MotociclismoMotociclismo
  • Noticias
  • Ensaios e Comparativos
  • Motos
    • Desportivas
    • Naked
    • Adventure
    • Touring
    • Custom
    • Neo-Clássicas
    • 125cc
    • Scooters
    • OffRoad
    • Elétricas
    • Preparações
  • Equipamentos
  • Peças e Acessórios
  • Dicas e Conselhos
  • Marcas
  • Loja
Reading: Ensaio Yamaha Ténéré 700 World Raid – atravessar desertos com conforto
0

No products in the cart.

Aa
MotociclismoMotociclismo
0
Aa
  • Noticias
  • Ensaios e Comparativos
  • Motos
    • Desportivas
    • Naked
    • Adventure
    • Touring
    • Custom
    • Neo-Clássicas
    • 125cc
    • Scooters
    • OffRoad
    • Elétricas
    • Preparações
  • Equipamentos
  • Peças e Acessórios
  • Dicas e Conselhos
  • Marcas
  • Loja
Have an existing account? Entrar
Siga-nos
© Motociclismo. Todos os direitos Reservados
Motociclismo > Noticias > Actualidade > Ensaio Yamaha Ténéré 700 World Raid – atravessar desertos com conforto
ActualidadeAdventureDestaque ComércioEnsaios e ComparativosMotos

Ensaio Yamaha Ténéré 700 World Raid – atravessar desertos com conforto

Motociclismo
Last updated: 2023/02/23 at 4:55 PM
Por Motociclismo 10 Min Read
Partilhe
Fonte:Yamaha
Partilhe

O nome Ténéré, por si só, é algo que desperta a atenção de todos os amantes da Yamaha e dos amantes das duas rodas em geral. Goste-se ou não, a Yamaha Ténéré marcou uma geração nos anos ’80 com a famosa XT600 Ténéré azul e amarela. Em 2019 o modelo regressou aos catálogos da marca japonesa e o seu sucesso foi imediato. Chega agora a Ténéré 700 World Raid, mais preparada que nunca para longas aventuras.

TEXTO:JOÃO FRAGOSO/ FOTOS:YAMAHA

Advertisements

Foi por terras espanholas – em mais de 300 km, de alcatrão e fora de estrada — que a Yamaha decidiu realizar a apresentação mundial da nova Ténéré 700 World Raid, e só podemos dizer que a escolha não podia ter sido mais acertada. Percursos de uma beleza avassaladora, desafiantes, mas gratificante também pela sua paisagem que nos fez esquecer por momentos que estávamos em solo espanhol. Mas como não estamos aqui para falar da paisagem, falemos da moto. A Yamaha Ténéré 700 World Raid chega quase como uma afirmação da Yamaha aos seus seguidores e fiéis adeptos da Ténéré, do género: “Aqui está o que pediram!” A fórmula lançada em 2019 é praticamente idêntica, mas há várias alterações que permitem dizer que este novo modelo está mais vocacionado para percursos fora-de-estrada e viagens mais longas, sem necessidade de reabastecer e sem necessidade de paragens pelo desconforto do assento.

CP2 É PARA FICAR

A especulação sobre uma moto de aventura com o motor CP3, o tricilíndrico da marca nipónica, foi uma das questões levantadas durante a apresentação, e aYamaha mostrou estar satisfeita com a capacidade do CP2, descartando qualquer futura Ténéré com três cilindros.Pelo menos foi o que afirmaram. Bluff ou não, devemos acreditar. A verdade é que com cerca de 74 cv, a Yamaha Ténéré 700 World Raid tem algo mais importante que muita potência. Um motor muito disponível, que conta com 68 Nm às 6.500 rpm. O famoso bicilíndrico CP2 equipa diversas gamas da marca nipónica e em todas elas é uma característica a disponibilidade e o binário deste bloco. Numa moto que se pretende amigável na sua condução,como este novo modelo de aventura da Yamaha, essas particularidades são ainda mais importantes. E se em condução em estrada conseguimos recorrer pouco à caixa de velocidades, fora de estrada esta qualidade do motor CP2 é ainda mais evidente. É possível encarar subidas e terrenos mais acidentados sem apelarmos a uma mudança mais baixa, uma vez que o motor se mostra sempre disponível e com força suficiente para enfrentar qualquer obstáculo. E temos de referir o som que a Ténéré 700 World Raid emite, numa altura em que são poucas as motos que nos entusiasmam a audição devido às normas Euro5. Esta moto é silenciosa em baixa rotação, onde apenas ouvimos o som característico do motor mas a Yamaha faz acordar o som de escape assim que rodamos um pouco mais opunho direito.E quando falamos de potência e velocidade, não nos podemos esquecer dos travões. A Ténéré 700 World Raid possui uma potência de travagem elevada tanto na dianteira como na traseira, algo que pode inclusive ser prejudicial na condução fora de estrada. Ainda assim, com a manete ajustável é possível contornar um pouco a força das pinças Brembo que equipam esta Yamaha.

