A Harley-Davidson Nightster é a moto mais acessível da gama da marca de Milwaukee neste momento, mas não é por isso que é negligenciada no que diz respeito à qualidade de construção e de todos os seus componentes. Uma fusão de estilo clássico com moderno oferecem a esta Harley um conjunto cativante.

TEXTO:JOÃO FRAGOSO / FOTOS: RUI JORGE
No fim do dia optamos sempre pelo modo Sport que revelou ser aquele que apresentava maior sensibilidade e controlo…Este título explica-se de forma muito sucinta. A Harley-Davidson Nightster tem apenas o assento do condutor de série, o que a torna apenas elegível para uma pessoa circular. Assim, à priori, olhamos para esta moto e imaginamo-nos numa estrada em linha reta sem fim e muitos quilómetros sem parar, sozinhos. Mas não é apenas em linha reta que esta moto é capaz de demonstrar as suas qualidades e vamos já de seguida falar sobre isso.
O CHAMAR DO V-TWIN
A Harley equipou esta nova Sportster com o motor Revolution Max 975 T, o que confere à Nightster 89 cv de potência às 7.500 rpm e 95 Nm de binário máximo às 5.750 rpm. Sentimos que necessitamos de alguma rotação para fazer acordar este 975 T, mas assim que o fazemos este mostra todas as suas qualidades e disponibilidade. A caixa pareceu algo longa, o que se refletiu, acima de tudo, na 5ª e 6ª velocidade que apenas são utilizadas em vias rápidas ou autoestrada. Nas primeiras 4 velocidades a Nightster apresenta boa disponibilidade no que diz respeito ao motor, mas sentimos algum desconforto em circular em mudanças mais elevadas a baixas velocidades. Importante também são os três modos de condução(rain, road e sport), que influenciam e muito a resposta do acelerador eletrónico. Naturalmente o modo rain é aquele que torna o acelerador mais progressivoe menos responsivo -reduzindo a potência disponível – mas o modo road também o faz e talvez um pouco em excesso para um modo “base”. No fim do dia optamos sempre pelo modo sport que revelou ser aquele que apresentava maior sensibilidade e controlo sobre o acelerador, uma vez que nos restantes sentimos sempre que é difícil manter uma aceleração constante sem oscilações na rotação.Para além de tudo isso, no modo sport sentimos que conseguimos libertar a alma deste Revolution Max, que quando acorda tem bastante energia e personalidade. E ficamos com a sensação de que este motor não tem fim, sendo capaz de explorar toda a faixa de rotação em constante aceleração.

TAMBÉM CURVA
Sejamos honestos. Há um estereótipo associado às Harley-Davidson de que são motos apenas para andar a direito. Bem, esta não. A Nightster não se recusa a umas boas curvas e é bastante competente a fazê-lo. A roda de 19” na dianteira pode assustar um pouco inicialmente pelo comportamento distinto de uma moto com roda de 17”, mas rapidamente nos adaptamos à forma como devemos abordar as curvas com esta moto e percebemos que podemos fazê-lo de forma eficaz. Pela sua baixa altura ao solo vamos estragar um pouco a pintura dos poisa-pés, mas quanto a isso há pouco a fazer. O que podemos fazer é confiar nos travões que equipam este modelo. Apesar de contar apenas comum disco de 320 mm na dianteira, este está equipado com pinça Brembo e mostrou ser eficaz, necessitando apenas de alguma força na manete para começar a atuar da forma que pretendemos. Na traseira a Nightster está equipada com um único disco de 260 mm, também com pinça Brembo, bastante eficaz a complementar a travagem dianteira. E entre acelerações e reduções, dizer que a caixa de velocidades se revelou bastante suave ea ajuda do sistema Drag-Torque Slip Control– termo utilizado pela Harley para a embraiagem deslizante essencialmente- faz-se sentir numa condução mais aplicada. A suspensão Showa de 41 mm na dianteira contribui também para uma maior confiança na frente e uma boa leitura do piso, absorvendo simultaneamente as irregularidades da estrada de forma competente. O duplo amortecedor traseiro revelou-se um pouco menos eficaz, tanto na leitura como na absorção do impacto. Em cidade ou estradas com piso mais desgastado pode ser algo desconfortável.
O ESSENCIAL
Tecnologicamente não encontramos nada que nos faça perder a cabeça nesta Harley-Davidson Nightster. Apesar disso,esta moto tem o essencial para nos aju-dar numa condução mais segura e confortável com o Rider Safety Enhancements, que engloba os modos de condução,ABS e TCS. O painel é pequeno de 4” e circular, mas tem toda a informação necessária e podemos alternar entre odómetro, trip A e B, relógio, autonomia e conta rotações. A iluminação é full LED e funciona muito bem.

VIAGEM SEM FIM
Lembram-se do início deste texto?Quando imaginamos uma estrada sem fim ao olhar para esta moto? É exatamente o que nos apetece assim que começamos a circular na Nightster. Uma enorme estrada aberta de muitos quilómetros, com a passagem por algumas zonas montanhosas e sinuosas, é aquilo que a Harley-Davidson Nightster pede. A sua estabilidade quase inabalável independentemente da velocidade a que circulamos transmite enorme confiança,e a sua capacidade de “atacar” as curvas permite sonhar com um misto de retas e percursos sinuosos. Teremos apenas deter cuidado com as bombas de combustível pelo caminho, devido ao pequeno depósito de 11,7 litros colocado debaixo do assento. Por isso, mesmo que não se queiram levantar terão de o fazer para colocar combustível. As más-línguas vão dizer que o depósito poderia ser maior e colocado num local mais convencional, mas é tudo uma estratégia da Harley-Davidson para obrigar os motociclistas a descansar. Ou será que não?
H-D NIGHTSTER | |
MOTOR | bicilíndrico em V Revolution Max 975T,refrigeração líquida |
CILINDRADA | 975 cc |
POTÊNCIA | 90 cv @ 7.500 rpm |
BINÁRIO | 95 Nm @ 5.750 rpm |
CAIXA | 6 velocidades |
QUADRO | tubular em aço |
DEPÓSITO | 11,7 litros |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | forquilha telescópicaconvencional Showa de 41 mm, curso de 114 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | duplo amortecedor, cursode 76,2 mm |
TRAVÃO DIANTEIRO | disco de 320 mm, pinça de 4êmbolos |
TRAVÃO TRASEIRO | disco de 260 mm, pinça de 1êmbolo |
PNEU DIANTEIRO | 100/90-19 |
PNEU TRASEIRO | 150/80B16 |
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS | 1.556 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 705 mm |
PESO | 218 kg |
P.V.P. | 15.500€(desde) |






