MotociclismoMotociclismo
  • Noticias
  • Ensaios e Comparativos
  • Motos
    • Desportivas
    • Naked
    • Adventure
    • Touring
    • Custom
    • Neo-Clássicas
    • 125cc
    • Scooters
    • OffRoad
    • Elétricas
    • Preparações
  • Equipamentos
  • Peças e Acessórios
  • Dicas e Conselhos
  • Marcas
  • Loja
Reading: Ensaio Zero Motorcycles SR/F – o som do silêncio
0

No products in the cart.

Aa
MotociclismoMotociclismo
0
Aa
  • Noticias
  • Ensaios e Comparativos
  • Motos
    • Desportivas
    • Naked
    • Adventure
    • Touring
    • Custom
    • Neo-Clássicas
    • 125cc
    • Scooters
    • OffRoad
    • Elétricas
    • Preparações
  • Equipamentos
  • Peças e Acessórios
  • Dicas e Conselhos
  • Marcas
  • Loja
Have an existing account? Entrar
Siga-nos
© Motociclismo. Todos os direitos Reservados
Motociclismo > Motos > Elétricas > Ensaio Zero Motorcycles SR/F – o som do silêncio
DestaquesElétricasEnsaios e ComparativosMotos

Ensaio Zero Motorcycles SR/F – o som do silêncio

Motociclismo
Last updated: 2023/02/16 at 11:12 AM
Por Motociclismo 9 Min Read
Partilhe
Fonte:Motociclismo
Partilhe

Hoje em dia temos motos para todos os gostos, e hoje venho contar a minha experiência pessoal aos comandos de uma moto elétrica bem potente. Até agora a minha relação com veículos deste tipo de energia era apenas e só com algumas pequenas scooters: será que a SR/F convenceu um motociclista experiente que em toda a vida andou com motos a combustão? Terão de ler até ao fim…

TEXTO:FERNANDO NETO/ FOTOS:RUI JORGE

Advertisements

Ao trabalhar nesta área há muitos anos, fui tomando conhecimento de diversos aspetos. A qualidade das motos no geral tem subido imenso– existem cada vez menos diferenças de qualidade e fiabilidade entre as marcas mais reputadas e as restantes – e também existem gostos para tudo no que toca aos diversos estilos de modelos. No meu caso,mesmo com as minhas preferência, posso dizer que gosto de andar em todo o tipo de motos, desde que não avariem ou me mandem ao chão…Mas a minha experiência com motos elétricas é ainda reduzida, especialmente com modelos mais potentes, pelo que a minha curiosidade era imensa.

MARCA E MODELOS

A Zero Motorcycles é uma marca americana, com base na Califórnia, que possui uma gama composta totalmente por motos elétricas. Zero emissões enquanto conduzimos e um silêncio praticamente total que não incomoda ninguém, mas que também exige precaução quando circulamos em zonas com muitos peões. Com alguns modelos totalmente estradistas e outros vocacionados também para algumas incursões fora de estrada, a Zero caracteriza-se essencialmente pelas prestações e qualidade dos seus produtos. É claro que a eletrificação nas duas rodas tem sido mais lenta do que no mundo automóvel, e as únicas elétricas que costumamos ver nas estradas são bicicletas, trotinetes e peque-nas scooters. Para quem quer uma elétrica encorpada, com tecnologia e prestações a sério, então esta SR/F pode muito bem ser a solução. Sim, esta Zero já acelera a sério,e é preciso agarrar com força o guiador no momento do arranque…São cerca de 82 Kw, ou seja, 110 cv de potência disponíveis às 5.000 rpm e 190 Nm de binário, mas mais do que apresentar números, as recuperações nesta moto são de facto incríveis, pois a potência surge de forma muito mais instantânea do que numa moto a combustão. No modo Sport chega mesmo a assustar a rapidez com que conseguimos ultrapassar, e somente algumas motos com cerca de 200 cv, na faixa de rotação com mais binário,conseguem oferecer esta resposta. É quase como se tivéssemos sido lançados por um foguete! Estas sensações fazem-nos lembrar uma scooter potente no momento do arranque,devido a não termos de usar caixa de velocidades, só que aqui as acelerações são ainda mais velozes, até mesmo no modo Eco, o mais civilizado para usar na cidade e limitado aos 120 km/h. Este vai regenerando a bateria através de um travão motor bem notório, que quase nos faz prescindir de usar os travões em zonas urbanas.

