MotociclismoMotociclismo
  • Noticias
  • Ensaios e Comparativos
  • Motos
    • Desportivas
    • Naked
    • Adventure
    • Touring
    • Custom
    • Neo-Clássicas
    • 125cc
    • Scooters
    • OffRoad
    • Elétricas
    • Preparações
  • Equipamentos
  • Peças e Acessórios
  • Dicas e Conselhos
  • Marcas
  • Loja
Reading: Ensaio Yamaha YZ 85 2022 – mais competitiva
0

No products in the cart.

Aa
MotociclismoMotociclismo
0
Aa
  • Noticias
  • Ensaios e Comparativos
  • Motos
    • Desportivas
    • Naked
    • Adventure
    • Touring
    • Custom
    • Neo-Clássicas
    • 125cc
    • Scooters
    • OffRoad
    • Elétricas
    • Preparações
  • Equipamentos
  • Peças e Acessórios
  • Dicas e Conselhos
  • Marcas
  • Loja
Have an existing account? Entrar
Siga-nos
© Motociclismo. Todos os direitos Reservados
Motociclismo > Ensaios e Comparativos > Ensaio Yamaha YZ 85 2022 – mais competitiva
Ensaios e Comparativos

Ensaio Yamaha YZ 85 2022 – mais competitiva

Motociclismo
Last updated: 2022/11/15 at 4:09 PM
Por Motociclismo 9 Min Read
Partilhe
Fonte:motociclismo
Partilhe

O investimento da Yamaha nas classes de iniciação continua, e 2022 espelha isso mesmo. As dois tempos de motocross foram renovadas, e a YZ 85 foi uma delas, com novidades profundas ao nível da ergonomia e mais algumas na ciclística.

TEXTO: Tomás Salgado / FOTOS: Rui Jorge

Advertisements

A YZ 85 já gritava por melhorias há alguns anos, apesar de em 2019 ter recebido válvula de escape no motor e plásticos com novo desenho, mas pouco mais, mantendo o mesmo depósito de combustível assimétrico e o mesmo assento de desenho antiquado, fundo e pouco plano. A Yamaha tem sido também a moto mais pequena e menos ‘raçuda’ da classe das 85, pelo que é fácil de utilizar mas menos competitiva que as rivais que saem da fábricaaustríaca.No entanto a marca japonesa tem feito o esforço para combater essa situação e,mesmo se para 2022 as alterações não são profundas, foram feitas em zonas chave da moto e tornam-na completamente diferente.

As novidades

A YZ 85 herdou o aspeto das irmãs a dois tempos maiores para 2022, a 125 cc e a 250 cc. Recebeu um novo depósito de combustível e duas tampas laterais simétricas, apesar de continuar a ter apenas um radiador do lado esquerdo. O assento é muito mais plano e alto oque, associado às tampas, altera por completo a posição de condução, com o piloto a ficar mais alto em relação ao guiador, este também mais leve que o anterior, apesar de manter omesmo formato e dimensões. O sub-quadro passou a ser totalmente construído em alumínio de secção quadrada,reduzindo o peso em mais de 500g e aumentando a sua rigidez. As tampas traseiras e guarda-lamas contam com novo desenho, o qual ainda permite uma maior e mais direta entrada de ar para a caixa do filtro de ar, melhorando a resposta do motor nos baixos regimes, e a própria caixa foi melhorada internamente, apesar do elemento de filtro ser idêntico. Também o guarda-lamas dianteiro tem novo desenho e,tal como os outros novos plásticos, é mais robusto, mantendo-se inalterada apenas a placade número frontal.Na ciclística existe um novo braço oscilante, mais longo em cerca de 10 mm e com maior rigidez torcional, contribuindo para uma óbvia distância entre eixos maior, mas também a uma maior altura da moto.Ainda na ciclística, finalmente foi trocada a bomba de travão traseiro, com o antigo modelo com o copo do óleo separado a dar lugar a uma unidade semelhante à das motos maiores,com o óleo incorporado na bomba como nas YZ maiores e na 65 cc.No motor nada mudou, nem mesmo o desenho do escape e do silenciador e o maior fluxo de ar não se nota a rodos, mas a verdade é que a YZ 85 tem um motor com uma entrega eficaz e de fácil uso, o que tem as suas virtudes contra as concorrentes.As suspensões continuam as mesmas unidades da Kayaba, com uma forquilha invertida na frente e um amortecedor montado num sistema progressivo de bielas na traseira, tudo completamente ajustável. Apesar de a marca não anunciar alterações aos ‘settings’, oconjunto parece mais firme que o anterior.

