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Motociclismo > Motos > Desportivas > Ensaio Ducati Streetfighter V2 – o nome diz tudo
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Ensaio Ducati Streetfighter V2 – o nome diz tudo

Motociclismo
Last updated: 2023/02/27 at 11:56 AM
Por Motociclismo 8 Min Read
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Fonte:Motociclismo
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A evolução das motos, no que toca essencialmente à melhoria das suspensões,travões e pneus, e a profusão das ajudas eletrónicas, vieram tornar as motos bem mais fáceis e seguras de conduzir. Mas existem algumas que mantêm o seu ADN bem vincado, para o bem e para o mal, sendo o caso desta Streetfighter V2, uma moto criada apenas para o prazer de condução!

TEXTO:FERNANDO NETO/ FOTOS:RUI JORGE

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Prazer de condução e uma estética refinada é algo que normalmente não falta nos produtos da marca italiana. Nestas páginas encontramos uma naked desportiva que combina toda a vertente desportiva da Panigale V2 com a atitude e o estilo da Streetfighter que,tal como a desportiva, também pode ser encontrada com um motor de 4 cilindros em V. Nesta bicilíndrica encontramos um motor Superquadro de 955 cc que debita 153 cv de potência às 10.750 rpm e um binário máximo de 101,4 Nm às 9.000 rpm, controlado por um pacote eletrónico de última geração. Motor que cumpre com as normas Euro 5 e que partilha com a Panigale V2 o sistema de escape que se prolonga sob omotor, finalizando num compacto silenciador do lado direito. Os corpos de injeção permanecem inalterados em relação à desportiva, controlados por um sistema Ride by Wire, e as válvulas são comandadas pelo tradicional sistema Desmodrómico com balanceiros revestidos em DLC, de modo a reduzir a fricção e aumentar a resistência à fadiga. Quanto ao peso, são 200 kg certinhos em ordem de marcha, mas vamos esmiuçar mais um pouco.

COMPLETA

Esteticamente esta moto não foge muito à topo de gama Streetfighter V4, com a sua característica ótica DRL, mas aqui o conceito de design é criado em redor da mecânica da Panigale V2,com o motor como elemento portante. Face à desportiva o guiador largo substitui os avanços,o assento é mais largo e confortável (embora a uma altura elevada de 845 mm ao solo), e os pousa-pés foram reposicionados para um maior conforto no dia a dia.Em termos de eletrónica, encontramos um plataforma inercial IMU de 6 eixos que gere uma série de sistemas: o ABS Cor-nering Evo, Ducati Traction Control Evo2, o Ducati Wheelie Control Evo, o Ducati Quick Shift bidirecional Evo 2 e o Engine Brake Control Evo. Os parâmetros de cada controlo são associados por defeito aos três Riding Modes (Sport, Road e Wet),estes associados também aos três Power Modes: High, Medium e Low.Em termos de ciclística, para além do conhecido quadro Monocoque em alumínio, destaque para as suspensões: na frente uma forquilha invertida Showa BPF de 43 mm e na retaguarda um monoamortecedor Sachs também totalmente regulável, montando ainda um amortecedor de direção Sachs. Quanto à travagem, material de topo com dois discos de 320 mm na frente, assistidos por pinças Brembo monobloco M4 32 de 4 êmbolos e montagem radial. Esta Streetfighter possui um generoso depósito de 17 litros e no capítulo da instrumentação possui um ecrã TFT a cores de 4,3”. Possui 4 anos de garantia e os intervalos para manutenção são a cada 12 meses ou 12.000 km, estando também disponível numa nova decoração verde mate bem apetecível!

PASSEAR? NAHH…

Mas afinal qual a razão do título usado neste trabalho? Porque esta é uma Ducati à antiga! É verdade que tem ajudas eletrónicas, quick shifter, etc, mas de resto é pura e dura, criada para oferecer muito prazer de condução (e eficácia) numa condução desportiva. Não é que seja desconfortável, mas a posição de condução é algo agressiva sobre a frente, num conjunto super estreito na zona das pernas o que ajuda ainda mais à estonteante agilidade do modelo.Os travões são excelentes e as suspensões igualmente boas, embora algo duras especialmente atrás se o piso não for perfeito ou se não estivermos em “modo ataque”. Quanto ao motor, “acorda” um pouco mais tarde do que esperávamos,notando-se bastante a presença do Euro5 neste bicilíndrico, tanto na subida de regime que parece estrangulada nas baixas rotações como no calor que emana para as pernas e rabo do condutor, especialmente nos dias mais quentes, a baixa velocidade ou quando fazemos paragens mais prolongados nos semáforos. Mas os 153 cv estão lá, simplesmente começam a aparecer depois das 7.000 rpm, quando se nota uma alteração no desempenho da Streetfighter, sendo depois uma festa esticar cada relação através do excelente quickshifter bidirecional. E nem precisamos de nos baixar muito em AE pois a própria posição já convida a andar depressa, especialmente no modo de condução Sport onde o motor parece respirar melhor. Gostámos da embraiagem hidráulica muito macia, do bom tato dos comandos, da excelente instrumentação e até do consumo médio que se cifrou em cerca de 5,1 l/100 km, enquanto os aderentes pneus Pirelli Diablo Rosso IV casamtambém bem com este modelo.

OU SEJA…

Esta moto proporcionou-nos grandes momentos de condução – como apenas algumas naked o fazem – e até ficámos com a vontade de levar a Streetfighter V2 a um circuito. Em condução desportiva o motor é divertido, a eletrónica funciona muito bem e a ciclística é bem capaz, oferecendo uma sensação de segurança enorme,mas em condução mais tranquila ficámos com a sensação que este é talvez o motor Ducati mais afetado pelas apertadas normas Euro 5, demasiado castrado nos baixos regimes e com demasiada apetência para soltar a temperatura no corpo do condutor. E é claro, também não é a moto ideal para passear com passageiro, mas isso já sabíamos. Mas como peça de arte ou por forma a extrair grandes momentos de condução em estrada ou em pista (se possível depois de montar outro sistema de escape), esta Streetfighter V2 está lá e promete continuar a apaixonar os amantes dos motores bicilindricos.

DUCATISTREETFIGHTER V2
MOTORbicilíndrico em V, refriger. líquida
CILINDRADA955 cc
POTÊNCIA153 cv @10.750 rpm
BINÁRIO101,4 Nm @ 9.000 rpm
CAIXA6 velocidades
QUADROmonocoque em alumínio
DEPÓSITO17 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRAforquilha telescópicainvertida Showa BPF totalmente ajustável de 43 mm,curso de 120 mm
SUSPENSÃO TRASEIRAmonoamortecedor, Sachstot. ajustável curso de 130 mm
TRAVÃO DIANTEIROdois discos de 320 mm, pinçasradiais Brembo M4 de 4 êmbolos
TRAVÃO TRASEIROdisco de 245 mm, pinça Brembode 2 êmbolos
PNEU DIANTEIRO120/70 ZR17
PNEU TRASEIRO180/60 ZR17
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS1.465 mm
ALTURA DO ASSENTO845 mm
PESO200 kg
P.V.P. (DESDE)17.745€

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TAGGED: Ducati, Ensaio Streetfighter V2, Noticias, o nome diz tudo
Motociclismo 27 de February, 2023
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