MAIS CURIOSIDADES

A Zero SR/F possui uma instrumentação simples e fácil de ler. Conta de série como sistema CypherIII+, com respetiva app que permite customizar toda a condução e aceder a todo o software da moto, que vem de origem com punhos aquecidos,cruise control e possui os modos de condução Eco, Standard, Sport, Rain e Canyon,configuráveis de forma fácil através da respectiva app (sim, aqui é tudo tecnológico),num conjunto que atinge os 200 km/h nesta versão testada e pesa 227 kg. E como poderão ver no site da marca, tudo é muito relativo numa Zero Motorcycles. É possível optar por extensões de bateria que fazem aumentar a autonomia, mas de qualquer forma nunca se esqueçam de algo importante: sendo um veículo elétrico, a autonomia depende muito do que fazemos, e esta SR/F não foge à exceção; tanto pode realizar com um único carregamento 300 km na cidade no modo ECO – se rodarmos tranquilamente como faríamos como qualquer 125 cc – como pouco mais de 100km se andarmos em auto estrada ou a experimentar a sua vigorosa aceleração. EmAE, a partir dos 120 km/h a sua autonomia cai praticamente a pique! Quanto aos carregamentos, esta versão Premium pode carregar até 95% em duas horas, conforme a estação de carregamento, ou até metade do tempo com um carregador rápido opcional, mas numa simples tomada de casaé preciso terem um pouco mais de paciência, e na minha garagem o carregamento só ficou concluído no fim de seis horas.Já calculava que esta Zero iria convencer-me pelas prestações, mas estava curioso em relação à ciclística e qualidade de construção. Nesses capítulos esta moto não desiludiu. Os assentos são bons, a construção é sólida, e tanto as suspensões Showa totalmente ajustáveis como os travões da J.Juan, uma marca que pertence à Brembo, são de qualidade, semelhantes a uma boa moto de combustão. Neste campo destaco o feeling do travão dianteiro, de excelente nível.

DINÂMICA

Em relação ao peso de 227 kg de peso, esta Zero não é nem muito leve nem muito pesada, mas quando conduzimos mais depressa, e especialmente em curva, sente-se um pouco o peso das baterias, especialmente sobre o eixo dianteiro, que até deixa o pneu Pirelli mais quente que o posterior.Apesar de ser uma naked desportiva, com prestações fantásticas, acabou por ser na cidade que mais gostámos de andar coma SR/F. Aí a suavidade é enorme e conseguimos fazer bastantes kms. Em estrada a ciclística porta-se bem desde que não haja muitos ressaltos, pois nesse caso o peso das baterias poderá destabilizar um pouco o conjunto nos ângulos de inclinação. Outro aspeto que poderá ser resolvido muito em breve é a falta de um travão de parque,pois assim a moto fica solta no momento de estacionar, o que pode ser menos agradável em locais com inclinação. E este modelo deverá ter um carregamento ultra rápido em breve, mas para já ficam a saber que existe 5 anos de garantia para o powerpack das baterias.Se senti falta do ruído de escape, senti, mas isso para mim não seria algo impeditivo para a compra. O preço final e a autonomia em estrada, isso sim fariam-me pensar. Ou seja, esta moto é muito boa e terá os seus fãs definidos, mas dificilmente irá substituir a tradicional moto a combustão do motociclista que faz passeios e viagens ao fim de semana. Gostei mesmo desta Zero SR/F,mas não é uma moto barata nem para qualquer um.

