mais generosas. Todo oconjunto da Zero S “pede” pneus de perfil mais largo e alto, olhando para o tipo de condução que esta moto nos permite realizar. Os travões da Zero S também poderiam ter sido alvo de uma maior atenção por parte da marca americana. A moto conta com um sistema de travagem J.Juan, com um disco de 320 mm na dianteira e um disco de 240 mm na traseira. E se o travão traseiro se mostra bastante mordaz, já o dianteiro requer alguma força para que se sinta a sua atuação de forma séria. Não podemos dizer que a Zero S travemal de modo algum, mas tendo em conta a potência e a rapidez com que chega a determinadas velocidades, seria importante uma melhoria neste departamento. Os seus 185 kg não são qualquer problema em ambiente urbano e numa condução relaxada. Apenas é necessária alguma cautela em ritmos mais fortes, onde começa a ser notório mais peso no eixo dianteiro, devido ao posicionamento da bateria.

Tecnologia suficiente
No início referimos que era possível colocar a Zero S a atingir uma velocidade de 170 km/h.Para isso a Zero Motorcycles disponibiliza uma aplicação e um painel com ligação Bluetooth ao telemóvel, permitindo assim aceder a um modo custom, onde conseguimos configurar a velocidade máxima, binário disponível, regeneração de energia e consultar vários dados da moto, como consumos energéticos e muito mais. É importante ter em conta que, optando pelo modo custom a bateria vai desaparecer a uma velocidade alucinante. De série e no painel LCD desta versão, encontramos dois modos distintos, o modo Eco e Sport. Como os nomes indicam, o modo Eco está pensado para uma condução mais económica, oferecendo maior regeneração de energia e menos potência disponível, limitando a velocidade máxima 110 km/h. No modo Sport, apesar da menor regeneração de energia, cada vez que rodamos o punho direito a sensação é de pura adrenalina, sendo este o modo que permite uma velocidade máxima mais elevada, sem necessidade de conectar o telemóvel à Zero S. A iluminação da Zero S surpreendentemente não é full LED, algo que é difícil de compreender uma marca que tanto investe na tecnologia, sabendo que este tipo de iluminação é mais contida no gasto energético.

Eterna questão
Em suma, a Zero S é uma boa moto naked. Apesar de alguns componentes não estarem ao nível do motor e suspensão, também não estão totalmente desenquadrados. Ainda assim,mantém-se a eterna questão. Será que vale a pena? Com 17.000 € há várias opções de motos naked de alta cilindrada, mais completas que a Zero S. Ainda assim, nenhuma delas será tão amiga do ambiente e muito menos pode ser conduzida com carta A1 ou B-sim,pode conduzir estar Zero com carta de 125cc ou carta de carro. Aqui, nenhuma escolha está errada. Depende apenas do que procura para satisfazer as suas necessidades.
O MELHOR
Suspensões
Potência imediata
Simplicidade
A MELHORAR
Travões
Conforto do assento
Iluminação
ZERO S | |
MOTOR | elétrico Z-Force® Li-Ion 11KW |
Cilindrada | (+-equivalente a 600 cc) |
Potência | 44 kW |
Binário | 109 N.m |
CAIXA | automática |
QUADRO | n.d |
Bateria | 14.4 kWh |
Suspensão dianteira | invertida Showade 41mm totalmente ajustável |
Suspensão traseira | monoamortecedor Showa totalmente ajustável |
Travão dianteiro | disco 320mm, ABS J.Juan |
Travão traseiro | disco 240mm, ABS J.Juan |
Pneu dianteiro | 110/70-17 |
Pneu traseiro | 140/70-17 |
Distância entre eixos | 1410mm |
Altura do assento | 807mm |
Peso | 185kg |
P.V.P. | 17.100 € |




