A BMW apresentou em Barcelona uma das scooter elétricas mais esperadas de 2022. Com um desenho futurista e totalmente “fora da caixa”, a CE 04 não deixa ninguém indiferente à sua passagem. Acreditem, por onde quer que passem esta moto vai dar nas vistas.Poderíamos pensar que foi apenas uma ideia louca da BMW, com a intenção de criar entusiasmo por algo diferente, mas não foi só isso.

TEXTO: joão fragoso / FOTOS: BMW
Olhando para a BMW CE 04, tudo parece estranho e aparenta sair de um futuro algo distante. Ainda assim, tudo muda quando nos sentamos no estreito banco e começamos a andar. O nome CE 04 foi dado a esta BMW para que a moto seja identificada como equivalente a uma scooter de combustão de 400 cc. Contudo, os seus 42 cavalos permitem que esta scooter elétrica-mesmo com um peso de 241 kg-vá dos 0 aos 50 km/h em apenas 2,6 segundos. E acreditem, é muito, muito rápida, ainda que a sua velocidade máxima esteja limitada aos 120 km/h. A sua longa distância entre eixos e o baixo centro de gravidade tornam a CE 04 muito estável e ágil, seja na cidade ou em estradas de montanha.Para isso, contribuiu o desenho futurista, com as células da bateria a serem colocadas de forma horizontal debaixo do banco. Esta scooter conta com uma bateria de 8.9 kWh o que lhe confere uma autonomia de 130 km. Pode parecer pouco, mas segundo a BMW estes números são superiores à média de quilómetros percorridos por dia pelos cidadãos europeus e podemos confirmar que estes números de autonomia são reais, com uma diferença de 2 ou 3 km para o anunciado pelo marca, mesmo sem grandes cuidados.

Com isto em mente, a própria marca afirma saber que o banco não é o mais confortável a sair da fábrica alemã, mas tendo em conta a autonomia da CE 04, a BMW afirma que não se vai tornar desconfortável durante a sua utilização. Temos de discordar um pouco e dizer que o ideal será colocar o banco em gel, que incluiu o bónus de ser um assento aquecido. O tempo de carga da CE 04 é de 4 horas e 20 minutos, com o cabo fornecido de origem, mas pode ser adquirido ocarregador rápido que permite atingir os 80% em apenas 1 hora. A bateria impulsiona um motor derivado do BMW série 2 e do X1 híbrido, com as devidas adaptações, de forma a ser mais compacto. O espaço de arrumação é lateral, devido ao seu desenho e à colocação das baterias. Ainda assim, podemos colocar um capacete integral e as luvas, mesmo com o cabo de carregamento no compartimento. Há também um espaço específico para o telemóvel,com tomada USB e arrefecido para que o vosso smartphone não aqueça demasiado, no painel frontal esquerdo.

Ganhar autonomia
A BMW oferece um painel TFT de 10 polegadas, com conexão ao smartphone, com uma excelente apresentação e três modos de condução diferentes, mais um modo opcional, o modo Dynamic. Este é o único que permite entrega total de potência com regeneração total de energia em simultâneo. E a forma como é feita esta recuperação de energia permite que os travões sejam uma mera formalidade nesta CE 04, mesmo quando decidimos explorar este scooter de forma mais afincada. Apesar dos modos Eco, Rain e Road apresentarem características diferentes e interessantes, possuindo o modo Dynamic deixa de justificar a utilização dos restantes. Contudo, o modo Rain pode ser benéfico de utilizar à chuva, uma vez que há um maior trabalho de toda a tecnologia envolvida na moto para que a roda traseira não bloqueie na fase de regeneração. Se conduzirem a CE 04 numa estrada de serra e conseguirem aplicar o acelerador de forma suave, aproveitando as descidas, vão conseguir ganhar autonomia devido à eficaz regeneração de energia desta moto. E como é feita esta recuperação de energia? Basta largar o acelerador e a CE 04 inicia este processo. Não é necessário que a aceleração seja nula, mas a recuperação será mais eficaz se assim for.