Maior e mais competitiva

Então quais foram os ganhos desta 85cc?Na verdade, foram vários, mas essencialmente a nova posição de condução permite que seja pilotada de forma mais agressiva e eficiente. O piloto consegue ficar mais próximo do guiador e consegue mexer-se no assento com maior facilidade, desde a ponta dianteira perto do depósito para curvar, até à ponta traseira (onde tem uma inteligente e simples tampa do parafuso que segura o assento) para as zonas rápidas. A esponja do assento tem ainda um novo formato nas arestas laterais e é mais firme, tal como as suspensões também se mostram mais firmes.Por outro lado, manteve a maioria das características que já tinha, o que é positivo,especialmente a da facilidade de utilização geral da moto. O motor debita quase 25 cv de potência máxima, que é entregue de forma ‘redonda’ e sempre pronta, com a válvula de escape de acionamento mecânico a ter uma forte influência. O tacto dos comandos, com a embraiagem por cabo, continua simples e intuitivo, e a caixa de velocidades é precisa, mas esta já podia ter um escalonamento mais próximo entre as seis mudanças.Mas onde mais ganhou foi, como dissemos, na ergonomia e tamanho, facilitando a vida aos pilotos de maior estatura (são quase todos, hoje em dia!) ou aos que já estão no último ano no escalão das 85 cc, que é o caso do Vasco Salgado que nos ajudou neste contacto. Apesar de não ser grande para os 13 anos de idade, o Vasco assentou ‘que nem uma luva’ na nova YZ 85 e, segundo o mesmo, «a posição de condução é bem melhor. Já não me sinto tão fundo no banco e fico mais em cima e perto do guiador. A moto parece maior em tudo e é mais alta, mas acho que é mais fácil de controlar em todas as situações e consigo atacar melhor as pistas. Consigo colocar melhor o corpo onde é preciso para travar,para curvar,e até mesmo nas zonas rápidas com buracos, mas continua a não ser muito difícil de guiar, o que é bom para mim. A suspensão é mais durinha mas até gosto, e sinto segurança mesmo quando há mais buracos.»Com estas alterações à YZ 85, a Yamaha conseguiu uma moto mais competitiva e bastante mais próxima das rivais mais diretas em termos de prestações puras, mas conseguiu fazê-lo mantendo a sua maior facilidade de utilização e sem se tornar mais exigente do que era,ponto onde é superior às rivais!

CAIXA

GYTR e Blu Cru

Como mencionámos, a Yamaha está bastante ativa nos escalões de iniciação a nível europeu, começando pela classe das 65 cc e terminando em MX2 onde, além da equipa de MXGP, apoiam várias outras a nível do campeonato europeu. Este envolvimento não se limita em ter equipas, mas também em todas as questões que englobam o motocross(preparação física, pilotagem, alimentação, preparação das motos, etc.). Neste último campo, o departamento de competição da Yamaha, GYTR, tem opções bastante competitivas e completas para as suas motos, e a 85 cc é uma das contempladas com um kit completo para o motor (com escape completo, CDI, lamelas, cilindro, cabeça, válvulas de escape, tampa de radiador, agulha de carburador, vela, etc.), que melhora bastante as prestações para os pilotos que precisam de mais.Na parte da competição, existe a BluCru, que seleciona os melhores pilotos de cada país nas classes 65, 85 e 125 para uma final europeia (normalmente disputada a par com o Motocross das Nações no final da época), em que os vencedores de cada classe são fortemente apoiados pelas equipas da marca na época seguinte.

