MotociclismoMotociclismo
  • Noticias
  • Ensaios e Comparativos
  • Motos
    • Desportivas
    • Naked
    • Adventure
    • Touring
    • Custom
    • Neo-Clássicas
    • 125cc
    • Scooters
    • OffRoad
    • Elétricas
    • Preparações
  • Equipamentos
  • Peças e Acessórios
  • Dicas e Conselhos
  • Marcas
  • Loja
Reading: Ensaio Suzuki GSX-S 1000 GT – Sport Touring com acento no Sport
0

No products in the cart.

Aa
MotociclismoMotociclismo
0
Aa
  • Noticias
  • Ensaios e Comparativos
  • Motos
    • Desportivas
    • Naked
    • Adventure
    • Touring
    • Custom
    • Neo-Clássicas
    • 125cc
    • Scooters
    • OffRoad
    • Elétricas
    • Preparações
  • Equipamentos
  • Peças e Acessórios
  • Dicas e Conselhos
  • Marcas
  • Loja
Have an existing account? Entrar
Siga-nos
© Motociclismo. Todos os direitos Reservados
Motociclismo > Motos > Touring > Ensaio Suzuki GSX-S 1000 GT – Sport Touring com acento no Sport
Ensaios e ComparativosMotosTouring

Ensaio Suzuki GSX-S 1000 GT – Sport Touring com acento no Sport

Motociclismo
Last updated: 2023/02/23 at 11:53 AM
Por Motociclismo 8 Min Read
Partilhe
Fonte:Motociclismo
Partilhe

Numa época em que todos querem uma trail e estas motos dominam o mercado,seja para o dia a dia ou para grandes viagens, a Suzuki aposta forte no segmento Sport Touring. A concorrência direta é pouca, com a Kawasaki Ninja 1000 SX a ser provavelmente a única digna de comparação direta, ainda que sejam muito mais os modelos das diversas marcas que se dizem equipar com as características desta GSX-S1000 GT. Mas será que faz sentido uma Sport Touring nos tempos que correm? Não queiram saber o quanto…

TEXTO:JOÃO FRAGOSO/ FOTOS:RUI JORGE

Advertisements

A Suzuki entra num segmento que já viveu melhores tempos, mas que, ainda assim, continua bem vivo para os amantes mais puros das duas rodas. O conceito é simples: percorrer muitos quilómetros de forma confortável com um carácter desportivo sempre presente. Mas conforto e desportiva nem sempre casam muito bem e a tarefa da Suzuki não era fácil. Contudo, não precisamos de muito mais do que subir para a GSX-S1000GT para perceber que a marca nipónica não se conteve em fundir estes dois conceitos.

CONFORTÁVEL À SUA MANEIRA

Possuindo todos os ingredientes para se inserir numa categoria de motos turísticas,a GSX-S1000 GT partilha também muitos componentes com a sua irmã naked, da Suzuki não faz nada para esconder isso.O guiador é em tudo semelhante, o que proporciona imediatamente à nova moto japonesa uma posição bastante confortável. Em percursos citadinos, que exigem um pouco mais de “mão de obra”, a Suzuki mostrou-se confortável e fácil de manobrar. Em deslocações mais longas, devido à largura e altura do guiador nunca sentimos que estamos numa posição de desconforto ou tensão, mantendo qualquer viagem numa deslocação prazerosa. Apesar disso, o assento, por sua vez, revelou algum desconforto em deslocações mais longas,algo que não deixa de ser surpreendente tendo em conta o propósito desta moto.A solução? Não ficar muito tempo na mesma posição em cima da moto, procurando aproveitar o carácter mais desportivo da mesma, usufruindo da fusão conforto/desportividade. A posição das pernas e a forma como “abraçam” as carenagens dizem-nos claramente que estamos sentados numa moto que procura curvas. Não na cidade, mas de estradas secundárias,preferencialmente bastante sinuosas. A condução tem de ser adaptada às características mistas da moto, mas rapidamente conseguimos tirar o máximo partido desta Sport Touring. Podemos também optar por um assento em gel, mas já não haveria(mais um) pretexto para adotar uma condução desportiva.