No Painel TFT terão a informação de qual a percentagem de energia que estão a gastar,enquanto aceleram, bem como a percentagem de energia que estão a recuperar quando travam ou estão a aplicar pouco acelerador. De forma simplificada, a energia cinética é convertida em energia elétrica, e a partir de uma determinada percentagem, aquela que estão a recuperar é superior à que gastam, sendo assim que conseguem ganhar quilómetros de autonomia nesta BMW. Ainda no capítulo tecnológico, a marca germânica oferece ABS de série, com o ABS em curva e controlo de tração dinâmico a estarem incluídos no modo Dynamic. A iluminação full LED também pode ser melhorada com as luzes em curva,também elas um extra.


Início de uma era
Esta BMW CE 04 foi lançada representando a mudança de padrão da mobilidade elétrica da marca alemã. A promessa é a eletrificação de toda a gama urbana até 2025, com olançamento de novos modelos a cada 18 ou 24 meses. A restante gama da BMW vai iniciar também um processo de eletrificação a partir de 2025, com os combustíveis sintéticos a serem a opção mais viável para os modelos focados em deslocações maiores, como a GS ou a K1600. A marca não garante qual é o tipo de motorizações ou energias que vai utilizar para fazer mover as suas motos, mas identifica 2025 como o ano em que vamos começar a testemunhar o desaparecimento dos motores a movidos a combustíveis fósseis. Markus Schramm, chefe da BMW Motorrad afirma mesmo que “E-Fuel são a possibilidade mais certa no futuro, mas não podemos garantir.A mobilidade urbana vai passar pela energia elétrica, nas restantes gamas estamos a procurar a melhor solução para longasdeslocações”. É sabido que os veículos elétricos têm uma menor autonomia, na sua generalidade, comparando a veículos de combustão, e os elevados tempos de carga não os tornam viáveis para quem procura algo para deslocações maiores. Assim, a BMW deu o’mote’ com a CE 04 para a mobilidade urbana, mas também para informar que está atenta e a procurar soluções sustentáveis para todos os seus produtos.É uma solução válida?


A resposta rápida é sim, mas… Elaborando, percebemos que necessitamos de fazer contas e perceber qual a utilização que vamos dar a uma scooter elétrica de 11.990 € na versão base.A eterna discussão de perceber se compensa comprar uma moto elétrica pode ser colocada,mas a própria BMW afirma não estar focada nisso. A marca coloca esta moto no mercado com a intenção de chegar a todos aqueles que procuram inovação, tecnologia,componentes de topo e claro, o prestígio da marca alemã, com a neutralidade carbónica associada. A verdade é que estamos perante uma scooter muito competente na cidade e


que nos coloca um sorriso na cara a cada arranque. Mais, se procurarmos apenas uma manhã bem passada, basta levar a CE 04 para uma estrada sinuosa e a diversão é garantida.Mas não se afastem muito de casa, só têm 130 km de autonomia, não se esqueçam.
BMW CE04
MOTOR | Elétrico BMW |
Cilindrada | (equivalente a 400cc) |
Potência | 42 cv (31 kW) |
Binário | 62 Nm @ 1.500 rpm |
CAIXA | automática |
QUADRO | tubular em aço |
Bateria | 60.6 AH (8.9 KWH) |
Suspensão dianteira | forquilha telescópica de 35mm, curso de 110 mm |
Suspensão traseira | monoamortecedor, curso de 92 mm |
Travão dianteiro | 2 discos de 265 mm, ABS |
Travão traseiro | disco de 265, ABS |
Pneu dianteiro | 120/70 R15 |
Pneu traseiro | 160/60 R15 |
Distância | entre eixos 1675 mm |
Altura do assento | 780 mm |
Peso | 231 kg |
P.V.P. desde | 11.990 € |