O nome Ténéré, por si só, é algo que desperta a atenção de todos os amantes da Yamaha e dos amantes das duas rodas em geral. Goste-se ou não, a Yamaha Ténéré marcou uma geração nos anos ’80 com a famosa XT600 Ténéré azul e amarela. Em 2019 o modelo regressou aos catálogos da marca japonesa e o seu sucesso foi imediato. Chega agora a Ténéré 700 World Raid, mais preparada que nunca para longas aventuras.

TEXTO:JOÃO FRAGOSO/ FOTOS:YAMAHA
Foi por terras espanholas – em mais de 300 km, de alcatrão e fora de estrada — que a Yamaha decidiu realizar a apresentação mundial da nova Ténéré 700 World Raid, e só podemos dizer que a escolha não podia ter sido mais acertada. Percursos de uma beleza avassaladora, desafiantes, mas gratificante também pela sua paisagem que nos fez esquecer por momentos que estávamos em solo espanhol. Mas como não estamos aqui para falar da paisagem, falemos da moto. A Yamaha Ténéré 700 World Raid chega quase como uma afirmação da Yamaha aos seus seguidores e fiéis adeptos da Ténéré, do género: “Aqui está o que pediram!” A fórmula lançada em 2019 é praticamente idêntica, mas há várias alterações que permitem dizer que este novo modelo está mais vocacionado para percursos fora-de-estrada e viagens mais longas, sem necessidade de reabastecer e sem necessidade de paragens pelo desconforto do assento.
CP2 É PARA FICAR
A especulação sobre uma moto de aventura com o motor CP3, o tricilíndrico da marca nipónica, foi uma das questões levantadas durante a apresentação, e aYamaha mostrou estar satisfeita com a capacidade do CP2, descartando qualquer futura Ténéré com três cilindros.Pelo menos foi o que afirmaram. Bluff ou não, devemos acreditar. A verdade é que com cerca de 74 cv, a Yamaha Ténéré 700 World Raid tem algo mais importante que muita potência. Um motor muito disponível, que conta com 68 Nm às 6.500 rpm. O famoso bicilíndrico CP2 equipa diversas gamas da marca nipónica e em todas elas é uma característica a disponibilidade e o binário deste bloco. Numa moto que se pretende amigável na sua condução,como este novo modelo de aventura da Yamaha, essas particularidades são ainda mais importantes. E se em condução em estrada conseguimos recorrer pouco à caixa de velocidades, fora de estrada esta qualidade do motor CP2 é ainda mais evidente. É possível encarar subidas e terrenos mais acidentados sem apelarmos a uma mudança mais baixa, uma vez que o motor se mostra sempre disponível e com força suficiente para enfrentar qualquer obstáculo. E temos de referir o som que a Ténéré 700 World Raid emite, numa altura em que são poucas as motos que nos entusiasmam a audição devido às normas Euro5. Esta moto é silenciosa em baixa rotação, onde apenas ouvimos o som característico do motor mas a Yamaha faz acordar o som de escape assim que rodamos um pouco mais opunho direito.E quando falamos de potência e velocidade, não nos podemos esquecer dos travões. A Ténéré 700 World Raid possui uma potência de travagem elevada tanto na dianteira como na traseira, algo que pode inclusive ser prejudicial na condução fora de estrada. Ainda assim, com a manete ajustável é possível contornar um pouco a força das pinças Brembo que equipam esta Yamaha.