CORAÇÃO COM ALMA

O motor desta GSX-S1000 GT é provavelmente um dos mais conhecidos do segmento das motos super desportivas. A famosa GSX-R 1000 K5 continua a ser considerada por muitos “A” super desportiva, e um dos pontos fundamentais para isso é o seu motor. Naturalmente com bastantes alterações – sistema de admissão e eletrónica foram as principais mudanças – na nova Sport Touring japonesa este motor continua a entusiasmar e a criar emoções fortes em toda a faixa de rotação. Em baixos e médios regimes sentimos que os 150cv estão ainda a acordar neste bloco de 999 cc, mas estão bem vivos e prontos a entrar em ação. É a partir das 7.000 rpm que este motor se faz realmente sentir e revela todo o seu carácter, contudo, a linearidade do mesmo é deliciosa. A electrónica contribui em grande parte para esta suavidade, e os diferentes modos de condução – são três – fazem-se sentir proporcionam sensações bem diferentes entre si. A transmissão final pareceu ser algo curta para uma moto pensada para longas distância, mas isso traz benefícios na condução citadina e estradas sinuosas, onde as passagens de caixa acontecem menos vezes. Isto pode incomodar alguns, tendo em conta a eficácia do sistema Quick Shift Bidirecional, que nos faz querer realizar passagens de caixa constantes. O som emitido pelo sistema de escape, tendo em conta todas as restrições das normas EURO5, é fantástico, lá está, especialmente com autilização do Quick Shift.

SUZUKI E TECNOLOGIA

A relação da Suzuki com a tecnologia nas suas motos não tem sido a melhor,ou pelo menos a mais atual. Mas a GSX–S1000 GT vem muito bem equipada neste departamento. O típico painel LCD com tons azulados que estamos habituados a ver nos modelos da marca nipónica, foi substituído por um TFT a cores de 6,5” que integra o sistema S.I.R.S (sistema de condução inteligente Suzuki) que conta com diversas ajudas eletrónicas. O painel permite ainda emparelhar o telemóvel e o intercomunicador diretamente à moto e, para além de fornecer as indicações via áudio, mostra o mapa completo com as indicações até ao destino, algo que não encontramos em muitas motos, mesmo aquelas que são pensadas para as grandes viagens.E para que não falte bateria ao telemóvel e possamos manter a conetividade, podemos contar com uma tomada USB do lado esquerdo, junto do painel. Os comandos não são altamente intuitivos,mas pela sua simplicidade têm um curto período de habituação.

PUREZA

Pureza é efetivamente a palavra para descrever esta moto. Apesar de toda a(boa) eletrónica, sentimos sempre que estamos ligados à estrada e as sensações que passam evidenciam ser sempre as corretas, muito por culpa das boas suspensões (totalmente ajustáveis na dianteira) em plena sintonia como quadro. O motor é soberbo em alta rotação e em condução mais comedida mostra ser civilizado e muito fácil de utilizar. Mas é preciso referir pontos menos positivos como os travões, que exigem algum empenho para fazerem o que queremos, assim como o vidro poderia ser mais generoso na proteção que oferece. Porém, o saldo final é bastante positivo e a Suzuki GSX-S1000 GT apresenta um ótimo conjunto. A capacidade de viajar – ampliada na versão testada pelas malas laterais que são um extra – está bem presente, assim como a possibilidade de a qualquer momento rodarmos o punho direito e sentirmos a emoção de estar numa moto desportiva. Aqui não há truques e a Suzuki oferece aquilo que diz ter, uma Sport Touring no verdadeiro significado da palavra.

