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Motociclismo > Ensaios e Comparativos > Ensaio Brixton Crossfire 500X – Scrambler austríaca
Ensaios e Comparativos

Ensaio Brixton Crossfire 500X – Scrambler austríaca

Motociclismo
Last updated: 2022/10/26 at 11:53 AM
Por Motociclismo 6 Min Read
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Fonte:motociclismo
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Sim, austríaca, mas pelas mãos da Brixton que só recentemente se lançou no mercado das motos de média cilindrada. Esta Crossfire 500X é o segundo modelo com 500 cc da Brixton, mas mostra boa qualidade, bons pormenores e um comportamento bastante positivo, que até permite algumas aventuras ‘Scramblescas’.

TEXTO: TOMÁS SALGADO / FOTOS: RUI JORGE

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A base é a mesma da Crossfire 500, a versão Café Racer e primeira média cilindrada da Brixton, com as diferenças entre ambas a recairem basicamente na estética e pneus.Alguns pontos, como o conjunto de farol dianteiro full LED e painel de instrumentos digital, ou até o formato do depósito de combustível, fazem lembrar outra austríaca: a Svartpilen da Husqvarna, mas as semelhanças ficam-se por aí. O quadro em tubos de aço alberga um bicilíndrico em linha muito semelhante ao da Honda CB 500, tanto no aspecto como no comportamento e ficha técnica. As cifras estão nos 35 Kw (48 cv) de potência máxima, mesmo no limite de conseguir a homologação para a carta A2. É refrigerado por líquido e conta com caixa de seis velocidades e embraiagem deslizante/assistida, e assim que o ligamos reforçamos as semelhanças com opropulsor da marca japonesa. O som e o pulsar não enganam!

As Suspensões voltam a ser as unidades Kayaba ajustáveis (compressão na forquilha,extensão e pré-carga no amortecedor), mas com ‘settings’ um bocadinho diferentes para fazer jus às escapadinhas da Scrambler. A travagem é da J. Juan, com uma pinça radial na dianteira a ‘morder’ um disco de 320 mm, enquanto que na traseira um disco 240 mm cumpre bem a função. O ABS é da Bosch e, na prática, o tacto e potência de travagem são muito bons.

A ‘X’

Se já falámos de semelhanças, falta falar no que distingue esta versão X da sua ‘irmã’ Crossfire base. A X monta os Pirelli MT60, com um estilo bem mais ‘offroad’ e melhores prestações fora de estrada que os Angel ST da versão ‘normal’. O guiador é mais largo na X, o desenho do assento é diferente, e o suporte de matrícula fica por baixo da luz traseira de forma convencional, enquanto que na Crossfire é montado lateralmente na roda traseira. De resto, a Crossfire X prima pela simplicidade, sem ajudas de eletrónica (além do ABS) e mapas ou modos para escolher, apenas sensações puras e divertidas quando ‘rolamos’.

Com o assento estreito a apenas 795 mm do solo, a Brixton está acessível a qualquer um, ainda para mais com um centro de gravidade baixo a tornar mais fáceis as manobras em parado e a condução mais lenta/técnica.A posição de condução é bastante boa e confortável, com o assento a ter um formato com boa anatomia e o’guiador largo a deixar os nossos braços numa posição neutra e com boa ‘alavancagem’ para a condução.

O motor é bastante suave e agradável para conduzir de forma tranquila, mas não se nega se nos apetecer adotar um ritmo rápido numa qualquer estrada mais ‘animada’,ou numa brincadeira fora-de-estrada, como tivemos oportunidade de confirmar! A Embraiagem tem um bom tato, e a caixa de velocidades também, apesar de achar que a relação final poderia ser um pouco mais longa, já que damos por nós já em sexta velocidade a tentar subir mais uma mudança. Ainda assim a velocidade máxima é elevada, e permite uma velocidade de cruzeiro que não nos intimida de fazer uma viagem/deslocação mais longa, enquanto os consumos variam entre os 4 e os 5 lts/100km. A travagem é forte mesmo em situações de surpresa, mas sem ser agressiva, pelo que conseguimos dosear a potência com facilidade mesmo fora de estrada, sendo raro o ABS entrar em ação. As suspensões também cumprem com conforto em pisos irregulares e firmeza para andar depressa em estradas sinuosas com segurança. Claro que se abusarmos demasiado nas brincadeiras esgotam o curso rapidamente, mas não foi para isso que foi concebida.

Porque não?

A Brixton oferece um conjunto com qualidade, boa construção e detalhes dignos de uma moto de gama mais alta. É agradável de conduzir, seja numa utilização diária ou uma volta maior e mais atrevida, e esteticamente sobressai pela positiva. Em Portugal pelas mãos da Moteo (importador da Suzuki e da Sym), está bem representada, o que abona a seu favor, tal como o preço de 6.599 €.

BRIXTON CROSSFIRE 500X

MOTOR bicilíndrico paralelo, refrigeração líquida, 4 válvulas por cilindro

CILINDRADA 486 cc

POTÊNCIA 35 kW @8.500 rpm

BINÁRIO 43 Nm @ 6.750 rpm

CAIXA 6 velocidades

QUADRO Tubular em aço

DEPÓSITO 13,5 litros

SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica invertida, curso n.d.

SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor simples, curso n.d.

TRAVÃO DIANTEIRO disco de 320 mm, pinça radial de 4 êmbolos, ABS

TRAVÃO TRASEIRO disco de 240 mm, pinça de 1 êmbolos, ABS integral

PNEU DIANTEIRO 120/70 ZR17

PNEU TRASEIRO 160/60 ZR 17

DISTÂNCIA ENTRE EIXOSn.d.

ALTURA DO ASSENTO 795 mm

PESO 190 kg

P.V.P. 6.599€

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TAGGED: brixton, Crossfire 500X, Ensaio, scrambler
Motociclismo 26 de October, 2022
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