A nova Triumph Speed Triple RS evoluiu no sentido em que todas as chamadas hypernaked evoluíram. Muitos cavalos, foco na performance e componentes de topo. Mas a marca inglesa queria mais. E assim nasce a Triumph Speed Triple RR, uma moto baseada na sua irmã naked,mas que equipa uma carenagem frontal com um farol redondo a lembrar as motos de estilo neo- retro.

TEXTO:JOÃO FRAGOSO / FOTOS:BRUNO RIBEIRO
Apenas o melhor
Se a Triumph Speed Triple RS foi uma afirmação da marca britânica no que diz respeito à capacidade de equipar um modelo com tudo do “bom e do melhor”, a Triumph Speed Triple RR é uma confirmação sobre a afirmação anterior.O quadro leve, os travões Brembo Style-ma, as manetes Brembo MCS totalmente ajustáveis – tudo isto está presente no modelo naked foi replicado na RR,com a adição de suspensões eletrónicas semi-ativas Ohlins Smart EC 2.0, pneu Pirelli Diablo Supercorsa SP V3 e uma posição de condução mais desportiva,a pensar em apenas uma coisa: perfor-mance. A Triumph equipou também esta moto com um painel TFT de 5” acores – minimalista na sua visualização principal – mas que oferece toda a informação necessária quando acedemos aos restantes menus. Todos os conhecidos sistemas de controlo de tração e ABS em curva também estão presentes,assim como cinco modos de condução diferentes, incluindo o modo “Track”.A suspensão dianteira e o amortecedor traseiro são totalmente reguláveis através do painel TFT, com uma enorme possibilidade de combinações de afinações.
A travagem, como referido, também é totalmente regulável através da manete da Brembo e é extremamente mordaz. Mais importante, é muito precisa. Conseguimos sempre perceber bem a força necessária para parar exatamente onde queremos, o que é importante numa moto que promete grandes desempenhos.

Hooligan disfarçada
Olhando para esta moto é fácil de concordar que qualquer um de nós gostaria de a colocar num prato giratório na sala de estar. A Speed Triple RR emana confiança e esplendor, mas isso é apenas a aparência de um lobo na pele de cordeiro. Com 177 cv e um binário máximo de 125 Nm às 9.000 rpm, esta moto pode ser tudo menos civilizada, mas apenas quando queremos. Esse é o ponto interessante. Devido às normas EURO5(cumpridas por este motor), é possível notar que o tricilíndrico perdeu alguma da sua suavidade em baixa rotação, sendo necessário um pouco mais trabalho de passagem de caixa para que este se mantenha delicado a baixas velocidades. Ainda assim, proporciona uma condução fácil e despreocupada na cidade e em ambiente urbano, muito também devido ao Quickshifter Up & Down de série. Mas é na faixa média de rotação que sentimos que este motor quer gritar com toda a força e mostrar a sua alma.Apesar das restrições, o som emitido pela admissão é fantástico e leva-nos a pedir sempre um pouco mais do punhodireito – o que nem sempre é bom na via pública, onde rapidamente estamos a exceder o limite de velocidade, sem sequer darmos conta.
Isto porque a ciclística da Triumph Speed Triple RR é uma obra de engenharia fantástica, dando a sensação de que estamos sempre seguros e a circular a velocidades razoáveis. A posição dos avanços é semelhante a qualquer superesportiva que encontramos no mercado, mas a posição das pernas faz-nos lembrar uma naked, deixando a dúvida de como podemos categorizar esta moto. Contudo, este compromisso entre uns avanços bastante agressivos e uma posição das pernas mais “relaxada” permite que a moto seja razoavelmente confortável em qualquer situação do dia a dia, sem perder o carácter desportivo que a Triumph procura com este modelo.
Definitivamente uma RR
A Triumph pode não querer admitir, colocando a Speed Triple RR na categoria“Roadster”no seu site, mas depois de circularmos com esta moto fica claro que compete com as motos desportivas da atualidade. É certo que os números são um pouco inferiores, no que à potência diz respeito, mas para o utilizador comum será provavelmente mais fácil extrair tudo desta moto do que de uma outra com mais de 200 cv. A facilidade de condução é explicada pela suavidade do motor tricilíndrico de 1.160 cc, aliado a umas suspensões que leem as irregularidades do piso e a nossa condução de forma imperial. Mais, a facilidade com a qual conseguimos parar esta moto também nos permite extrair todo o seu potencial, sabendo que o quadro suporta todas estas forças e componentes de forma extremamente competente.Não será na via pública que vão conseguir explorar ao máximo esta moto– pelo menos dentro dos limites legais– mas levando a Triumph Speed Triple RR para o Circuito do Estoril (hipoteticamente falando), conseguirão perceber que os limites impostos nesta moto pela Triumph estão numa liga que poucos conseguem alcançar. Apesar disso, na via pública é uma moto extremamente prazerosa de circular, preferencialmente em estradas abertas e que permitam desgastar as laterais dos pneus
Triumph Speed Triple RR | |
MOTOR | 3 cilindros em linha, refrigeração líquida |
CILINDRADA | 1.160 cc |
POTÊNCIA | 177 cv (132,4kW) @10.750 rpm |
BINÁRIO | 125 Nm @ 9.000 rpm |
CAIXA | 6 velocidades |
QUADRO | dupla trave em alumínio |
DEPÓSITO | 15,5 litros |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | forquilha telescópica invertida eletrónica Ohlins S-EC2 |
SUSPENSÃO TRASEIRA | monoamortecedor eletrónico Ohlins S-EC 2 |
TRAVÃO DIANTEIRO | dois discos de 320 mm, pinças radiais Brembo Stylema |
TRAVÃO TRASEIRO | disco de 220 mm, pinça Brembo de 2 êmbolos |
PNEU DIANTEIRO | 120/70 ZR17 |
PNEU TRASEIRO | 190/55 ZR17 |
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS | 1.439 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 830 mm |
PESO | 199 kg |
P.V.P. | (DESDE)21.250€ |




