MotociclismoMotociclismo
  • Noticias
  • Ensaios e Comparativos
  • Motos
    • Desportivas
    • Naked
    • Adventure
    • Touring
    • Custom
    • Neo-Clássicas
    • 125cc
    • Scooters
    • OffRoad
    • Elétricas
    • Preparações
  • Equipamentos
  • Peças e Acessórios
  • Dicas e Conselhos
  • Marcas
  • Loja
Reading: Ensaio Voge 650 DSX – o “mono” resistente
0

No products in the cart.

Aa
MotociclismoMotociclismo
0
Aa
  • Noticias
  • Ensaios e Comparativos
  • Motos
    • Desportivas
    • Naked
    • Adventure
    • Touring
    • Custom
    • Neo-Clássicas
    • 125cc
    • Scooters
    • OffRoad
    • Elétricas
    • Preparações
  • Equipamentos
  • Peças e Acessórios
  • Dicas e Conselhos
  • Marcas
  • Loja
Have an existing account? Entrar
Siga-nos
© Motociclismo. Todos os direitos Reservados
Motociclismo > Noticias > Actualidade > Ensaio Voge 650 DSX – o “mono” resistente
ActualidadeDestaque ComércioDestaquesEnsaios e ComparativosNoticias

Ensaio Voge 650 DSX – o “mono” resistente

Motociclismo
Last updated: 2023/03/15 at 11:02 AM
Por Motociclismo 8 Min Read
Partilhe
Fonte:Motociclismo
Partilhe

As marcas asiáticas têm estado cada vez melhores nos últimos anos, e esta 650 DSX da Voge segue o mesmo mote. É uma monocilíndrica de grande cilindrada, bastante agradável de conduzir desde o motor à ciclística, com um bom tato geral.

TEXTO:TOMÁS SALGADO/ FOTOS:RUI JORGE

Advertisements

A Voge não é uma das marcas mais conhecidas, mesmo entre os diversos nomes asiáticos,mas quando falamos no nome Loncin já nos faz soar a campainha. A Loncin existe desde 1993 a fabricar motores, e desde 1998 a fabricar motos. Já fez motores para inúmeras marcas, inclusive europeias como a BMW, retirando daí também algum ‘know-how’ e evolução. Então onde surge a Voge no assunto? É a marca premium da Loncin, aproveitando assim da melhor forma o que aprenderam nos anos e parcerias anteriores,tendo como objectivo lançar motos de algum relevo, com bons componentes e acabamentos de qualidade a preços competitivos.

BASE CONHECIDA

Nas motos de combustão da marca exis-tem três motorizações, desde a mais pequena 300 cc, passando pela 500 cc, até esta 650 cc, neste caso um monocilíndrico cuja arquitetura não esconde as origens no motor Rotax tão utilizado em motos como a BMW 650 GS ou a Aprilia Pegaso 650. Mantém as quatro válvulas e a injeção eletrónica, mas com alguma evolução nalguns pontos e acertos para cumprir as mais recentes normas Euro5, ainda assim conseguindo debitar 47,5 cv de potência máxima e um binário de 60 Nm. A caixa mantém as cinco velocidades e a embraiagem por cabo, ambos os pontos com uma ação fácil e suave, com a caixa a ter um bom escalonamento para o caráter tranquilo do monocilíndrico. O 650 cc não é ávido por regimes altos, mas funciona sem vibrações nem com o bater típico dos monocilíndricos logo desde as 2.000 rpm, mesmo em quarta e quinta velocidades. Conseguimos rolar devagar de forma confortável em qualquer mudança, e o escalonamento mais longo das mudanças altas leva-nos sem problemas até aos 160 km/h sem que sintamos que o motor vai em esforço. Com isso,rolamos de forma bastante tranquila, cerca de 130 / 140km/h e com consumos baixos. No total do nosso contacto – que variou bastante entre cidade, auto-estrada, estradas nacionais e ritmos desde o calmo ao ‘atrasado para alguma coisa’ – o painel marcava 4,4 lts/100km de consumo médio o que, com 18 litros de capacidade no depósito, nos dará uma autonomia que rondará os 400 km. Os mapas de injeção/ignição estão bem conseguidos,pelo que a entrega de potência é feita de forma cheia e linear com um tato bom do acelerador. O escape é alto ao bom estilo trail, e confere um bom som ao monocilíndrico.

SIMPLES E FUNCIONAL

É o que podemos dizer da ciclística, que assenta num quadro tubular de estilo treliça. Ainda assim tem bons componentes, como a forquilha Kayaba invertida com bainhas de ø41mm e amortecedor da mesma marca, ou os travões Nissin com dois discos de ø298 mm e duas pinças de dois êmbolos. A travagem conta com um ABS de dois canais que pode ser desconectado facilmente. O braço oscilante é de alumínio, tal como as jantes, estas com 19” na dianteira e 17”na traseira. O assento do condutor é firme e confortável e fica a 820 mm de altura, o que não é muito alto para uma trail,mas o do passageiro é muito mais alto,e obriga-nos a levantar bastante a perna para subir ou descer da moto, o que se torna ainda mais difícil com o conjunto das três malas que tínhamos nesta moto de ensaio. A posição de condução é boa,com o guiador a ter um bom formato e a altura certa para conduzirmos sem esforço. O tato dos comandos também é bom, e não há assim reparos a fazer ao funcionamento geral de tudo. O painel de instrumentos em TFT a cores oferece boa leitura e é bastante completo, com informação sobre a pressão dos pneus,consumos, nível de combustível e mais,ainda com a possibilidade de ser conectado com um smartphone por Bluetooth.Tem sensor crepuscular, pelo que muda para modo noturno à noite e nos túneis.O vidro dianteiro oferece boa proteção aerodinâmica, especialmente na posição mais alta, já que permite ajustar a altura manualmente com facilidade.