ZERO MOTORCYCLES SR/F
MOTOR elétrico Z-Force® 75-10
CILINDRADA-POTÊNCIA 120 cv às 5.600 rpm
BINÁRIO 190 Nm
CAIXA automática
QUADRO tubular em aço
BATERIA 15,6 kWh
SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha invertida ajustá-vel Showa de 43 mm, curso 120 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor Showaajustável, curso de 140 mm
TRAVÃO DIANTEIRO 2 discos 320mm, pinçasradiais J.Juan de 4 êmbolos
TRAVÃO TRASEIRO disco 240 mm, pinça J.Juan de1 êmbolo
PNEU DIANTEIRO 120/70-17
PNEU TRASEIRO 180/55-17
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.450mm
ALTURA DO ASSENTO 787mm
PESO 227kg
P.V.P.21.490€STANDARD(DESDE)
P.V.P.23.790€PREMIUM(DESDE)

Não perca estas Notícias

Vagabund KTM Freeride E – pura diversão

450SR a nova desportiva da CFMOTO desvendada ao público nacional no MotoGP

CFMOTO revela a nova mini-moto Papio XO-1 – estilo retro

TAGGED: Ensaio Zero Motorcycles SF/F, o som do silêncio
Motociclismo 16 de February, 2023
Share this Article
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Copy Link
Deixe o seu comentário

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Revista Digital Gratuita

Products

  • Assinatura Anual Papel- Revista Motociclismo
    Rated 4.67 out of 5
    €59.40

Algumas das Notícias mais populares

DestaquesNoticias

Revista Motociclismo: 1ª Edição nas bancas

Por Motociclismo 1 Min Read

Novo sistema de escape da Zard para a Ducati Panigale V2 – imponente e mais desportiva

Por Miguel Fragoso
Noticias

2ª volta a Portugal Honda NC terminada com sucesso

Por Joao Fragoso 2 Min Read
Publicidade
EquipamentosNoticias

Luvas REV’IT! Cassini H2O Ladies – Desenho minimalista, para o dia a dia

Há produtos que dificilmente se encaixam num grupo bem definido, tal a sua versatilidade e capacidade…

Por Miguel Fragoso
Desporto

Miguel Oliveira sai do top dez do campeonato; Francesco Bagnaia é o novo perseguidor direto de Fabio Quartararo

Está concluída mais uma ronda do Campeonato do Mundo de MotoGP onde a pista de Misano…

Por Motociclismo
Desporto

‘Corrida em marcha atrás a partir da 11.ª ou da 12.ª volta; Falta a solução à KTM, e não é de agora…’ – Miguel Oliveira

Miguel Oliveira chegou hoje em Sepang a estar no top dez mas acabou a corrida em…

Por Motociclismo
Desporto

‘Não temos ainda ideia de como tornar a mota mais rápida em qualificação’ – Miguel Oliveira

Miguel Oliveira começou a segunda parte da temporada com um sexto lugar. O português arrancou para…

Por Motociclismo
Desporto

KTM não desiste de Miguel Oliveira e fará nova oferta para a GasGas

Ainda sem o futuro definido, Miguel Oliveira poderá continuar dentro da «esfera» KTM como piloto de…

Por Motociclismo

Provavelmente a melhor revista de motos em Portugal 

Categorias

  • Noticias
  • Desporto
  • Destaques

Quick Links

  • COMO ANUNCIAR
    • FORMATOS
    • TABELA DE PREÇOS
  • FICHA TÉCNICA
  • ESTATUTO EDITORIAL
  • POLITICA DE PRIVACIDADE

Revista Motociclismo. Todos os direitos reservados

Inscreva-se!

Inscreva-se hoje na nossa Newsletter a recebe todas as novidades no seu email

Subscreva às notícias mais recentes!

Zero spam, Pode Anular a subscrição a qualquer momento.

Removed from reading list

Undo
 

Loading Comments...
 

    Welcome Back!

    Sign in to your account

    Continue with Facebook
    Continue with Google
    Lost your password?