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Ensaio Aprilia Tuono 660 – streetfighter para todos

Motociclismo
Last updated: 2023/02/28 at 5:35 PM
Por Motociclismo 10 Min Read
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Fonte:Motociclismo
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Corria o ano de 2002 quando a Aprilia apresentou ao mundo do motociclismo onome TUONO. Depois de alguns fãs da marca tentarem personalizar as suas RSV Mille, a superbike do momento, retirando carenagens e colocando guiadores mais largos em lugar dos avanços originais, a marca de Noale apresentou no 26° Salão de Bolonha aquela que seria a primeira Tuono da história.

TEXTO:FILIPE MAFALDO/ FOTOS:BRUNO RIBEIRO

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A plataforma era a mesma da RSV Mille, mas desta vez, com carenagens frontais mais reduzidas e fixas ao quadro, um guiador amplo, melhorias significativas ao nível das suspensões e travões, e um peso mais baixo que o da sua irmã de pista.20 anos depois, somos presenteados com a mais recente Tuono da história, a Tuono 660 Factory.

VERSÃO FACTORY

A Aprilia Tuono 660 Factory, tal como no passado, parte da versão carenada RS 660, partilhando os componentes mecânicos e estruturais, tendo depois “vestes” mais reduzidas e um guiador mais largo e mais alto, que altera consideravelmente a posição de condução, o conforto e a facilidade de manobra. Mas as diferenças não ficam por aqui.A nova versão Factory, viu o seu peso reduzido em 2 kg, graças à utilização de uma nova bateria de lítio,possui a relação final mais curta, obtida através da aplicação de um pinhão de ataque de 16 dentes (1 a menos que na Tuono 660) e teve um aumento de potência de 5 CV, para os mesmos 100 cv que na RS 660. A acompanhar estas alterações na unidade motriz, a Tuono 600 Factory conta agora com novas suspensões. Na frente com uma forquilha invertida de 41mm da Kayaba com 110 mm de curso, e regulável em compressão, expansão e pré-carga da mola. Na traseira foi aplicado um monoamortecedor com 130 mm de curso, também completamente ajustável e com reservatório separado.Também de série nesta versão está a centralina inercial de 6 eixos, que contribui ativamente para a gestão do sistema de travagem em curva, assim como para o pacote APRC de ajudas electrónicas que inclui o ABS em curva, o controlo de tracção e o“wheelie control”. O quick shifter bidirecional faz também parte do equipamento de série.

LINHAS

O design desta moto marca pela positiva. Com a frente bastante angular, pequenas “asas” embutidas nas laterais e com o interior pintado em vermelho, o depósito com linhas bem vincadas e a traseira com arestas bastante agressivas, principalmente com a tampa que substitui o lugar traseiro, toda a moto transpira dinâmica e agressividade.Para distinguir esta versão Factory, a Aprilia apostou numa pintura exclusiva em preto, com diversos apontamentos de vermelho vivo, que lhe conferem um aspecto sóbrio e elegante.Na frente, as ópticas em LED, que incluem luzes de curva (LED específicos que iluminam o interior da curva) estendem-se pela frente da moto e ocupam grande parte desta secção, estando o foco de máximos montado centralmente numa pequena óptica isolada. Existe também o pequeno deflector escurecido, típico das Tuono e que se revelou surpreendentemente eficaz.O braço oscilante tem uma geometria particular que permite a colocação da panela e saída de escape bastante próxima e sem necessidade de um silenciador“ali pendurado” conferindo linhas mais limpas à lateral da moto.