SUZUKIGSX-S1000 GT
MOTOR4 cilindros em linha, refrig. líquida
CILINDRADA999 cc
POTÊNCIA152 cv (111.8kW) @11.000 rpm
BINÁRIO108 Nm @ 9.250 rpm
CAIXA6 velocidades
QUADROdupla trave em alumínio
DEPÓSITO19 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRAforquilha telescópicainvertida, curso de 120 mm
SUSPENSÃO TRASEIRAmonoamortecedor, cursode 130 mm
TRAVÃO DIANTEIROdois discos de 310 mm, pinçasBrembo de 4 êmbolos
TRAVÃO TRASEIROdisco de 240 mm, pinça Nissin
PNEU DIANTEIRO120/70 ZR17
PNEU TRASEIRO190/50 ZR17
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS1.460 mm
ALTURA DO ASSENTO810 mm
PESO226 kg
P.V.P. (DESDE)15.449€

Não perca estas Notícias

Vagabund KTM Freeride E – pura diversão

Riviera italiana recebe a abertura do EnduroGP World Championship 2023

Schuberth S3 – Já disponível nos distribuidores oficiais

TAGGED: Ensaio, GSX-S 1000 GT, Noticias, Yamaha
Motociclismo 23 de February, 2023
Share this Article
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Copy Link
Deixe o seu comentário

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Revista Digital Gratuita

Products

  • Assinatura Anual Papel- Revista Motociclismo
    Rated 4.67 out of 5
    €59.40

Algumas das Notícias mais populares

DestaquesNoticias

Revista Motociclismo: 1ª Edição nas bancas

Por Motociclismo 1 Min Read

Novo sistema de escape da Zard para a Ducati Panigale V2 – imponente e mais desportiva

Por Miguel Fragoso
Noticias

2ª volta a Portugal Honda NC terminada com sucesso

Por Joao Fragoso 2 Min Read
Publicidade
EquipamentosNoticias

Luvas REV’IT! Cassini H2O Ladies – Desenho minimalista, para o dia a dia

Há produtos que dificilmente se encaixam num grupo bem definido, tal a sua versatilidade e capacidade…

Por Miguel Fragoso
Desporto

Miguel Oliveira sai do top dez do campeonato; Francesco Bagnaia é o novo perseguidor direto de Fabio Quartararo

Está concluída mais uma ronda do Campeonato do Mundo de MotoGP onde a pista de Misano…

Por Motociclismo
Desporto

‘Corrida em marcha atrás a partir da 11.ª ou da 12.ª volta; Falta a solução à KTM, e não é de agora…’ – Miguel Oliveira

Miguel Oliveira chegou hoje em Sepang a estar no top dez mas acabou a corrida em…

Por Motociclismo
Desporto

‘Não temos ainda ideia de como tornar a mota mais rápida em qualificação’ – Miguel Oliveira

Miguel Oliveira começou a segunda parte da temporada com um sexto lugar. O português arrancou para…

Por Motociclismo
Desporto

KTM não desiste de Miguel Oliveira e fará nova oferta para a GasGas

Ainda sem o futuro definido, Miguel Oliveira poderá continuar dentro da «esfera» KTM como piloto de…

Por Motociclismo

Provavelmente a melhor revista de motos em Portugal 

Categorias

  • Noticias
  • Desporto
  • Destaques

Quick Links

  • COMO ANUNCIAR
    • FORMATOS
    • TABELA DE PREÇOS
  • FICHA TÉCNICA
  • ESTATUTO EDITORIAL
  • POLITICA DE PRIVACIDADE

Revista Motociclismo. Todos os direitos reservados

Inscreva-se!

Inscreva-se hoje na nossa Newsletter a recebe todas as novidades no seu email

Subscreva às notícias mais recentes!

Zero spam, Pode Anular a subscrição a qualquer momento.

Removed from reading list

Undo
 

Loading Comments...
 

    Welcome Back!

    Sign in to your account

    Continue with Facebook
    Continue with Google
    Lost your password?