TRÊS PONTOS ESSENCIAIS
A conhecida Ténéré 700 vingou no mercado pela sua simplicidade e polivalência, mas ficou sempre a sensação de que era possível mais. Pegando nessa fórmula de sucesso, a Yamaha ouviu as críticas e investiu em três pontos essenciais. Autonomia, suspensões e tecnologia. A autonomia é agora bastante superior à Ténéré 700, com a introdução de dois depósitos que perfazem um total de 23 litros, o que corresponde a uma autonomia real de mais de 400 km, permitindo assim realizar muitos quilómetros sem a preocupação de parar para abastecer.Isto não se deve apenas ao tamanho dos depósitos, deve-se também aos consumos que conseguimos realizar abaixo dos 5 litros, mesmo com bastantes incursões fora de estrada. Estes novos depósitos têm também uma influência grande no comportamento da Ténéré 700 World Raid, uma vez que sentimos mais peso na dianteira da moto, o que não é necessariamente mau, uma vez que deixa a mes-ma mais sólida na frente, transmitindoboas sensações.As suspensões Kayaba totalmente ajus-táveis, contam com 230 mm de curso na dianteira e o amortecedor traseiro conta com 220 mm de curso, e é também ele totalmente regulável. O link do amortecedor foi também melhorado para um melhor funcionamento e absorção de impacto. Na verdade, fora de estrada as suspensões revelaram-se bastante eficazes e sem problemas em passar por todos os desafios impostos. O mesmo aconteceu no alcatrão, onde revelaram estar em sintonia com o quadro e todo o conjunto da Ténéré, proporcionando momentos de muita diversão e inclinações que não pensávamos ser possível numa moto desta gama.Por fim, o painel da nova Ténéré 700 World Raid é um TFT de 5 polegadas – estilo roadbook, na vertical – que conta com três configurações de mostrador e permite conectar o telemóvel. O ABS pode ser desligado na sua totalidade ou apenas na roda traseira, para uma condução mais aplicada fora de estrada. Não existem modos de condução nesta moto,mas não podemos dizer que tenhamos sentido falta dos mesmos, seja no alcatrão, ou fora dele.
MAIS EQUIPAMENTO
Como melhorias, a Yamaha decidiu juntar mais alguns atributos à Ténéré 700 World Raid. Um amortecedor de direção Ohlins ajustável em 18 cliques, pousa–pés mais largos e um banco bastante confortável, fazem parte dessas melhorias. O amortecedor de direção e os pousa-pés contribuem para uma condução fora de estrada mais confortável, com a dianteira a ganhar estabilidade em situações de terrenos mais complicado e velocidades mais elevadas, assim como a possibilidade de um melhor controlo da moto, por possuirmos uma base mais larga para os pés. Os pousa-pés vêm equipados de série com uma borracha que ajuda a reduzir as vibrações da moto na estrada, borracha essa removível para uma melhor condução em TT e que não nos pareceu fazer falta em condução no alcatrão. Por sua vez, o assento plano permite uma maior liberdade de movimentos, mas é o seu conforto aliado a um vidro frontal mais alto e com maior proteção, que tornam um prazer realizar grande tiradas nesta moto.

FIEL A SI MESMA
A grande questão que se coloca quando olhamos para esta nova Ténéré 700 World Raid é se é capaz de manter a simplicidade e facilidade de condução da moto lançada em 2019. A resposta é sim, mas com melhorias. A essência que continua a fazer a delícia de muitos motociclistas mantém-se, com aperfeiçoamentos em áreas que fazem deste novo modelo uma moto mais capaz para incursões fora-de–estrada, mas também uma melhor companheira de viagens. O preço é naturalmente um pouco superior à versão baseada em Ténéré 700, mas totalmente justificado. A Yamaha não só ouviu os seus clientes como acertou em cheio na evolução de uma base, por si só, muito válida. Há pouco ou nada que podemos apontar como falhas nesta moto, face àquilo que a marca diz que a moto cumpre. No final do dia fica a sensação de que a Yamaha deu um tiro certeiro com a Ténéré 700 World Raid, não querendo estragar a pintura por caminhos onde outros já dominam o mercado.
YAMAHA TÉNÉRÉ 700 WORLD RAID | |
MOTOR | bicilíndrico em linha, refrig. líquida |
CILINDRADA | 689 cc |
POTÊNCIA | 73,4 cv (54 kW) @ 9.000 rpm |
BINÁRIO | 68 Nm @ 6.500 rpm |
CAIXA | 6 velocidades |
QUADRO | duplo berço em tubos em aço |
DEPÓSITO | 23 litros |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | forquilha invertida KYB,curso de 230 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | monoamortecedor, cursode 220 mm |
TRAVÃO DIANTEIRO | 2 discos de 282 mm |
TRAVÃO TRASEIRO | disco de 245 mm |
PNEU DIANTEIRO | 90/90-21 |
PNEU TRASEIRO | 150/70R18 |
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS | 1.595 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 890 mm |
PESO | 220 kg |
P.V.P. | 13.145 € |