EM ESTRADA

Aos comandos, as primeiras sensações são de conforto e simplicidade. Na verdade, ao fim de poucos quilómetros sentimo-nos tão à vontade na máquina que parece que já somos velhos conhecidos. A posição de condução é bastante neutra, com o guiador largo colocado a uma altura correta e que não nos obriga a colocar demasiado peso nos pulsos, em conjunto com o assento macio e bem esculpido, ambos a tornarem a condução muito agradável mesmo em deslocações mais prolongadas.O pequeno defletor de vento frontal marca o carácter desportivo desta moto, sendo bastante eficaz a retirar algum ar da zona do tronco e sem criar qualquer espécie de turbulência no capacete.Os diversos botões dos dois lados dos comandos estão bem colocados e apresentam um tacto agradável, assim como o comutador do cruise control que está presente no punho esquerdo e que é relativamente fácil de activar com o polegar.O painel de instrumentos é um TFT com dimensões adequadas e integrado na carenagem frontal, com um bom contraste e perfeitamente visível com sol forte, mas que requer alguma habituação para se encontrar facilmente a informação pretendida. A operação dos vários menus e configurações não é a mais intuitiva, mas com um pouco de hábito, rapidamente chegamos ao menu que pretendemos.O motor da Tuono é o bicilíndrico paralelo da marca, de 660 cc, com refrigeração líquida e 4 válvulas por cilindro, capaz de gerar 100 cavalos e 67 Nm de binário, que também é utilizado na RS e na recente Aprilia Tuareg. A combustão é assimétrica e desfasada a 270º, criando um som semelhante a um motor V2 (diria até 2 em L, como os que utiliza uma outra marca italiana…). E que som!!!A gestão electrónica conta com 3 mapas de utilização para estrada, sendo um deles completamente ajustável em diversos parâmetros, e dois outros mapas no modo “Race” em que boa parte das ajudas electrónicas passa a estar desligada. Agradou-nos a saída em baixa rotação mas nota-se um pequeno poço cerca das 6.000 rpm. Depois, o motor cresce com muita energia e com uma sonoridade contagiante, que nos relembra que esta é de facto uma moto desportiva de pura raça. O quickshifter, de série nesta versão Factory, completa o conjunto e permite trocas de caixa rápidas e suaves em toda a gama de rotações.

CICLÍSTICA

As suspensões serão talvez o elemento mais distintivo e mais relevante da Tuono 660 Factory. O conjunto de suspensão dianteira desenvolvido pela Kayaba,completamente regulável, tem um excelente desempenho e surpreende pela boa capacidade de filtrar irregularidades,pequenos buracos e quebras do piso,ao mesmo tempo que mantém a firmeza necessária para um andamento mais vivo. Na traseira o monoamortecedor Sachs com reservatório isolado cumpre perfeitamente a tarefa, e apesar da diferença de fabricante, trabalha em boa harmonia com o conjunto dianteiro. Experimentamos outros acertos e vários tipos de estrada, mas o “setup”de fábrica é certamente um dos mais equilibrados,sendo necessário proceder a ajustes apenas para situações particulares.Os travões dianteiros Brembo, com discos flutuantes de 320 mm e pinças radiais de 4 êmbolos são doseáveis e potentes, e em conjunto com os pneus Pirelli RossoCorsa II permitem perceber com facilidade os limites de aderência da travagem.Em relação ao travão traseiro, o cenário não é tão bom. É mais difícil sentir o efeito do travão e a potência fica um pouco aquém do expectável, tendo em conta obom desempenho do conjunto dianteiro. Com a inclusão da IMU de 6 eixos, a Factory passou a contar com ABS multi–mapa (com possibilidade de ajuste em 3 níveis de intervenção) e “Cornering ABS”,que faz ajustar a travagem em função do ângulo de inclinação, o que é sempreuma segurança acrescida.Com esta nova Tuono 660 Factory, a Aprilia reforça a sua posição na gama naked/streetfighter de média cilindrada. Uma moto muito bem equipada, com elementos de marcas nobres, e que revelou uma grande polivalência. É divertida, fácil de conduzir e enérgica, e tanto serve para um trackday como é capaz de circular com eficácia e conforto em ambiente urbano. Por apenas 600€ de diferença em relação à versão standard, conseguimos uma moto muito mais completa, principalmente no que diz respeito às suas suspensões. O valor anunciado é de 11.590€, ao qual acrescem as despesas de documentação.

Aprilia Tuono 660
MOTORbicilíndrico em linha, refrigeração líquida
CILINDRADA 659 cc
POTÊNCIA100 cv @10.500 rpm
BINÁRIO67 Nm @ 8.500 rpm
CAIXA6 velocidades
QUADROdupla trave em alumínio
DEPÓSITO15 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRAforquilha telescópicainvertida Kayaba totalmente ajustável de 41 mm,curso de 110 mm
SUSPENSÃO TRASEIRAmonoamortecedor Sachstot. ajustável, curso de 130 mm
TRAVÃO DIANTEIROdois discos de 320 mm, pinças radiais Brembo de 4 êmbolos
TRAVÃO TRASEIROdisco de 220 mm, pinça de 2 êmbolos
PNEU DIANTEIRO120/70 ZR17
PNEU TRASEIRO180/55 ZR17
DISTÂNCIA ENTRE EIXOSn.d.
ALTURA DO ASSENTO820 mm
PESO181 kg
P.V.P.11.590€

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TAGGED: Ensaio Aprilia Tuono 660, streetfighter para todos
Motociclismo 28 de February, 2023
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