TRÊS PONTOS ESSENCIAIS

A conhecida Ténéré 700 vingou no mercado pela sua simplicidade e polivalência, mas ficou sempre a sensação de que era possível mais. Pegando nessa fórmula de sucesso, a Yamaha ouviu as críticas e investiu em três pontos essenciais. Autonomia, suspensões e tecnologia. A autonomia é agora bastante superior à Ténéré 700, com a introdução de dois depósitos que perfazem um total de 23 litros, o que corresponde a uma autonomia real de mais de 400 km, permitindo assim realizar muitos quilómetros sem a preocupação de parar para abastecer.Isto não se deve apenas ao tamanho dos depósitos, deve-se também aos consumos que conseguimos realizar abaixo dos 5 litros, mesmo com bastantes incursões fora de estrada. Estes novos depósitos têm também uma influência grande no comportamento da Ténéré 700 World Raid, uma vez que sentimos mais peso na dianteira da moto, o que não é necessariamente mau, uma vez que deixa a mes-ma mais sólida na frente, transmitindoboas sensações.As suspensões Kayaba totalmente ajus-táveis, contam com 230 mm de curso na dianteira e o amortecedor traseiro conta com 220 mm de curso, e é também ele totalmente regulável. O link do amortecedor foi também melhorado para um melhor funcionamento e absorção de impacto. Na verdade, fora de estrada as suspensões revelaram-se bastante eficazes e sem problemas em passar por todos os desafios impostos. O mesmo aconteceu no alcatrão, onde revelaram estar em sintonia com o quadro e todo o conjunto da Ténéré, proporcionando momentos de muita diversão e inclinações que não pensávamos ser possível numa moto desta gama.Por fim, o painel da nova Ténéré 700 World Raid é um TFT de 5 polegadas – estilo roadbook, na vertical – que conta com três configurações de mostrador e permite conectar o telemóvel. O ABS pode ser desligado na sua totalidade ou apenas na roda traseira, para uma condução mais aplicada fora de estrada. Não existem modos de condução nesta moto,mas não podemos dizer que tenhamos sentido falta dos mesmos, seja no alcatrão, ou fora dele.

MAIS EQUIPAMENTO

Como melhorias, a Yamaha decidiu juntar mais alguns atributos à Ténéré 700 World Raid. Um amortecedor de direção Ohlins ajustável em 18 cliques, pousa–pés mais largos e um banco bastante confortável, fazem parte dessas melhorias. O amortecedor de direção e os pousa-pés contribuem para uma condução fora de estrada mais confortável, com a dianteira a ganhar estabilidade em situações de terrenos mais complicado e velocidades mais elevadas, assim como a possibilidade de um melhor controlo da moto, por possuirmos uma base mais larga para os pés. Os pousa-pés vêm equipados de série com uma borracha que ajuda a reduzir as vibrações da moto na estrada, borracha essa removível para uma melhor condução em TT e que não nos pareceu fazer falta em condução no alcatrão. Por sua vez, o assento plano permite uma maior liberdade de movimentos, mas é o seu conforto aliado a um vidro frontal mais alto e com maior proteção, que tornam um prazer realizar grande tiradas nesta moto.

FIEL A SI MESMA

A grande questão que se coloca quando olhamos para esta nova Ténéré 700 World Raid é se é capaz de manter a simplicidade e facilidade de condução da moto lançada em 2019. A resposta é sim, mas com melhorias. A essência que continua a fazer a delícia de muitos motociclistas mantém-se, com aperfeiçoamentos em áreas que fazem deste novo modelo uma moto mais capaz para incursões fora-de–estrada, mas também uma melhor companheira de viagens. O preço é naturalmente um pouco superior à versão baseada em Ténéré 700, mas totalmente justificado. A Yamaha não só ouviu os seus clientes como acertou em cheio na evolução de uma base, por si só, muito válida. Há pouco ou nada que podemos apontar como falhas nesta moto, face àquilo que a marca diz que a moto cumpre. No final do dia fica a sensação de que a Yamaha deu um tiro certeiro com a Ténéré 700 World Raid, não querendo estragar a pintura por caminhos onde outros já dominam o mercado.