O MELHOR

Melhor ergonomia

Motor forte mas fácil

Tato dos comandos

A MELHORAR

Quadro pouco atual

Menos agressiva que a rival direta

YAMAHA YZ 85 2022
MOTOR monocilíndrico a 2 tempos,refrigeração líquida
Cilindrada 85 cc
Potência 23,5 cv
Binário n.d.
CAIXA 6 velocidades
QUADRO berço semiduplo, em aço
Depósito 5 litros
Suspensão dianteira forquilha telescópica invertida, curso de 275 mm
Suspensão traseira monoamortecedor, curso de 287 mm
Travão dianteiro disco de 220 mm
Travão traseiro disco de 190 mm
Pneu dianteiro 70/90-19
Pneu traseiro 90/100-16
Distância entre eixos 1.285 mm
Altura do assento 885 mm
Peso 75 kg
P.V.P. 4.885 €

Não perca estas Notícias

‘Não dei uma patada ao Marc Márquez; avisei os comissários que ele…’ – Valentino Rossi

Yamaha avança no desenvolvimento de produção do sistema de auto-equilíbrio

Novo Kit de personalização para a Yamaha XSR900 da Y’s Gear

TAGGED: Ensaio, Mais competitiva, Yamaha, YZ 85 2022
Motociclismo 15 de November, 2022
Share this Article
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Copy Link
Deixe o seu comentário

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Revista Digital Gratuita

Products

  • Assinatura Anual Papel- Revista Motociclismo
    Rated 4.67 out of 5
    €59.40

Algumas das Notícias mais populares

DestaquesNoticias

Revista Motociclismo: 1ª Edição nas bancas

Por Motociclismo 1 Min Read

BMW Motorrad lança novo sistema de escape Akrapovic para a BMW R 18

Por Miguel Fragoso
Noticias

2ª volta a Portugal Honda NC terminada com sucesso

Por Joao Fragoso 2 Min Read
Publicidade
EquipamentosPeças e Acessórios

Qthrone – Start-Up Portuguesa lança Solução para Equipamento Motociclista

Start-Up portuguesa lança um suporte de parede para o equipamento completo dos motociclistas, uma solução inovadora…

Por Miguel Fragoso
Desporto

Miguel Oliveira pode vir a assinar com a Ducati para correr na Gresini

Miguel Oliveira é uma de muitas incógnitas no que diz respeito ao mercado de pilotos para…

Por Motociclismo
ActualidadeDesportoDestaque DesportoNoticias

Miguel Oliveira Fan Club dá 25% de desconto para o GP Portugal

O Miguel Oliveira Fan Club, em parceria com o Autódromo Internacional do Algarve (AIA), está a…

Por Miguel Fragoso
DesportoNoticias

Calendário Velocidade 2022

Com a ameaça pandémica mais controlada os calendários das diversas disciplinas do motociclismo começam também eles…

Por Motociclismo
DesportoNoticias

MXGP regressa em grande a Águeda

A Revista Motociclismo esteve presente no regresso do mundial de MXGP a Portugal e as corridas…

Por Joao Fragoso

Provavelmente a melhor revista de motos em Portugal 

Categorias

  • Noticias
  • Desporto
  • Destaques

Quick Links

  • COMO ANUNCIAR
    • FORMATOS
    • TABELA DE PREÇOS
  • FICHA TÉCNICA
  • ESTATUTO EDITORIAL
  • POLITICA DE PRIVACIDADE

Revista Motociclismo. Todos os direitos reservados

Inscreva-se!

Inscreva-se hoje na nossa Newsletter a recebe todas as novidades no seu email

Subscreva às notícias mais recentes!

Zero spam, Pode Anular a subscrição a qualquer momento.

Removed from reading list

Undo
 

Loading Comments...
 

    Welcome Back!

    Sign in to your account

    Continue with Facebook
    Continue with Google
    Lost your password?