“Não é apenas a moto, é tudo o que a rodeia”.
Ensaio realizado por Margarida Salgado
Esta foi uma das frases usadas no lançamento desta magnífica BMW R18 para a descrever e de facto, não pode fazer mais sentido. Não existem Cruisers perfeitas e neste segmento é o que se procura, muita alma e a moto é só o caminho para lá chegar. Daí surge de facto a divisão entre os “amantes” e aos mais tecnicistas sobre esta criação.

A moto esteticamente é lindíssima, com pormenores que se inspiram na R5 de 1936, com linhas contemporâneas e intemporais. É de destacar o depósito em forma de gota, as imponentes cabeças do motor “big boxer”, o veio de transmissão à vista, como também o quadro a simular o ser uma Hardtail. Não posso também deixar de realçar a pintura do depósito, com o pormenor de dois filetes a branco que contornam o mesmo fazendo jus à sua antecessora original dos 30.

Nesta versão de lançamento do modelo, a First Edition, encontramos alguns elementos opcionais que vêm montados de origem; a cobertura da forquilha, a sigla cromada embutida no assento, os poisa-pés em plataforma, a chave de ignição Keyless, o farol LED com Luz diurna, a fechadura no tampão do depósito, os punhos aquecidos, o Cruise Control, o alarme anti-roubo e a marcha-atrás eléctrica. De facto é digno de se perderem alguns minutos a contemplá-la e a namorá-la.

Com os seus 345 Kg, e apesar do centro de gravidade baixo, sentimos nitidamente o seu peso quando a queremos manobrar parados. No entanto, à medida que a vamos conhecendo melhor vamo-nos apercebendo do seu ponto de equilíbrio e a ganhar confiança, pois a partir de aí é só uma questão de entendimento. O opcional da marcha atrás, no meu caso, tornou-se fundamental, mas tudo vai depender do hábito e da condição física de cada um.

Vamos falar sobre ergonomia ergonomia da R18. Na minha opinião, toda a moto foi construída à volta do seu motor Big Boxer (o maior motor boxer construído até hoje). Sendo este o ponto de partida, podem surgir tecnicamente algumas limitações ou mesmo conflitos na construção desta moto. Ao sentar-me, apercebi-me de imediato do posicionamento dos joelhos a 90º, realidade que para muitos poderá tornar-se pouco confortável ao fim de alguns kms.

A posição de ângulo recto das pernas é a posição de máximo alongamento/estiramento das estruturas do joelho, daí ser uma posição em esforço e não relaxada. Na frente dos nossos pés encontram-se as duas cabeças de motor e atrás o escape. A montagem de plataformas para apoiar os pés tem como consequência a necessidade de passar as mudanças para cima com o calcanhar. Confesso que de início estranha-se, mas acredito que tudo seja uma questão de hábito.

Passando ao desempenho em movimento. No motor com os seus 1802 cc e 91cv, que inclui 3 modos de condução: Rain, Roll e Rock, e controle de tração desligável (?) notámos alguma falta de resposta nos baixos regimes a rolar no modo Roll, realidade que em modo Rock se altera por completo e permite que o Big Boxer mostre a sua verdadeira“alma”. É um motor pouco “apertado”, isto para lhe tentar explicar o porquê da suavidade que sentimos.

A moto permite uma condução muito fluida, com transições de caixa precisas e silenciosas. Uma realidade que nos chamou especialmente a atenção foi o facto de não sentirmos qualquer calor vindo do “motor rei” mesmo em circulação urbana. Sentimos porém falta de maior expressão sonora dos escapes “Fish Tail” mais em sintonia com o carácter e dimensão do motor Big Boxer.

Em estrada, nada a dizer relativamente ao comportamento em curva, no entanto exige algum cuidado para não nos excedermos na inclinação pois com alguma facilidade começa cedo a mostrar os seus limites com o roçar das plataformas. A nível da travagem, aqui a exuberante R18 passa com distinção, permitindo incutir um ritmo alto e a dosear a travagem de forma a permitir uma boa gestão das entradas em curva.

As suspensões têm um comportamento excelente em bom piso no entanto em estradas degradadas o amortecimento traseiro é algo limitado ao que se acrescentarmos a pouca altura do assento faz com que sintamos na nossa coluna todas as imperfeições da estrada

Vamos acabar a falar sobre a sua estética….e voltamos ao início da nossa conversa. Pensemos que a BMW R18 não é apenas uma moto mas sim o“veículo”que nos leva a experienciar mil e uma sensações…e a vivê-las com toda a tranquilidade.
Gostámos
- Estilo e estética
- Acabamentos
- Motor
A Melhorar
- Suspensão traseira
- Preço versão base
Ficha Técnica
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS | BMW R18 |
MOTOR | |
Tipo de Motor | 2 Cilindros em linha |
Cilindrada | 1802 cc |
Potência | 91 cv @ 4.750 rpm |
Binário | 158 Nm @ 3.000 rpm |
Nº de Cilindros | 2 cilindros |
Distribuição | DOHC |
Válvulas p/ cilindro | 4 Válvulas / Cil. |
Refrigeração | ar e óleo |
Diâmetro x Curso | 107,1×100 mm |
Sistema de Arranque | Elétrico |
Taxa de Compressão | 9,6 : 1 |
Injecção | Electrónica |
TRANSMISSÃO | |
Caixa de Velocidades | 6 Velocidades |
Tipo de Caixa | Sincronizada |
QuickShift | |
Embraiagem | monodisco a seco |
Transmissão Final | por Veio |
QUADRO | |
Tipo de Quadro | Duplo berço em aço |
Sub-Quadro | |
Ângulo da Direção | |
SUSPENSÕES | |
Suspensão Dianteira | Forquilha Telescópica |
Curso da Susp. Dianteira | 120 mm |
Suspensão Traseira | Mono-amortecedor |
Curso da Susp. Traseira | 90 mm |
TRAVÕES | |
Travões dianteiros | Duplo disco 300 mm |
Pinças de Travão Diant. | fixa 4 pistons |
Travão Traseiro | Disco de 300 mm |
Pinça Travão Tras. | fixa de 4 pistons |
ABS | ABS BMW |
JANTES E PNEUS | |
Jante Dianteira | Jante raiada 3,5″x 19″ |
Medida do Pneu Diant. | 120-70/19 |
Jante Traseira | Jante raiada 5.0″x 16″ |
Medida do Pneu Tras. | 180-65/16 |
Tipo/Marca de Pneus | |
AJUDAS ELECTRÓNICAS | |
Modos de Motor | 3 Modos Rain / Roll / Rock |
ABS | sim |
Controle de Tração | 2 níveis + desligado |
DIMENSÕES | |
Comprimento | 2440 mm |
Largura | 964 mm |
Altura máx | 1126 mm |
Distância entre Eixos | 1630 mm |
Altura do Assento | 690 mm |
Distância ao Solo | mm |
Capacidade do Depósito | 16 Litros |
Peso em Marcha | 345 Kg |
Peso em Seco | 330 Kg |
CONSUMOS / EMISSÕES | |
Consumo Médio | 5.6 l / 100 Kms * |
Emissões CO2 | g / Km |
* Informação de consumos de fábrica | |
CORES 2020 / PVP | |
Cores | Preto / Versão First Edition |
PVP Base s/ despesas de mat. | 23.626 eur |
OPÇÕES | |
Cor especial | |
Packs | várias opções |





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