YAMAHA TÉNÉRÉ 700 WORLD RAID
MOTORbicilíndrico em linha, refrig. líquida
CILINDRADA689 cc
POTÊNCIA73,4 cv (54 kW) @ 9.000 rpm
BINÁRIO68 Nm @ 6.500 rpm
CAIXA6 velocidades
QUADROduplo berço em tubos em aço
DEPÓSITO23 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRAforquilha invertida KYB,curso de 230 mm
SUSPENSÃO TRASEIRAmonoamortecedor, cursode 220 mm
TRAVÃO DIANTEIRO2 discos de 282 mm
TRAVÃO TRASEIROdisco de 245 mm
PNEU DIANTEIRO90/90-21
PNEU TRASEIRO150/70R18
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS1.595 mm
ALTURA DO ASSENTO890 mm
PESO220 kg
P.V.P.13.145 €

Não perca estas Notícias

Vagabund KTM Freeride E – pura diversão

Riviera italiana recebe a abertura do EnduroGP World Championship 2023

Schuberth S3 – Já disponível nos distribuidores oficiais

TAGGED: Noticias, Ténéré World Raid, Yamaha
Motociclismo 23 de February, 2023
Share this Article
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Copy Link
Deixe o seu comentário

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Revista Digital Gratuita

Products

  • Assinatura Anual Papel- Revista Motociclismo
    Rated 4.67 out of 5
    €59.40

Algumas das Notícias mais populares

DestaquesNoticias

Revista Motociclismo: 1ª Edição nas bancas

Por Motociclismo 1 Min Read

Novo sistema de escape da Zard para a Ducati Panigale V2 – imponente e mais desportiva

Por Miguel Fragoso
Noticias

2ª volta a Portugal Honda NC terminada com sucesso

Por Joao Fragoso 2 Min Read
Publicidade
EquipamentosNoticias

Luvas REV’IT! Cassini H2O Ladies – Desenho minimalista, para o dia a dia

Há produtos que dificilmente se encaixam num grupo bem definido, tal a sua versatilidade e capacidade…

Por Miguel Fragoso
Desporto

Miguel Oliveira sai do top dez do campeonato; Francesco Bagnaia é o novo perseguidor direto de Fabio Quartararo

Está concluída mais uma ronda do Campeonato do Mundo de MotoGP onde a pista de Misano…

Por Motociclismo
Desporto

‘Corrida em marcha atrás a partir da 11.ª ou da 12.ª volta; Falta a solução à KTM, e não é de agora…’ – Miguel Oliveira

Miguel Oliveira chegou hoje em Sepang a estar no top dez mas acabou a corrida em…

Por Motociclismo
Desporto

‘Não temos ainda ideia de como tornar a mota mais rápida em qualificação’ – Miguel Oliveira

Miguel Oliveira começou a segunda parte da temporada com um sexto lugar. O português arrancou para…

Por Motociclismo
Desporto

KTM não desiste de Miguel Oliveira e fará nova oferta para a GasGas

Ainda sem o futuro definido, Miguel Oliveira poderá continuar dentro da «esfera» KTM como piloto de…

Por Motociclismo

Provavelmente a melhor revista de motos em Portugal 

Categorias

  • Noticias
  • Desporto
  • Destaques

Quick Links

  • COMO ANUNCIAR
    • FORMATOS
    • TABELA DE PREÇOS
  • FICHA TÉCNICA
  • ESTATUTO EDITORIAL
  • POLITICA DE PRIVACIDADE

Revista Motociclismo. Todos os direitos reservados

Inscreva-se!

Inscreva-se hoje na nossa Newsletter a recebe todas as novidades no seu email

Subscreva às notícias mais recentes!

Zero spam, Pode Anular a subscrição a qualquer momento.

Removed from reading list

Undo
 

Loading Comments...
 

    Welcome Back!

    Sign in to your account

    Continue with Facebook
    Continue with Google
    Lost your password?