AGRADÁVEL E FUNCIONAL

Na estrada, a Voge 650DSX comporta-se bem de forma geral, com o motor a contribuir bastante para isso. Tem um pulsar cheio e compassado nas rotações mais baixas, mas sem parecer demasiado um monocilíndrico, permitindo ser usado desde muito cedo nas rotações.O tato da embraiagem aliado ao binário disponível fazem com que arrancar seja sempre fácil, mesmo em subidas e com carga, e as relações de caixa exploram bem o potencial do motor. Em negativo tem alguma vibração muito fina que se nota mais em estrada aberta ou auto-estrada quando vamos acima dos 120km/h, mas nada de acentuado nem incomportável. Encaixados no assento, todos os comandos estão em posição intuitiva, e o comportamento da ciclística é bastante neutro e fácil de levar, seja de curva em curva ou em zonas abertas. As suspensões são confortáveis, mas acusam um pouco o limite em estradas de pior piso. A travagem é mais do que suficiente, com bastante potência e muito fácil de dosear na manete ajustável.Tem descanso lateral e central, ilumi-nação totalmente LED, ficha USB, proteções de motor e cárter e, esta que testámos, o conjunto de três malas de alumínio comercializadas pela marca a um preço interessante, até porque a qualidade das malas e dos suportes é bastante boa. Existe em três cores, vermelha, preta e azul, a um preço que ronda os 7.795€, estando disponível nos diversos agentes já espalhados no país.

VOGE 650 DSX
MOTORmonocilíndrico, refrig. líquida
CILINDRADA652 cc
POTÊNCIA47,5 cv @6.750 rpm
BINÁRIO60 Nm @ 5.500 rpm
CAIXA5 velocidades
QUADROtubular em aço
DEPÓSITO18 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRAforquilha telescópica invertida de 41 mm, curso de 179,5 mm
SUSPENSÃO TRASEIRAmonoamortecedor, curso n.d.
TRAVÃO DIANTEIROdois discos de 298 mm, pinças de 2 êmbolos
TRAVÃO TRASEIROdisco de 240 mm, pinça de 1 êmbolo
PNEU DIANTEIRO110/80R19
PNEU TRASEIRO150/70R17
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS1.485 mm
ALTURA DO ASSENTO820 mm
PESO219 kg
P.V.P.7.795€

Não perca estas Notícias

Kymco revela a scooter elétrica S7

Campeonato do Mundo Enduro FIM 2023 – Joana Gonçalves em Itália para ronda de abertura do Mundial

Suzuki Live regressa em 2023

TAGGED: Ensaio Voge 650 DSX, o "mono" resistente
Motociclismo 15 de March, 2023
Share this Article
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Copy Link
Deixe o seu comentário

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Revista Digital Gratuita

Products

  • Assinatura Anual Papel- Revista Motociclismo
    Rated 4.67 out of 5
    €59.40

Algumas das Notícias mais populares

DestaquesNoticias

Revista Motociclismo: 1ª Edição nas bancas

Por Motociclismo 1 Min Read

Novo sistema de escape da Zard para a Ducati Panigale V2 – imponente e mais desportiva

Por Miguel Fragoso
Noticias

2ª volta a Portugal Honda NC terminada com sucesso

Por Joao Fragoso 2 Min Read
Publicidade
EquipamentosNoticias

Luvas REV’IT! Cassini H2O Ladies – Desenho minimalista, para o dia a dia

Há produtos que dificilmente se encaixam num grupo bem definido, tal a sua versatilidade e capacidade…

Por Miguel Fragoso
Desporto

Miguel Oliveira sai do top dez do campeonato; Francesco Bagnaia é o novo perseguidor direto de Fabio Quartararo

Está concluída mais uma ronda do Campeonato do Mundo de MotoGP onde a pista de Misano…

Por Motociclismo
Desporto

‘Corrida em marcha atrás a partir da 11.ª ou da 12.ª volta; Falta a solução à KTM, e não é de agora…’ – Miguel Oliveira

Miguel Oliveira chegou hoje em Sepang a estar no top dez mas acabou a corrida em…

Por Motociclismo
Desporto

‘Não temos ainda ideia de como tornar a mota mais rápida em qualificação’ – Miguel Oliveira

Miguel Oliveira começou a segunda parte da temporada com um sexto lugar. O português arrancou para…

Por Motociclismo
Desporto

KTM não desiste de Miguel Oliveira e fará nova oferta para a GasGas

Ainda sem o futuro definido, Miguel Oliveira poderá continuar dentro da «esfera» KTM como piloto de…

Por Motociclismo

Provavelmente a melhor revista de motos em Portugal 

Categorias

  • Noticias
  • Desporto
  • Destaques

Quick Links

  • COMO ANUNCIAR
    • FORMATOS
    • TABELA DE PREÇOS
  • FICHA TÉCNICA
  • ESTATUTO EDITORIAL
  • POLITICA DE PRIVACIDADE

Revista Motociclismo. Todos os direitos reservados

Inscreva-se!

Inscreva-se hoje na nossa Newsletter a recebe todas as novidades no seu email

Subscreva às notícias mais recentes!

Zero spam, Pode Anular a subscrição a qualquer momento.

Removed from reading list

Undo
 

Loading Comments...
 

    Welcome Back!

    Sign in to your account

    Continue with Facebook
    Continue with Google
    Lost your password?